quinta, 13 de dezembro de 2018


As vantagens de uma nova ferramenta de marketing: Trade Marketing

Por Caio César Ferrari Santângelo
Quando se fala em marketing, a primeira coisa que nos lembra é “propaganda”. Entretanto tenho demonstrado nos artigos mensais que o Marketing é muito mais amplo e estratégico do que apenas “divulgar” produtos e serviços. Diante deste contexto, irei fazer este breve ensaio sobre uma importante e nova ferramenta (pelo menos no Brasil) de marketing, chamada de Trade Marketing.

Clientes e a Qualidade no Atendimento

Por Caio César Ferrari Santângelo
No ensaio deste mês, irei destacar uma parte “Vital” do Marketing: O Cliente e a Qualidade no Atendimento.

Clientes e a Qualidade no Atendimento

Por Caio César Ferrari Santângelo
No ensaio deste mês, irei destacar uma parte “Vital” do Marketing: O Cliente e a Qualidade no Atendimento.

A importância da pesquisa de marketing

Por Caio César Ferrari Santângelo
Você sabe o que é pesquisa de Marketing? No artigo deste mês, através de conceitos de Kotler e Keller (2006), iremos responder esta pergunta.

Satisfação dos Clientes

Por Caio César Ferrari Santângelo
O artigo deste mês é vital para todas as organizações, independente do ramo de atividade. A satisfação é algo que está ligado a qualidade do produto que se oferece e/ou do serviço que se presta. E só percebe qualidade quem consome o produto ou serviço. O grande estudioso de Marketing Las Casas (2006, p.442), afirma que “a satisfação do cliente é fundamental, tendo em vista que o marketing deve satisfazer a desejos e necessidades, criando valor para o público-alvo”. Ou seja, para satisfazer necessidades, anseios e expectativas de clientes, a primeira condição é que se conheçam essas necessidades e desejos. Só haverá satisfação do cliente se ele perceber que a empresa empenhou-se em descobrir o que ele realmente necessita e desenvolveu para ele o produto ou serviço adequado.

Orientação para o Mercado, no contexto do Marketing

Por Caio César Ferrari Santângelo
A grande abertura da economia mundial, em decorrência da qual as fronteiras geográficas não representam mais proteção contra os ataques dos concorrentes externos, propiciou uma concorrência global, forçando as empresas a desenvolverem produtos e serviços competitivos em termos globais. Desta forma, uma das funções da empresa que tem maior representatividade estratégica passa a ser o marketing, que possui a função de fazer a adaptação dos produtos, preços, praça e promoção às necessidades dos clientes, melhorando a condição de competitividade em relação aos concorrentes.

Satisfação do Cliente, sob a perspectiva do Marketing

Por Caio César Ferrari Santângelo
Muito temos ouvido falar sobre a importância da satisfação dos clientes, mas será que somente satisfazer necessidades é diferencial competitivo? Vamos refletir:

“OS TRÊS MODOS DA CONSTRUÇÃO DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL”

Por Caio César Ferrari Santângelo
Como as organizações formulam importantes decisões e fazem a conexão para integrar com suas estratégias? Podemos iniciar descrevendo cada modelo. Consideremos neste caminho que cada modelo surge da reflexão de uma complexa realidade de criação da estratégia. Mas escolher uma série de três também deve fazer subseqüentemente seções, sendo combinadas e alternadas com atividades gerenciais sob diferentes condições, estas maneiras constituem a realidade e proveitosa descrição da construção do processo de estratégia.

“Estratégia Empresarial”

Por Caio César Ferrari Santângelo
Quando se pensa em planejamento de estratégia, a imagem que nos vem na cabeça é de gerentes, grupos, formulando cursos de ação que todos o demais vão implementar ou programar. Quando se imagina alguém moldando a estratégia, vem à mente uma imagem totalmente diferente. Moldar evoca habilidade tradicional, dedicação, perfeição por meio do domínio dos detalhes.

CONSULTORIA EMPRESARIAL - Será que minha empresa precisa?

Por Caio César Ferrari Santângelo
Atuo em Consultoria Empresarial a algum tempo e percebo o quanto os empresários ainda não identificaram a importância deste profissional na gestão empresarial das suas organizações. O artigo tem a intenção de sintetizar e proporcionar um entendimento sobre a Consultoria Empresarial, atuação e características. Espero contribuir no debate e valorização desta profissão, e que tenhamos cada vez mais um mercado ativo, profissionalizado e ético nesta área.

