segunda, 16 de setembro de 2024


Como melhorar sua Empatia...

Por Prof. Menegatti
Muito se diz da importância da empatia nos relacionamentos, nos processos produtivos e nas vendas, mas pouco se fala em como conseguir manter esse nível de empatia, por isso aqui vão algumas dicas:

Garantia extraordinária...

Por Prof. Menegatti
Empresas cujos produtos têm um desempenho muito melhor que os de seus concorrentes devem chamar a atenção para esse fato oferecendo uma garantia extraordinária que os outros não possam igualar.

O que acontece com quem perde...

Por Prof. Menegatti
A maioria das pessoas transformou as relações interpessoais em um jogo. Onde uma pessoa satisfaz as suas necessidades à custa da outra. Essa abordagem ganha-perde pode sair muito cara para ambos os lados. Em todo tipo de competição quem perde sempre terá ressentimentos.

Especialize-se no espetacular...

Por Prof. Menegatti
A liga norte americana de futebol fez um estudo sobre a marcação de pontos, e descobriu que nos últimos minutos do primeiro tempo e nos minutos finais do jogo, mais pontos são marcados do que em todo o restante do jogo. Há três razões por que isso acontece:

Invista no seu conhecimento...

Por Prof. Menegatti
Segundo estatísticas um vendedor gasta, em média, R$ 600,00 por ano para manter em ordem a parte externa da cabeça, barba, corte de cabelo e acessórios, tais como spray, tônicos e creme de barbear. Gasta cerca de R$ 4.000,00 para se vestir e mais de R$ 6.000,00 para o carro. Depois que você gastou mais de R$ 10.000,00 com a sua aparência é importante saber quanto você tem investido no seu conhecimento na sua mente.

Quem sou eu?

Por Prof. Menegatti
De que maneira se encaixa a percepção que tenho de mim mesmo, com a percepção que os outros têm de mim e minha verdadeira identidade? O fato é que todo o mundo precisa lidar com três camadas de compreensão:

Eu quero mudar, mas não consigo...

Por Prof. Menegatti
Quantas vezes você já tentou parar de fumar, ser menos impulsivo ou comer menos chocolate e não conseguiu? Não se preocupe isso não é culpa sua, mas do seu subconsciente. Sua mente consciente corresponde a apenas a 10% de sua capacidade mental e os outros 90% estão sob o comando do inconsciente. Por isso é tão difícil mudar.

Vencendo seus limites como líder...

Por Prof. Menegatti
Diante das provações, as pessoas melhoram ou pioram. Espero que sua opção como líder seja a de tornar-se uma pessoa melhor. Baseado nessa informação, separei algumas dicas para você:

Quantas mudanças serão necessárias para minha empresa não quebrar?

Por Prof. Menegatti
Michael Dell, um jovem então com 19 anos, começou sua empreitada em 1984 enquanto ainda estudava medicina. Com apenas mil dólares tinha a ideia de vender computadores personalizados direto aos clientes, passando por cima dos canais de distribuição tradicionais, as lojas. Como diz sua celebre frase “é fácil decidir o que fazer. O difícil é decidir o que não fazer”.

I Parte - Pilares para o sucesso profissional...

Por Prof. Menegatti
Exponha problemas: de 2006 a 2010 a Ford saiu da maior crise de sua história para um lucro bilionário. Por trás da virada, houve um programa global que ensinou milhares de executivos sobre como trabalhar em equipe e a resolver problemas antes que eles saíssem do controle. O treinamento reunia grupos de diversos países e áreas de negócios. Durante uma semana, eles falavam sobre trabalho e vida pessoal. A ideia era criar confiança, pois quando um problema aparecer no futuro, eles não terão receio de pedir ajuda e irão saber quem procurar.

Visionário vê a oportunidade onde ninguém vê

Por Prof. Menegatti
Disk Pizza: quando um jovem estudante de arquitetura entrou na universidade, notou que a noite os estudantes tinham fome, mas também tinham preguiça de sair para comprar algo para comer. Foi então que percebeu uma oportunidade de negócios. Juntou-se a seu irmão e compraram uma pizzaria por 500 dólares. A ideia era fornecer comida a domicílio aos colegas. Para ganhar velocidade na entrega, criaram um sistema de linha de produção, no qual a pizza ficava pronta em minutos. Tempos depois a Domino's Pizza tornou-se a maior rede de entrega de pizzas no mundo.

Empresas Micromultinacionais

Por Prof. Menegatti
Você sabe o que é isso? Por mais que sua empresa seja pequena e você esteja pensando que nunca se tornará grande e que também, dificilmente conseguirá exportar ou ganhar reconhecimento fora de sua área de atuação, é importante conhecer como elas atuam.

Discussão no trabalho?

Por Prof. Menegatti
Quem já estudou a biografia de Churchill sabe que ele era campeão em dar alfinetadas. Transcrevo uma que achei engraçada e muito malvada de “ambas” as partes:

Brigas entre colegas na empresa

Por Prof. Menegatti
Conflitos são inevitáveis quando duas pessoas tentam conviver. Mas, há uma questão fundamental: você deseja vencer mostrando que está com a razão ou quer chegar, de maneira respeitosa e solidária, a uma solução? Quando um dos dois quer vencer na discussão a qualquer preço, nenhum dos dois ganha e o ambiente de trabalho fica comprometido.

