quinta, 13 de dezembro de 2018


Quando as pessoas colocam os processos empresariais em risco

Por Outros
“A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso. O segundo é poder confiar em quem trabalha com você.”

Invista em Cadeias de Abastecimento Sustentáveis

Por Outros
Até recentemente, as cadeias de abastecimento eram projetadas para entregar produtos no prazo e com o menor custo possível. Este ainda é o foco para muitas empresas, mas as preocupações dos clientes aumentaram quanto ao consumo de energia e preservação do meio ambiente, incluindo o aquecimento global. Portanto, as ações relacionadas à sustentabilidade vieram para ficar. As organizações com este foco estão redesenhando suas cadeias de abastecimento para responderem à crescente demanda por preços competitivos e soluções ambientalmente responsáveis.

Relacionamento Embarcador e Operador Logístico: onde fica o conhecimento?

Por Outros
“Seja qual for o caminho seguido por Embarcadores e Operadores Logísticos, o fato é que os esforços em capacitação têm impactos no gerenciamento das carreiras dos profissionais e, consequentemente, na capacidade das empresas de formar e reter talentos.”

Crescer com segurança

Por Outros
Se os números do governo estiverem corretos, o Brasil registrou em 2010 um crescimento econômico da ordem de 8%, inferior apenas ao da China. Aparentemente, esse é um fato a ser comemorado. Mas, analisando tudo friamente, a comemoração deve ser feita com reservas. Afinal, para crescer a 8% ao ano, o País deveria ter se preparado mais porque qualquer analista mais isento sabe que, a continuar nesse ritmo, não é só o fantasma da inflação que pode ressurgir, mas a questão do apagão logístico.

Validade, no Brasil, de documentos procedentes do exterior

Por Outros
Um documento produzido no exterior, para ter validade no Brasil contra terceiros e perante as repartições da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios, dos Municípios, bem como em qualquer instância, juízo ou tribunal, precisa estar de acordo com uma série de exigências legais.

No “zoológico” da logística, que animal a sua empresa seria?

Por Outros
Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

Concentração do Mercado de Logística e Transportes: Mito ou Realidade?

Por Outros
Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

Água de lastro – ameaça ao meio ambiente marinho de dimensões incertas

Por Outros
A problemática da água de lastro ganhou destaque no Brasil após se descobrir a conexão existente entre esta água utilizada para garantir a estabilidade de navios e plataformas e a introdução de uma espécie exótica de crustáceo no ecossistema marinho brasileiro, denominada mexilhão dourado.

Novo desafio, por Ademir Schlosser Júnior

Por Outros
A tendência para a crescente globalização da concorrência e dos mercados, o número cada vez mais vasto de setores e de atividades e a explosão do comércio internacional fazem com que a internacionalização seja parte integrante das preocupações estratégicas das empresas.

CRISE MUNDIAL

Por Outros
Os primeiros reflexos da crise mundial estão surgindo no Brasil. Além do fechamento de postos de trabalho; demissões em grande número, temos o primeiro déficit em oito anos no Comércio Exterior. O saldo negativo verificado na balança de pagamentos no mês de janeiro foi de US$ 518 milhões e somente não foi maior porque o Sistema Integrado de Comércio Exterior – Siscomex, na última semana do mês, esteve com problemas pela exigência de licenças prévias de importação por medida do MDIC, maneira de controlar as importações.

Mudanças

Por Outros
Não é de hoje, que fatores externos influenciam diretamente o desenvolvimento das empresas. Questões internas conseguimos corrigir e aperfeiçoar com capacitação e conhecimento, mas influências externas como a instabilidade do câmbio, tributos e leis trabalhistas, superam a nossa capacidade de resolução e passam a ser problemas comuns de todo o meio empresarial, e também dos cidadãos. Temos que lutar diariamente pela competitividade das nossas empresas. E é através da união da classe empresarial que vamos conseguir que nossas empresas tenham espaço e sucesso, pois com a globalização ficou muito mais difícil se estabelecer.

Generosidade versus liberdade

Por Outros
A preocupação de curto prazo é a inflação, sem dúvida. Mas o risco maior para o crescimento no médio e no longo prazos se situa numa outra esfera. Melhor explicar com frases que ilustram o ponto. O ministro das Minas e Energia afirmou que 'não se cogita absolutamente de mudar os contratos existentes. Estamos sendo absolutamente generosos' e, 'na medida em que as empresas apenas estejam auferindo lucros em demasia, deveremos rever essa situação, em benefício de todos' (Valor Econômico, 27/6). Comentava sobre os 'contratos' de exploração de petróleo e o desejo do governo de criar mais uma estatal para a nossa vasta coleção. Os 'lucros em demasia' a serem revertidos são no setor de mineração. O ministro reflete um conflito que transcende a sua área de atuação: os contratos assinados viraram um incômodo e o respeito a eles passou a ser visto como uma generosidade dos atuais dirigentes. A construção institucional feita no passado - respeito a contratos, regulação via agências do Estado e menos intervencionismo - mede forças contra o desejo atual de controlar, dirigir, estatizar.

Uma política industrial como o Brasil requer

Por Outros
Por: LUIZ AUBERT NETO - Presidente da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq))

Ferroviário e rodoviário têm de atuar juntos

Por Outros
Quem circula pelas cidades de médio e grande porte sente os efeitos do excesso de veículos e o agravamento da mobilidade das pessoas.

Porque as parcerias público-privadas não decolam no Brasil - Por Veimar Cezar de Souza Nobre

Por Outros
As Parcerias Público-Privadas, também conhecidas como PPPs, são utilizadas com sucesso no financiamento da infra-estrutura de alguns países desenvolvidos. No Brasil, onde as demandas são inúmeras e o orçamento público não consegue atender as necessidades do meio produtivo e da população, este arranjo poderia ser bastante útil para melhorar a nossa infra-estrutura propiciando melhores condições para o crescimento econômico do País.

