A crise financeira internacional e o Brasil
Por Rogério Mori
O agravamento da crise financeira internacional tem trazido novos desafios ao cenário econômico global. Sob essa perspectiva, mesmo com a aprovação do pacote de auxílio às instituições proposto pelo governo norte-americano, ainda é incerto que tenhamos um desfecho favorável no que tange ao contexto da crise.
É necessária uma nova alta da taxa de juros?
Por Rogério Mori
A desaceleração recente da inflação impõe, sem dúvida, novos questionamentos ao desenho estratégico da política monetária. Nesse contexto, os temores de descontrole inflacionário, alardeados em grande medida pelo próprio Banco Central (BC), mostraram-se relativamente infundados ante o que vem se mostrando em termos de quadro de comportamento dos preços.
Grau de investimento: perspectivas e riscos
Por Rogério Mori
A mudança de classificação de risco do Brasil para o grau de investimento por parte de uma importante agência deu margem a grandes comemorações pela maior parte dos economistas e analistas de mercado. O bom humor derivou, em grande parte, por conta da possibilidade de empresas e do setor público poderem captar recursos externos a taxas de juros internacionais inferiores às cobradas anteriormente.