Raiva: trabalhando com as emoções

Por Prof. Menegatti
Se você está irritado, geralmente é melhor colocar sua raiva sob controle, para que você possa expressá-la estrategicamente, de maneira controlada, permitindo que os outros saibam que você está seriamente preocupado e está motivado a tomar uma ação efetiva. Existem algumas técnicas específicas para controlar a raiva:

Comunicação Gerada pelo Cliente

Por Prof. Menegatti
5. ESTRATÉGIA: o seu site...

Um perfume fica por anos na memória do cliente...

Por Prof. Menegatti
O Marketing Olfativo tem o objetivo de conquistar, consolidar e aumentar a simpatia pela empresa ou pelo produto. Isso acontece porque, quanto os clientes inspiram um perfume, as moléculas afetam o lado direito do cérebro, responsável pelas emoções.

Sua empresa está precisando se reposicionar no mercado?

Por Prof. Menegatti
Então, veja se ela está apresentando os primeiros sinais de alerta: surgimento de novos setores, clientes, modelos de negócio, mudança de posicionamento de um dos principais concorrentes, perda de participação de mercado, pressão sobre as margens de lucro e desaparecendo dos clientes. É preciso examinar primeiramente a causa e os efeitos reais se são decorrentes da economia ou ineficiência interna, senão, chegou a hora de reposicionar a empresa!

Sua empresa está precisando se reposicionar no mercado?

Por Prof. Menegatti
Então, veja se ela está apresentando os primeiros sinais de alerta: surgimento de novos setores, clientes, modelos de negócio, mudança de posicionamento de um dos principais concorrentes, perda de participação de mercado, pressão sobre as margens de lucro e desaparecendo dos clientes. É preciso examinar primeiramente a causa e os efeitos reais se são decorrentes da economia ou ineficiência interna, senão, chegou a hora de reposicionar a empresa!

Como se escolhe um executivo?

Por Prof. Menegatti
Os jovens aprendem rapida­mente o que devem fazer para obter reconhecimento: impressionar os ou­tros com sua inteligência, raciocínio rápido e presença dominante. Com o tempo, dão um polimento em todos os aspectos exteriores de liderança e seus superiores acreditam nisso por completo.

II Parte: Como lidar com um negociador amargo?

Por Prof. Menegatti
A equipe chegou a um consenso que teriam de negociar a foto e foram conversar com o diretor da campanha de Roosevelt. Ele não perdeu tempo e enviou a seguinte mensagem a Moffet:

I Parte: Como lidar com um negociador amargo?

Por Prof. Menegatti
Nas eleições de 1912, Theodore Roosevelt terminaria sua campanha presidencial no coração da América. Em cada cidade, Roosevelt faria um discurso e ofereceria um panfleto a todos os que estavam assistindo. Na frente do panfleto havia uma foto "presidencial" e dentro havia um texto do seu discurso chamado "Confissão de Fé".

Precisamos ter uma mente globalizada...

Por Prof. Menegatti
O que parece absolutamente normal para uns é totalmente desconcertante ou até mesmo ofensivo para outros. Os argentinos e os Russos acham normal trocar beijinhos antes de fazer um negócio. Nos países asiáticos nunca se deve olhar nos olhos dos outros, isto é considerado invasão de privacidade. A hora do chá para os Britânicos é um hábito sagrado e por isso os ingleses param tudo o que estão fazendo às cinco da tarde.

Networking! Meu plano estratégico de negócios...

Por Prof. Menegatti
Os meios de comunicação eletrônicos revolucionaram o modo como nos relacionamos. Sete em cada dez adultos usam as redes para contatos profissionais. Até 2012, as redes sociais deverão reunir mundialmente cerca de 1 bilhão de pessoas. Mas, com todos esses recursos, o contato pessoal ainda é a chave para um networking de sucesso.

Procurando emprego?

Por Prof. Menegatti
Hoje em dia é comum recrutadores fazerem uso das redes de relacionamento na hora de selecionar candidatos para preenchimento de suas vagas. A Ambev, por exemplo, usa o Orkut para lançar o programa de trainee e selecionar os candidatos.

Negociação: Juntos contra o problema...

Por Prof. Menegatti
Para ser ter uma negociação de sucesso você terá que transformar essa concepção de um contra o outro para 'juntos contra o problema'. Não pense no outro lado como "eles", ou como os seus adversários; busque alinhar os seus esforços para elaborarem juntos um acordo dentro dos interesses de ambos.

É possível sair da falência?

Por Prof. Menegatti
A resposta da Hering é sim! Para sobreviver a uma forte crise, teve que buscar um novo caminho nos negócios ao se ver impossibilitada de competir com produtos chineses que invadiam o país.

Respondendo primeiro à emoção...

Por Prof. Menegatti
Um cliente zangado, tenso ou frustrado dificilmente reagirá de forma

Os jovens também compram...

Por Prof. Menegatti
Uma loja de conveniências estava tendo problemas com adolescentes passavam à

Enigmas do consumo...

Por Prof. Menegatti
Como se as­segurar de que todas as mensagens estejam no local apropriado.

Melhorando as condições de venda!

Por Prof. Menegatti
Exposição: se uma loja quiser divulgar um produto, deverá exibi-lo

O mercado mudou...

Por Prof. Menegatti
Há poucos anos, a indústria automobilística, percebeu que as mulheres também

Como agregar valor ao serviço de entrega...

Por Prof. Menegatti
Como o mundo não é perfeito, sempre haverá atrasos ou erros de cálculo ou de

E quais as consequências da arrogância

Por Prof. Menegatti
A arrogância não é exclusividade de uma classe econômica ou so­cial, pode

Passos para vencer conflitos no trabalho...

Por Prof. Menegatti
Não revele informações confidenciais: quando estamos no meio de uma

I Parte: Dicas básicas para enfrentar negociações difíceis...

Por Prof. Menegatti
Existe uma história de um homem que deixou dezessete ca­melos para seus três filhos. Ele deixou metade dos camelos para o filho mais velho, um terço para o filho do meio e um nono para o filho mais novo. Os três tentaram fazer a divisão da he­rança, mas não conseguiram chegar a uma solução.

Bagunça criativa...

Por Prof. Menegatti
Um estudo recente descobriu que dois terços das pessoas se sentem culpadas ou envergonhadas por serem desorganizadas. Apesar da pressão comercial, cultural e religiosa há um grupo crescente de pessoas que simplesmente não conseguem ser organizadas.

I Parte: Experiências de compras estão cada vez mais negativas

Por Prof. Menegatti
I Parte: Experiências de compras estão cada vez mais negativas...

Algumas ideias para aumentar os lucros...

Por Prof. Menegatti
Listamos aqui vários exemplos de empresas que usaram vários tipos de estratégias para criarem novos mercados, aumentarem suas vendas e chegarem ao topo:

Pequenas mudanças e grandes ideias...

Por Prof. Menegatti
Ao fazermos qualquer modificação em um produto ou serviço, poderíamos nos perguntar:

A difícil arte de atrair clientes...

Por Prof. Menegatti
Um morador de uma capital recebe cerca de dois mil impactos diários vindos de propaganda e outros estímulos de comunicação. Desse total, apenas uns poucos serão lembrados no final do dia. A propaganda, que há tempos atrás já foi a alma do negócio, está ameaçada pelo seu próprio crescimento. O aumento exagerado de anúncios faz com que as pessoas prestem menos atenção a eles.

Seu mercado está saturado?

Por Prof. Menegatti
Seu mercado está saturado?

Por que novos produtos duram menos?

Por Prof. Menegatti
Antigamente, aparelhos eletrônicos, como televisão e som, tinham vida útil de oito a dez anos. Hoje são substituídos a cada dois ou três anos. A aceitação do conceito de descartabilidade alimenta ainda mais a febre de lançamentos de novos produtos.

Neuromarketing...

Por Prof. Menegatti
Em suas pesquisas, os neuromarqueteiros utilizam os aparelhos que fornecem imagens do cérebro, para saber que áreas são ativadas quando a pessoa é exposta a marcas, produtos ou imagens. Dessa forma, ao detectarem as emoções, podem direcionar melhor campanhas publicitárias, ou seja, entramos literalmente na mente do consumidor.

Desenvolvimento da Liderança...

Por Prof. Menegatti
A maioria das pessoas não consegue reconhecer o valor da liderança. Acreditam que seja apenas para alguns, aqueles que estão no topo da escada empresarial. Não tem idéia das oportunidades que perdem quando não aprendem a liderar. Compreendi claramente essa questão quando um diretor de uma grande empresa compartilhou comigo, que apenas um pequeno grupo de colaboradores havia se inscrito em um curso sobre liderança oferecido pela empresa.

A raiz da criatividade está na infância...

Por Prof. Menegatti
Uma pesquisa sobre gênios que moldaram o século XX com sua criatividade, apontou que todos partilhavam uma espécie de entusiasmo infantil na abordagem de seu trabalho. Eles tinham alguma coisa de criança, tanto no sentido de fazer novas explorações, quanto no de admirar-se com as coisas que impressionam as crianças.

II Parte: Quais os tipos de vendedores que encontramos numa empresa...

Por Prof. Menegatti
Rebelde: praticamente toda equipe de vendas tem um rebelde que não deixa que a monotonia se instale no ambiente. Sempre que possível, ele entra em oposição ao gerente. Os rebeldes tendem a ser pessoas fascinantes, que necessitam de muitos admiradores. Frequentemente, largam o que estão fazendo para dar as boas-vindas aos recém-chegados e lhes oferecer amizade. Se você preza sua nova posição, evite ligações muito intimas com os rebeldes, a menos que esteja despontando claramente como o vendedor de qualidade máxima. Os rebeldes não permanecem, a menos que demonstrem qualidades profissionais muito superiores à média. Seja qual for o caso, associar-se a um rebelde pode deixar uma mancha em sua reputação capaz de durar por muito tempo, mesmo depois da saída dele da empresa.

Quais os tipos de vendedores que encontramos numa empresa?

Por Prof. Menegatti
Não existem negócios, empreendimentos, empresas de sucesso, existem sim PESSOAS que fazem dos seus negócios um sucesso.

Dois aspectos importantes para o desenvolvimento da sua carreira:

Por Prof. Menegatti
1. Por que a ATITUTE é tão importante?

Porque ao crescer perdemos nossa criatividade?