Qual é a relação entre o governo federal, a espera dos caminhoneiros em filas sem fim e a segurança dos brasileiros?

Por Outros
Qual é a relação entre o governo federal, a espera dos caminhoneiros em filas sem fim e a segurança dos brasileiros?

O custo trabalhista no Brasil

Por Outros
Recentemente a Volkswagen anunciou que precisa cortar em 15% seus custos com mão-de-obra para viabilizar novos investimentos. A montadora afirma que terá que demitir 3,6 mil funcionários até 2008. O caso é uma amostra do que ocorre com toda a economia brasileira. Os custos salariais estão tirando competitividade da produção nacional.

Planejar a exportação é preciso

Por Outros
O artigo 'Planejamento de Exportação', de consultora do Sebrae paulista, destaca pontos importantes a serem observados por pequenas empresas que desejam ter sucesso nessa área

Faesc: 60 anos em defesa do campo

Por Outros
Depois de sucessivas guerras e do flagelo da fome que vergastou a população dos países conflagrados, as nações mais desenvolvidas do mundo decidiram que nunca mais iriam padecer da insuficiência de alimentos. Esses países compreenderam que a agricultura é um setor essencial para a soberania nacional, porém sensível e vulnerável em face da dependência de variáveis imprevisíveis, como clima, sanidade e mercado. Para isso, criaram instrumentos, mecanismos e políticas de apoio concreto e permanente à agricultura. Dessa vontade nacional surgiu, especialmente na Europa, uma agricultura tecnologicamente avançada e produtiva, embora altamente subsidiada.

FUI DEMITIDO! E AGORA?

Por Outros
Ao final do expediente você recebe uma notícia avassaladora: está demitido! Neste momento, você olha em direção de seus pés e sente estar caindo em um buraco escuro e sem fim, não achando nada para segurar e evitar a queda. Sente uma terrível sensação de abandono e impotência. O abandono é pela sua auto-estima a qual parece ter desaparecido e faz com que você fique formulando centenas de perguntas, todas começando com o famoso POR QUÊ????

A liberdade de conduzir nosso próprio negócio

Por Outros
Um dos desafios de ser empresário no Brasil é submeter-se a uma legislação que sempre pende contra quem quer trabalhar e produzir riquezas. Nesta semana, por exemplo, teremos o feriado de 1º de maio. Será sábado, dia em que a grande maioria dos consumidores desse País costuma se programar para fazer suas compras em família.

Entre gargalos e bloqueios

Por Outros
Mauro Lourenço Dias (*)

Subutilização do drawback

Por Outros
Muitas empresas brasileiras que atuam frequentemente no comércio exterior (importação/exportação) desconhecem o regime de drawback ou tem receio de sua utilização, por problemas passados ou até mesmo por achar que não é aplicável à sua empresa.

Colunistas

Caio César Ferrari Santângelo
Carlos Augusto Silveira
Cláudio Gustavo Daudt
Eclésio Silva
Fernando Padilha
Gregory Petter dos Santos
Joana Stelzer
Manoel Antonio dos Santos
Osvaldo Agripino de Castro Jr.
Carlos Fernando Priess
Rafael Melo
Roberto Roche
Roberto Veiga
Romeu Zarske de Mello
Odilon Fehlauer
Outros
Alexandre Gonçalves da Rocha
Celso Amorin
Bruno Tussi
Milton Lourenço
Dalva Santana
Antonio Corrêa de Lacerda
Kennedy Alencar
Roberto Rodrigues
Marcos Cintra
José Manuel Meireles
Sandro Tavares
Renan Schaefer Andrade
Ira Sobreira
José Zeferino Pedrozo
Bruno Queija
Pedra Santana Alves
Emerson Luiz Andrade
Rodrigo da Rocha Loures
Luiz Carlos Mendonça de Barros
Rogério Mori
Sebas van den Ende
Lilian Taborda
Simone Costa
Dalmir Sant’Anna
Edneia Pinto Moura
Ricardo Irineu da Silva
Paulo Araújo
Prof. Menegatti
Luiz Carlos da Silva Flores
Paulo Felicioni
Carlos Olla
Fabrício Fassina
Mauro Kahn & Pedro Nóbrega
Simone Ferreira
Rafael Silvério
Luiz Carlos Furtado Neves
Maysa Cristina Fischer
Moysés Borges Furtado Neto
Márcio de Freitas
Robson Zanetti
Marcelo Salmaso
Wagner Campos
Soeli de Oliveira
Marcos Antonio Ribeiro Andrade
Rafaela Moreira
Miguel Nozar
Edson De Paula
Rudson Borges
Tom Coelho
Sonia Jordão
Marizete Furbino
Marcelo Braga
Saul Brandalise Júnior
Helio Rebello
Mauro Lourenço Dias
Moris Kohl
Marcus Eduardo de Oliveira
Luiz Henrique da Silveira
Luiz Carlos Pauli
Marcos Luthero
Marcos Luthero
Manteli Wilen
Derly Massaud de Anunciação
Janaina Paes de Farias
Denilson Roberto Kasteller
Mariana Brizotto
Mário Lanznaster
Marcelo Murin
Orlando Oda
Vagner Miranda
Dane Avanzi
Marcos Morita
Daniel Gobbi Costa
Cassio Vieceli
Leonardo Flock
Renan Rossi Diez
Adelto Gonçalves
Marcos Antonio Zordan
© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt