Sistema Portuário e Aeroviário: triste semelhança
Por Cláudio Gustavo Daudt
Aproveito o espaço nessa edição para mudar um pouco o foco de análise que mantive em duas publicações anteriores. Procurei sempre elaborar artigos que abordassem aspectos ligados ao sistema portuário brasileiro. No entanto, considerando o momento que o país vive, frente aos últimos acontecimentos de nossa aviação comercial, tenho certeza de que é apropriado um outro tipo de artigo, como esse que lhes apresento.
Armadores, terminais de contêineres e sistema portuário brasileiro
Por Cláudio Gustavo Daudt
Em artigo publicado na penúltima edição da Revista Portuária (As lições do Porto de Hamburgo), procurei traçar um comparativo entre aspectos marcantes do sistema portuário brasileiro com algumas características verificadas no porto de Hamburgo. A proposta com o presente artigo, no entanto, é a de trazer algumas informações sobre dois importantes agentes do sistema de transporte marítimo internacional: os operadores internacionais de terminais de contêineres (OITC) e os armadores verticalizados. O porto de Hamburgo entra neste contexto por ter um destes agentes operando dentro de suas áreas. Bremerhaven, porto localizado há 100 quilômetros de Hamburgo, também pode ser trazido para a análise, uma vez que abriga tanto um operador internacional de contêineres, como dois armadores verticalizados. O entendimento da realidade destes dois portos é importante para que se analise com critérios mais sólidos o que está acontecendo com o sistema portuário brasileiro e o que se pode esperar para o futuro. Enfim, vamos a alguns dados e informações, como de costume.
As lições do Porto de Hamburgo
Por Cláudio Gustavo Daudt
Em janeiro último, tive a chance de visitar Hamburgo, na Alemanha, para conhecer o complexo portuário da cidade e finalizar minha dissertação de mestrado, que trata da competição entre terminais de contêineres na região sul do Brasil. Ao final da pesquisa, todas as expectativas se confirmaram e uma certeza ficou ainda mais forte dentro do que penso sobre o sistema portuário brasileiro: como é necessária a melhoria imediata das relações entre poder público, sindicatos e empresas operadoras, de modo que possamos avançar ainda mais em nosso comércio internacional.