Por Prof. Menegatti
Graças, principalmente, à televisão, hoje as crianças têm mais informação sobre coisas e lugares, mas menos experiência concreta. Na verdade, conhecem mais e compreendem menos. O contato direto que, no passado, a criança tinha com a agricultura, por exemplo, ensinava-lhe que a vida é um processo com começo, meio e fim. Em virtude de sua rápida sucessão de imagens, a televisão destrói esse senso de processo e dá a ilusão de que as coisas apenas acontecem.

O humilde será exaltado...

Por Prof. Menegatti
A confiança naquilo que fazemos e o senso de valor que temos a nosso respeito é uma coisa extraordinária. No entanto, quando este sentimento passa da conta, pode se tornar muito destrutivo. Segundo C.S. Lewis para descobrir quão orgulhoso você é, a maneira mais fácil é perguntar-se:

A base de tudo é o bom e velho relacionamento...

Por Prof. Menegatti
Uma pesquisa realizada com dois mil empresários, pedia para que eles lembrassem o motivo que os levou a demitir os três últimos funcionários. A pesquisa mostrou que, em dois dos três casos, os funcionários perderam o emprego porque não conseguiam conviver com os colegas de trabalho.

Ganhe vantagem competitiva sendo ÉTICO!

Por Prof. Menegatti
O que devo fazer quando o caixa de alguma loja me dá um troco maior do que o devido? O que devo dizer quando uma mentira conveniente pode ajudar a disfarçar um erro que cometido? Até onde posso ir nas promessas que fazemos para conquistar um cliente?

1. Profissões de futuro...

Por Prof. Menegatti
Um estudo mostra que cerca de 80% das profissões desaparecerão nos próximos dez a vinte anos, mas novas oportunidades surgirão. O que as pessoas precisam entender é que as coisas não serão mais como eram antes. Além disso, existe uma dúvida grande sobre o tipo de formação que o mercado exigirá: se generalista ou superespecialista.

Um time...

Por Prof. Menegatti
Um time...

1. Profissões de futuro...

Por Prof. Menegatti
Um estudo mostra que cerca de 80% das profissões desaparecerão nos próximos dez a vinte anos, mas novas oportunidades surgirão. O que as pessoas precisam entender é que as coisas não serão mais como eram antes.

Escolhendo uma equipe campeã...

Por Prof. Menegatti
Phill Jackson, treinador do Chicago Bulls, sabia como ninguém alocar pessoas certas nos lugares certos. Nos bons tempos ele destacava seus valores da seguinte forma: Michael Jordan marcava cerca de trinta pontos por jogo, liderava e inspirava seus companheiros; Denis Rodman, conseguiu a façanha de pegar vinte rebotes num jogo e confundir os adversários; Scottie Pippen era excelente na defesa; Luke, Longley bom marcador e Ron Harper armava jogadas para Michael arremessar e fazer. Ah tinha o sexto jogador, que ficava no banco incentivando todo o time.

Visão é a essência da liderança...

Por Prof. Menegatti
• Em 1774, um líder chamado John Adams audaciosamente anunciou sua visão de uma nova nação; uma união de treze estados independentes do parlamento inglês e do rei da Inglaterra. Em menos de dois anos, contrariando todas as probabilidades, suas palavras se tornaram realidade e nasciam os Estados Unidas da América.

Reconhecimento...

Por Prof. Menegatti
Uma pesquisa descobriu que, as principais causas da insatisfação das pessoas em relação as empresas em que trabalham são as seguintes, listadas em ordem de importância:

Técnicas para fechamento...

Por Prof. Menegatti
Podem-se usar três técnicas excelentes para fazer o pedido final...

Como você reage quando o sucesso em vendas chega?

Por Prof. Menegatti
O sucesso em vendas é interessante. Quando você começa a se destacar, a obter bons resultados começa a chamar a atenção dos outros. Para o ego isso é maravilhoso, afinal de contas as pessoas passam a se interessar mais por você e surge aqui uma nova situação em sua vida. Como reagir a toda essa atenção?

Influenciador de pessoas...

Por Prof. Menegatti
Na maioria das organizações, a pessoa que tem posição adquire um poder incrível. No exercito, os líderes utilizam sua posição e, se tudo o mais falhar, podem jogar os subalternos numa cela. Em empresas, os chefes têm grande poder sobre os salários, benefícios e bonificações. A maioria das pessoas que segue o líder é muito cooperativa quando seu sustento está em jogo.

Prepare-se para vender...

Por Prof. Menegatti
A preparação para venda bem-sucedida consiste em três partes, que são: pesquisa, objetivos e análise.

II Parte: Vencendo o Estresse das Vendas...

Por Prof. Menegatti
4. Decepção: você presta um bom serviço e na hora H o seu cliente decide pelo seu concorrente. O que fazer nessa hora? Simplesmente se encher de autoconfiança e dizer: "Parabéns. Espero que esteja satisfeito". Mas não se dê por vencido, telefone novamente para as pessoas que o rejeitaram. Você deve dominar o medo da rejeição e em vez de se acomodar na cadeira, dizer: "Vou conversar com alguém". É preciso insistir, insistir, insistir até que comprem de você.

I Parte: Vencendo o Estresse das Vendas...

Por Prof. Menegatti
Trabalhar com vendas implica em saber lidar com pequenas coisas que

II Parte: Conheça algumas táticas em negociação...

