Promoção e poder
Por Tom Coelho
“Contrate e promova primeiro com base na integridade; segundo, na motivação;
Quinze anos
Por Tom Coelho
“Há vários motivos para não se amar uma pessoa.
Cliente, este intruso
Por Tom Coelho
A economia brasileira anda de lado. O pífio crescimento do PIB aliado a uma inflação inercial persistente é motivo de preocupação. Dentro deste cenário, seria de se esperar uma postura mais propositiva por parte do empresariado no tratamento ao consumidor. Mas não é o que vemos.
Estabilidade ou promiscuidade na carreira?
Por Tom Coelho
Uma das maiores dificuldades atuais das empresas está na chamada retenção de talentos. Após investirem em recrutamento, seleção e treinamento de seus profissionais, assistem a muitos deles se desligarem seduzidos que são ora por um salário maior, ora por benefícios, ora pelo status conferido pelo nome da organização ou pelo título do cargo oferecido.
Lei Muda
Por Tom Coelho
Reflita por um instante: você já ou quase se envolveu em um acidente de trânsito porque o condutor falava ao telefone enquanto dirigia? Ou era você o motorista a colocar em risco sua própria integridade e a de outras pessoas utilizando o celular enquanto saía de sua garagem, manobrava seu veículo ou fazia uma conversão ou mera mudança de pista?
O mal da mediocridade
Por Tom Coelho
Dia destes, em um voo durante a madrugada, uma senhora sentada ao meu lado, na poltrona central, tentava acomodar com a cabeça apoiada no colo seu filho adormecido de pouco mais de três anos, que acabara de passar por uma cirurgia cardíaca. O quadro era de grande desconforto. Por isso, decidi ceder meu lugar no corredor a ela, deslocando-me para um assento localizado na saída de emergência.
A hora do sprint
Por Tom Coelho
China, 2008. No complexo aquático chamado “Cubo d’água”, todas as atenções estão voltadas ao norte-americano Michael Phelps que chegou à Olimpíada de Pequim com a missão de conquistar oito medalhas de ouro numa mesma edição dos jogos.
Ética em vendas
Por Tom Coelho
"Negociação é a arte de chegar a acordo sem ceder nos princípios."
O trânsito e as novas relações de trabalho
Por Tom Coelho
"Não importa onde você trabalha, há mais de uma forma de criar um projeto, onde o entusiasmo é palpável, onde algo que possa fazer a diferença esteja ao virar a esquina." (Marcelo Costa)
A vida na encruzilhada
Por Tom Coelho
Invariavelmente você passará, e mais de uma vez no decorrer de sua vida, por
O bullying sempre existiu
Por Tom Coelho
O bullying sempre existiu. Anos atrás as vítimas eram chamadas de CDFs,nerds ou puxa-sacos. Eram jovens que se sentavam nas primeiras fileiras de carteiras na sala de aula, prestavam atenção no professor e na matéria lecionada, inquiriam e respondiam perguntas, faziam o dever de casa e,consequentemente, tiravam boas notas. O contraponto era a "turma do fundão",formada por rebeldes e descolados.
A hora de parar
Por Tom Coelho
Ambição é uma coisa boa. Ela nos desperta desejos, promove o
Desemprego zero
Por Tom Coelho
No início dos anos 1990, experimentei o sabor amargo do desemprego. Por opção, eu deixava um cargo de gerência de filial numa empresa exportadora de café, onde desenvolvera ao longo de apenas dez meses um trabalho que a alçou da 45ª para a 21ª posição no ranking das maiores exportadoras brasileiras em seu segmento.
Indústria vai importar peças, e não brinquedos da China
Por Tom Coelho
A Estrela, maior fabricante nacional de brinquedos, planeja diminuir a participação dos importados entre os produtos que oferece ao mercado. Segundo o presidente da Estrela, Carlos Tilkian, cerca de 40% do faturamento atual equivale ao brinquedos trazidos do mercado externo. Vamos diminuir essa participação em 10% este ano. Para 2012, a projeção é trabalhar com menos de 20% da receita atrelada aos importados, afirma Tilkian.
A Força da União
Por Tom Coelho
“A união do rebanho obriga o leão a deitar-se com fome."
Papaiê
Por Tom Coelho
“Há três fases na vida de um homem. Ele acredita em Papai Noel, ele não acredita em Papai Noel, ele é Papai Noel.”(Robert Byrne)
A Escolha da Profissão
Por Tom Coelho
“Antigamente publicitário era aquele que tinha largado o curso de jornalismo.
Da Garagem ao Sucesso
Por Tom Coelho
O ano é 1975. A cidade é Cambridge. Dois jovens estudantes egressos de Harvard desenvolvem um sistema operacional para microcomputadores. Seus nomes são Paul Allen e William Gates, mais conhecido como Bill Gates. Anos depois fundariam uma empresa chamada Microsoft que viria, em 1981, a ser contratada pela IBM como fornecedora de software para seus computadores pessoais.
Síndrome de Deus
Por Tom Coelho
“Existe uma força vital curativa com a qual o médico tem de contar.
Elas...
Por Tom Coelho
“Não existe maneira de ser a mãe perfeita,
Atitude
Por Tom Coelho
“A maior descoberta da minha geração é que qualquer ser humano
No Limiar da Inovação
Por Tom Coelho
“Você pode e deve ser um líder em inovação, porque se não for, alguém certamente o será.” (Joel Barker)
O Sexto Homem
Por Tom Coelho
Se não puder se destacar pelo talento,
O Sabor do Saber
Por Tom Coelho
“Se os textos lhes agradam, ótimo. Caso contrário, não continuem,
A Escolha da Profissão
Por Tom Coelho
“Antigamente publicitário era aquele que tinha largado o curso de jornalismo.
Portas Abertas
Por Tom Coelho
Diante do dinamismo do mercado de trabalho atual que estimula a mobilidade em todos os níveis hierárquicos, é muito provável que você passe pela experiência de trocar de emprego. Ao fazê-lo, é altamente recomendável adotar uma postura que mantenha abertas as portas da companhia da qual está se retirando.