O perfil do profissional de vendas moderno

Por Caio César Ferrari Santângelo
Neste artigo irei comentar sobre o Perfil deste importante profissional do Marketing. Quer vender melhor e aumentar sua performance no trabalho de encantador de clientes? Então comece a exercitar o gosto de lidar com pessoas de forma natural, autêntica e sincera. Mude de atitude. Vá todo dia à frente do espelho e diga para você mesmo: “Tenho paixão pelo meu trabalho e gosto muito de servir as pessoas”.

O que é VAREJO?

Por Caio César Ferrari Santângelo
No artigo do mês passado, escrevi sobre um fundamental intermediário do marketing, no qual chamamos de DISTRIBUIDOR. Não menos importante, o assunto deste mês será sobre outro importante intermediário chamado VAREJO. Segundo nosso mestre do marketing Kotler (1998, p.500) o varejo inclui todas as atividades relativas à venda de produtos ou serviços diretamente ao consumidor final, para uso pessoal e não comercial. Um varejista ou uma loja de varejo é qualquer empreendimento comercial cujo faturamento provenha principalmente da venda de pequenos lotes no varejo. Qualquer organização que venda para os consumidores finais seja ela um fabricante, distribuidor/atacadista ou varejista está executando a atividade varejo. Prestem bem atenção, não importa como os produtos são vendidos (pessoalmente, pelo correio, por telefone, por máquinas de vendas ou pela internet) ou onde eles são vendidos (em uma loja, na rua, na casa do consumidor).

Quais as funções de um distribuidor?

Por Caio César Ferrari Santângelo
Este artigo é uma homenagem pessoal para uma grande empresa do Estado de Santa Catarina e umas das 50 maiores no ramo de distribuição de alimentos: Distribuidora Muller Com. e Rep. Ltda. Foram 10 anos de aprendizado, crescimento profissional, carinho, oportunidades no qual tive o privilégio de juntamente com outro profissional administrar a Atividade Compras desta maravilhosa organização! Família MULLER, muito obrigado! Mesmo em outros desafios, este profissional estará sempre à disposição!

Ligação entre Mulheres e Marcas

Por Caio César Ferrari Santângelo
Neste artigo, procurei salientar a importância de conhecer as mulheres, para o sucesso de qualquer projeto de marketing.

O Perfil do Profissional de Vendas Moderno

Por Caio César Ferrari Santângelo
No artigo deste mês, irei comentar sobre o Perfil deste importante profissional do Marketing. Quer vender melhor e aumentar sua performance no trabalho de encantador de clientes? Então comece a exercitar o gosto de lidar com pessoas de forma natural, autêntica e sincera. Mude de atitude. Vá todo dia à frente do espelho e diga para você mesmo: “Tenho paixão pelo meu trabalho e gosto muito de servir as pessoas”.

Reflexões sobre os motivos que influenciam o comportamento do cliente no processo de compra

Por Caio César Ferrari Santângelo
Considero este artigo muito importante, pois relata reflexões no qual poderemos entender alguns motivos que influenciam a decisão de compra, por parte dos clientes. Em meados da década de 1990, os estudiosos sinalizavam que uma força vinda do consumidor estava dando início à era do cliente, ou seja, os consumidores querem voltar a ser clientes, para serem tratados como indivíduos, com necessidades entendidas e atendidas individualmente.

Capital Intelectual, o grande diferencial das empresas!

Por Caio César Ferrari Santângelo
Este artigo exige muita atenção dos gestores das empresas que colocam como prioridade em suas organizações, outras situações como: sistemas ultra-modernos, prédios maravilhosos, veículos novos, e acabam por esquecer de valorizar o principal, as “pessoas”.

A Influência da Psicologia no Marketing

Por Caio César Ferrari Santângelo
Uma das coisas que mais precisam ser valorizadas pelos profissionais de marketing são os aspectos psicológicos que movem os clientes a se decidirem ou não em adquirir um determinado produto ou serviço. O marketing utiliza-se bastante das teorias do comportamento humano como forma de buscar um melhor entendimento sobre como e por quê os clientes compram.