Por Prof. Menegatti
Quando não há nada a fazer: entendo que a paciência é a habilidade mais importante para os negócios, assim como a sua ausência, o pior erro de negociação. Já vi muitas negociações estragarem em meio a uma grande confusão e até se romperem de vez, devido à falta de paciência. Porém não me recordo de que alguma negociação tenha chegado a um final infeliz, por ter havido uma boa dose de paciência calculada entre as partes.

I Parte: Conheça algumas táticas em negociação...

Por Prof. Menegatti
Controle o local: Praticamente toda a negociação se desenvolveria mais facilmente sem uma mesa. A presença dela numa sala representa um poderoso símbolo, e nenhum simbolismo é bom. Ao colocar as pessoas em lados opostos, literalmente se estabelece uma barreira divisória, a qual formaliza o processo, deixa tensas as pessoas e as lembra que devem usar sua "cara de negociante".

Qual é o seu estilo?

Por Prof. Menegatti
É obvio que Deus aprecia a diversidade, basta olhar à sua volta! Ele criou cada um de nós com uma combinação exclusiva de traços de personalidade. Deus fez os introvertidos e os extrovertidos. Fez as pessoas que gostam de rotina e as que gostam de variar. Fez algumas pessoas racionais e outras emocionais. Algumas pessoas trabalham melhor em tarefas individuais, enquanto outras trabalham melhor em equipe.

Mudar de idéia...

Por Prof. Menegatti
Imagine-se viajando numa lancha, com o piloto automático ajustado para o Leste. Se você decidir dar a volta e seguir para o Oeste, haverá duas formas possíveis de mudar a direção do barco.

Quanto tempo você dá a quem ama?

Por Prof. Menegatti
A importância das coisas pode ser medida pelo tempo que estamos dispostos a investir. Quanto maior o tempo dedicado a alguma coisa, mais você demonstra a importância e o valor que ela tem para você.

Cuide dos seus clientes...

Por Prof. Menegatti
Uma pesquisa confirma que a principal causa da perda de negócios e

Quais as vantagens de se ter um objetivo de vida?

Por Prof. Menegatti
Sem objetivos claros, ficamos sem alicerce sobre o qual fundamentar as decisões, destinar o tempo e empregar os recursos. A tendência será tomar decisões com base nas circunstâncias, nas pressões do momento e no humor do dia.

Servir é a chave da verdadeira liderança...

Por Prof. Menegatti
Os líderes verdadeiros não são o centro das atenções: na verdade, sendo possível eles evitam isso. Infelizmente, muitos líderes de hoje começam como servos, mas terminam como celebridades. Eles se tornam viciados em atenção,sem tomar consciência de que estar sempre sob os holofotes, acaba por deixar a pessoa cega.

Como andam seus relacionamentos?

Por Prof. Menegatti
Os relacionamentos, e não as realizações ou a compra de bens são o que mais importa na vida. Então, por que permitimos que nossos relacionamentos fiquem com a pior parte?

O que dirige a sua vida?

Por Prof. Menegatti
Todas as pessoas têm a sua vida dirigida por alguma coisa, uns podem estar sendo guiados por pressão ou por um prazo limitado. Outros por uma lembrança dolorosa, uma crença inconsciente. Existem centenas de circunstância que podem definir sua vida. Segundo Rick Warren, escritor do livro “Uma vida com propósitos”, existem quatro mais comuns:

Você foi feito para o sucesso...

Por Prof. Menegatti
Deus formou cada criatura neste planeta com uma qualificação especial: alguns animais correm, outros saltam, alguns escavam e outros voam. Cada um tem um papel especial para cumprir conforme foram moldados.

Redirecione sua atenção...

Por Prof. Menegatti
Toda vez que você tenta bloquear um pensamento, você o empurra mais para o fundo de sua memória. Resistindo na verdade você o fortalece. Quanto mais você combate um sentimento, mais ele se fortalece e controla você.

Comunicação Criativa...

Por Prof. Menegatti
Você já observou como alguns anúncios comerciais informam, de forma criativa, um produto ou serviço por meio de um nome ou frase atraente?

Série: O que você precisa saber sobre vendas...

Por Prof. Menegatti
IV. Sua casa: maior escola de negociação do mundo...

III Parte: O que você precisa saber sobre vendas...

Por Prof. Menegatti
Detalhes que fazem a diferença na hora da venda...

Série: O que você precisa saber sobre vendas...

Por Prof. Menegatti
II. Os bons vendedores ouvem mais...

Seja sempre grato...

Por Prof. Menegatti
Quantas pessoas contribuem para a sua vida ser o que ela é. Um momento de reflexão pode ser tudo o que você precisa para perceber que ninguém “se faz sozinho”. Você recebe contribuições, direta ou indiretamente, de inúmeras pessoas durante toda a vida e cada uma delas colabora com você, ainda que em pequenas proporções.

Ética...

Por Prof. Menegatti
Hoje, nosso mingau de aveia fica pronto para ser tomado em 60 segundos, nossas fotos podem ser reveladas em 60 minutos e nossas casas podem ser construídas em 60 dias. Vivemos numa cultura em que é costume conseguir o que se deseja quase instantaneamente. Não estamos mais acostumados a trabalhar pacientemente ou esperar qualquer coisa, nem mesmo um hambúrguer.

Como pensam os otimistas...

Por Prof. Menegatti
Todo otimista é persistente: muitas pessoas passam a vida “sonhando” com alguma coisa, mas não tem a atitude de dar o primeiro passo. Não arriscam fazer o inusitado. Crie diferentes formas de conseguir o que quer. Algumas podem parecer estranhas ou ousadas demais, outras não darão o resultado esperado, mas tornarão você persistente em querer fazer. Entre erros e acertos, o efeito “média” sobre várias tentativas será surpreendente e compensador

Aprenda a lidar com os fracassos...

Por Prof. Menegatti
Você só irá crescer quando passar pelas grandes dificuldades que a vida colocará a sua frente. Quem não passar por provações e experimentar alguns fracassos, permanecerá sempre do mesmo jeito, durante uma vida inteira.

Aprenda a relaxar...

Por Prof. Menegatti
A correria do dia a dia com inúmeras decisões, visitas à clientes, problemas familiares, falta de dinheiro...provoca um esgotamento tremendo e depois de um dia superagitado, tudo o que você mais deseja é chegar em casa, tomar um bom banho, descansar e relaxar. Você tenta se desligar dos problemas, mas não consegue.

Você já tem um mentor...

Por Prof. Menegatti
Li certa vez sobre uma prova de ciclismo que deveria cobrir um percurso de 15 quilômetros, em aproximadamente 30 minutos. Duas horas depois, nenhum corredor havia cruzado a linha de chegada. A comissão organizadora, para descobrir o que tinha acontecido de errado, começou a procurar os competidores e os encontraram a mais de 20 quilômetros correndo, só que na direção contrária. A grande confusão ocorreu quando, o corredor que liderava o pelotão, fez a curva errada e os demais foram atrás dele.

Cuidado com a Televisão...

Por Prof. Menegatti
Não admita a TV pelo menos nestes dois lugares:

Controle seu gênio...

Por Prof. Menegatti
Winton Churchill, primeiro-ministro inglês e herói intelectual da Segunda Grande Guerra, costumava disparar mísseis contra os inimigos, tanto nas batalhas como na vida político e social.

Mentalidade vencedora...

Por Prof. Menegatti
Muitas vezes a sua mente parece trabalhar contra você, trazendo a tona pensamentos ruins. Substitua os pensamentos negativos por positivos. Torne aquela vozinha, aquela que soa nos seus ouvidos o dia inteiro, em algo positivo para que comece a trabalhar ao seu favor, ajudando você a colher bons frutos.

A razão tem que ser maior que a realidade...

Por Prof. Menegatti
Se você perguntar à maioria das pessoas se elas desejam ter sucesso, elas responderão “sim”. Mas, quando iniciam a busca por seus objetivos, surgem as dificuldades, o desânimo começa a tomar conta, os pensamentos ficam negativos e então elas percebem que as dificuldades parecem maiores que o sonho.

Como melhorar sua Empatia...

Por Prof. Menegatti
Muito se diz da importância da empatia nos relacionamentos, nos processos produtivos e nas vendas, mas pouco se fala em como conseguir manter esse nível de empatia, por isso aqui vão algumas dicas:

I Parte: Mantendo clientes para sempre...

Por Prof. Menegatti
Empresas inteligentes, hoje em dia, não se vêem como vendedoras de produtos, mas como criadoras de clientes lucrativos. Não querem apenas gerar uma certeira de clientes, mas serem donas desses clientes para sempre, ou seja, aumentar sua participação nos negócios do cliente. Ele quer não apenas ser o único fornecedor de um determinado produto, mas também fornecer tudo que puder dentre o que o cliente consome. Isso é conhecido como perseguir a participação do cliente.

Garantia extraordinária...

Por Prof. Menegatti
Empresas cujos produtos têm um desempenho muito melhor que os de seus concorrentes devem chamar a atenção para esse fato oferecendo uma garantia extraordinária que os outros não possam igualar.

Aliviando a Pressão...

Por Prof. Menegatti
Posso imaginar que a maioria das pessoas poderia aparecer com uma lista das pressões diárias bem semelhantes umas das outras, ligadas ao trabalho, a saúde, a família, enfim a tudo que diz respeito a vida. Essas pressões nos desgastam todos os dias e nos arrastam a uma seqüência de acontecimentos previsíveis.

II Parte - Clientes vêm em primeiro lugar...

Por Prof. Menegatti
Acrescentando benefícios para tornar o produto mais atraente:

I Parte - Clientes vêm em primeiro lugar...

Por Prof. Menegatti
Existem três maneiras de uma empresa fornecer mais valor do que seus concorrentes:

Liderança atenta...

Por Prof. Menegatti
Num curso para formação de líderes, quando solicitado aos alunos que apontassem as várias habilidades que um líder necessita para ter sucesso, uma das mais comentadas dizia respeito ao "saber ouvir".

II Parte - Gestão do Conhecimento

Por Prof. Menegatti
• Como disseminar o conhecimento? Através dos Relacionamentos!

I Parte - Gestão do Conhecimento

Por Prof. Menegatti
A ferramenta do Século 21: Conhecimento!

Como manter sua equipe unida...

Por Prof. Menegatti
Nos negócios ou fora deles, nada é mais valioso que a união das pessoas. Em sua equipe não é diferente. É preciso que todos caminhem juntos, para obterem os resultados desejados. Conclui-se, portanto, que a unidade é a alma de uma equipe vitoriosa. Sendo assim, relacionamos alguns passos para resgatar e manter a unidade de sua equipe:

A força das palavras...