A Embalagem como vantagem competitiva nos produtos

Por Caio César Ferrari Santângelo
Este artigo considero fundamental para os profissionais de marketing focarem sempre muita atenção, no que tange EMBALAGENS. A grande conquista de nosso século pode se resumir numa única palavra: ACESSIBILIDADE. Graças à acessibilidade, a sociedade pode desfrutar de novas opções de marcas, produtos e serviços. Os resultados? Melhora na qualidade de vida. Quanto maior a acessibilidade, maior a dinâmica de mercado, maiores são os resultados e os investimentos em produção, em pesquisa e em infra-estrutura.

Logística e Marketing – A importância da integração organizacional entre estas duas áreas

Por Caio César Ferrari Santângelo
Este artigo considero vital para as organizações, pois será comentado da importância de uma integração organizacional entre LOGÍSTICA E MARKETING. Para crescer neste ambiente competitivo, as organizações devem buscar respostas objetivas e concretas para as seguintes questões: O que é um bom cliente para nossa empresa? Qual o perfil do bom vendedor? Como realizar uma venda lucrativa? Por que estamos perdendo tantos clientes? Afinal, do que precisamos para ter um excelente atendimento aos nossos clientes?

A decadência das marcas

Por Caio César Ferrari Santângelo
Alguns nomes, como Mappin, em São Paulo, e Mesbla, no Rio de Janeiro, resistem ao tempo porque seus prédios viraram pontos de referência. Porém, durante quase um século, o Mappin foi apontado como paradigma em seu segmento no Brasil. Foi o primeiro a introduzir vitrines de vidro na fachada para atrair os consumidores, colocar etiquetas de preço no mostruário e um dos precursores do crediário. Seu modelo de gestão era copiado e seus empregados serviam de modelo até que sucessivas crises arruinaram com a operação.

Fidelização de clientes, mito ou verdade?

Por Caio César Ferrari Santângelo
Em várias situações tenho sido questionado sobre a possibilidade de se fidelizar clientes em um ambiente tão cheio de ofertas. Todos nós marketeiros sabemos que, para se manter um negócio firme, há a necessidade de se criar vínculos de fidelidade entre as partes, ou as relações estarão sujeitas a se deteriorarem. Como todos nós estamos sentindo na pele, o crescimento das ofertas, e consequentemente dos atrativos para mudança de marca, geram uma constante pressão para que nossos clientes sejam tentados a procurar situações (entendam preços e outras condições) onde possam levar vantagem.

Treinamento e motivação dos “Times de Vendas”

Por Caio César Ferrari Santângelo
Os Times de Vendas necessitam estar em constante aperfeiçoamento e reciclagem, repensando e redirecionando suas ações. É uma responsabilidade da organização, dos Gestores de vendas e também dos próprios profissionais (representantes, vendedores).

Negociar é preciso

Por Caio César Ferrari Santângelo
Como a maioria das pessoas pensam, o processo de negociação não é uma disputa em que uma das partes ganha e a outra tem prejuízo, ou seja, todos os negociadores de sucesso utilizam o sistema GANHA-GANHA, onde a negociação tem que ser boa/lucrativa para os dois lados.

Esclarecendo o Conceito ”Trade Marketing”.

Por Caio César Ferrari Santângelo
O conceito surgiu no início dos anos 90 devido a uma inversão da relação oferta X demanda. Saímos de um mercado onde historicamente a procura excedia a oferta. Ingressamos - definitivamente - em um mercado onde a oferta excede, em muito, a demanda. Com essa mudança, cresceu muito a importância dos intermediários (Distribuidores/Atacadistas e Varejistas) na distribuição.

A função vital do estoque de segurança, na gestão de compras

Por Caio César Ferrari Santângelo
Muitos gestores de compras/materiais, por falta de informação/conhecimento, não trabalham com o dimensionamento ideal do estoque de segurança. Mas também não podemos criticar estes profissionais, pois lidar com incertezas na demanda é um desafio constante. O gestor de abastecimento não possui “bola de cristal” para poder prever em 100% a demanda de determinado bem, pois contingências como atrasos no ressuprimento de materiais, desvios na previsão de demanda e rendimento da produção abaixo do planejado fazem parte do cotidiano do gestor de compras.
Autor:

Caio César Ferrari Santângelo

O autor é mestrando em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), especialista em Logística Empresarial (latsu-sensu), administrador de empresas, professor universitário e consultor nas áreas de Administração e Logística.

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