Por Prof. Menegatti
Em 2005 o conselho Britânico desenvolveu uma pesquisa com 42.000 pessoas em 102 países para eleger as palavras mais bonitas da língua inglesa. O interessante foi que as palavras positivas foram as mais votadas.

Tenha o que vende...

Por Prof. Menegatti
Quando um cliente vem com aquele papo de “não tenho condições de comprar”, você pode com toda a convicção, demonstrar que o produto é tão bom que vale a pena o suor e o sacrifício. Obviamente você não poderá ser muito convincente se nem mesmo você investiu no seu próprio produto.

O barato sai caro...

Por Prof. Menegatti
Acredito que seria mais seguro dizer que todos nós somos culpados de ter um dia comprado produtos a preço de banana. Você deve ter visto o grande anúncio de liquidação de sapatos para mulheres. Lá estavam eles, preços especiais, só por um dia, queima total, redução para balanço, bazar. Nunca antes na história foi oferecida pechincha maior.

Venda Mais...

Por Prof. Menegatti
Quero passar duas técnicas de venda simples, mas que poderão fazer uma grande diferença na hora da venda:

Você tem um mentor?

Por Prof. Menegatti
Um dia eu estava no Shopping encontrei a mulher de um amigo meu com seu filho vestido de batmam. Copiar heróis é um aprendizado poderoso. Um mentor deverá ser para nós o que os heróis são para as crianças. Alguém que se observar e quer imitar.

Como se diz...

Por Prof. Menegatti
Todos nós temos a tendência de sermos muito sensíveis ao ouvir uma crítica. Gostamos de dizer o que a outra pessoa está fazendo de errado, mas na hora de escutar o que os outros pensam de nós, suas opiniões são recebidas como um soco na boca do estômago.

Qual é o seu sistema de crença...

Por Prof. Menegatti
Mawell Mols, em seu livro de comportamento, disse que era preciso três semanas para adquirir uma nova maneira de viver. Criar um novo hábito leva também algum tempo, semanas talvez e com as nossas emoções também seja o mesmo tempo ou até mais.

Você tem um grande potencial criativo...

Por Prof. Menegatti
Algum tempo atrás ouvi uma história de um homem que inventou um grampo especial para fazer cabelos cacheados; com essa descoberta ficou riquíssimo. Tudo o que fez foi usar dois pedaços de metal que através de um método simples, mas engenhoso, faz com que as pontas se ajustem à pressão. Ainda é utilizado pelas cabeleireiras para enrolar e encaracolar os cabelos de mulheres.

III Parte - Quais são os inimigos do seu potencial...

Por Prof. Menegatti
As regras são inimigas do potencial porque são cheias de segurança. Nós não precisamos pensar quando fazemos algo que sempre fizemos. Tampouco somos estimulados a crescer e ser criativos porque nossas novas idéias podem interferir no modo convencional das coisas. Lembre-se! Não importa se o sistema atual da sua empresa é bom, pois há sempre uma maneira melhor de se fazer. Não se deixe aprisionar pelo conforto do conhecido. Seja um explorador e não um passageiro. Não se deixe apanhar pela armadilha das regras, pois desta maneira, você nada fará e nada se tornará. Use a sua imaginação. Sonhe alto e encontre novas maneiras de responder as situações e responsabilidades atuais. Só então você descobrirá possibilidades sem fim que o inspirarão a realizar façanhas cada vez maiores. Evite aceitar ou acreditar em “nunca fizemos isso dessa maneira antes”. É hora de tentar algo diferente. A liberação de todo o seu potencial exige que você vá além das tradições do seu lar, da sua família, do seu emprego, de uma cidade. Para maximizar a sua vida, você deve estar disposto a trocar as regras ineficazes por novos métodos.

II Parte - Quais são os inimigos do seu potencial...

Por Prof. Menegatti
Sucesso pode se tornar um forte inimigo do seu potencial. Quando terminamos uma tarefa podemos nos acomodar porque pensamos que chegamos ao fim. Se, por exemplo, você completa o curso superior e ensina o primeiro grau para o resto da vida, quando a sua capacidade era para ser diretor de escola, você deixa de aproveitar muito do seu potencial porque parou quando obteve um sucesso preliminar. Da mesma forma, você pode sacrificar um recorde olímpico porque está satisfeito em correr os cem metros rasos mais rápido que os seus colegas de aula. O falso orgulho que sentimos em um determinado momento pode queimar nosso potencial dando-nos a ilusão de que chegamos. Esqueça o seu sucesso e procure criar outro. Essa é a única maneira de liberar todo o seu potencial porque você foi criado para fazer algo grandioso. Mexa-se agora! Um barco parado não pode ser movido, não importa o tempo e esforço para acionar o leme. Afaste-se um pouco e o barco responderá a um leve toque no leme. E terá sucesso em outras grandes viagens.

I Parte - Quais os inimigos do seu potencial...

Por Prof. Menegatti
Muita coisa que vale a pena ter exige paciência e perseverança. Nenhum pianista toca perfeitamente na primeira vez que senta ao piano, assim como raramente um atleta ganha uma corrida na primeira vez que compete.

Você precisa se superar

Por Prof. Menegatti
Uma consultora durante toda a sua carreira teve a oportunidade de conversar com milhares de pessoas que desejavam ter sucesso. Detectou, depois de alguns anos, um problema em comum com a maioria das pessoas que não conseguiram atingir seus objetivos: o medo. As pessoas receiam perder a saúde e os entes queridos. Muitos homens e mulheres potencialmente grandes não se aventuram a realizar os seus sonhos, com medo do fracasso. Outros não conseguem lutar por suas aspirações, porque temem o sucesso, a responsabilidade e a cobrança que acompanham cada medida de sucesso.

Parcerias...

Por Prof. Menegatti
O termo parceria recentemente vem se popularizando para descrever esta relação contínua entre duas ou mais pessoas. A maioria das pessoas atira a palavra em reuniões sem muito conhecimento do que realmente significa. Parceiro é algo que você é não algo que você faz.

Você precisa se superar...

Por Prof. Menegatti
Segundo, Dick leider, crise são chamados da vida para nos acordar. Nem sempre somos responsáveis pelas circunstâncias, mas somos sempre responsáveis pelas nossas respostas às circunstâncias. Uma das chaves mais importantes para despertar seu potencial é ver a crise como algo positivo.

II Parte: A comparação não é um bom negócio...

Por Prof. Menegatti
Um dos maiores erros cometidos por nós seres humanos é a comparação. A medição de si mesmo de acordo com os padrões, os feitos ou as realizações das outras pessoas. Desde pequeno somos comparados aos nossos irmãos, aos filhos dos vizinhos ou a qualquer outra pessoa. Este espírito comparativo continua durante a adolescência e a idade adulta, tornando-se traumatizante porque passamos a maior parte de nossas vidas tentando competir com os outros, comparando nossas realizações com outras pessoas do nosso meio, e tentando viver de acordo com os seus padrões de aceitação.

1. Parte: O que você tem feito pelo seu potencial...

Por Prof. Menegatti
A maior ameaça para ser tudo o que poderia ser é a satisfação com o que você é. O que você poderia ser é sempre prejudicado por aquilo que você tem feito. Há milhões de indivíduos que sepultaram os seus talentos, dons e habilidades no cemitério de sua última realização.

Eu preciso mudar...

Por Prof. Menegatti
Quantas vezes você já disse essa frase? E por que você não consegue fazer o que quer? Uma das coisas que influenciam nossas atitudes diárias é o nosso sistema de crença. A crença é um sistema de pensamentos que forma a base que vemos e experimentamos na vida. Assim nossos pensamentos determinam como percebemos nosso mundo. Formam, então, as nossas fronteiras.

O que você tem feito com as reclamações...

Por Prof. Menegatti
Uma empresa de pesquisa investigou, com profundidade, o comportamento de milhares de clientes de mais de 200 empresas do Canadá e Estados Unidos. Veja esses dados:

Você Responde ou Reage...

Por Prof. Menegatti
Você responde ou reage? Espero que a sua resposta tenha sido “respondo”, porque responder é positivo e reagir é negativo. Exemplo: você fica doente e vai ao médico. Ele lhe dá uma receita e lhe diz para voltar no mês que vem. Quando você entra no consultório, o médico olha, balança a cabeça e diz: “vamos ter de mudar essa receita porque seu organismo não está reagindo ao remédio”. Ninguém fica feliz com efeitos negativos.

Você utiliza a Técnica da Recomendação...

Por Prof. Menegatti
Se o seu chefe e os seus clientes estão satisfeitos com o seu trabalho é importante tirar proveito disso. Clientes contentes podem e devem ser e muitas vezes querem ser úteis.

Você utiliza a Técnica da Recomendação...

Por Prof. Menegatti
Se o seu chefe e os seus clientes estão satisfeitos com o seu trabalho é importante tirar proveito disso. Clientes contentes podem e devem ser e muitas vezes querem ser úteis.

Entregue tudo o que vende....

Por Prof. Menegatti
Quando você casou seu marido tinha cabelo, era magro e aposto que não tinha barriga. Não ficava esparramado no sofá da sala no final de semana, assistindo ao jogo de futebol pela televisão e o pior de tudo, não roncava. No começo do relacionamento o rapaz e a moça fazem uma campanha de venda mútua.

Tenha o que vende...

Por Prof. Menegatti
Quando um cliente vem com aquele papo de “não tenho condições de comprar”, você pode com toda a convicção, demonstrar que o produto é tão bom que vale a pena o suor e o sacrifício. Obviamente você não poderá ser muito convincente se nem mesmo você investiu no seu próprio produto.

Espiritualidade nas empresas...

Por Prof. Menegatti
Sua saúde mental requer a atitude mental correta, perdão, gratidão e ausência de espírito de vingança, e é afetada pelos insumos com que você abastece a mente. O insumo que influencia o pensamento e a felicidade.

Especialize-se no espetacular...

Por Prof. Menegatti
Um estudo sobre a marcação de pontos nos jogos de basquete, apontou que nos últimos minutos do primeiro tempo e nos minutos finais do jogo, mais pontos são marcados do que em todo o restante do jogo. Há três razões para isso acontecer:

Saiba tudo sobre seu NEGÓCIO...

Por Prof. Menegatti
Você conhece algum sanduíche mais gostoso do que o McDonald´s ou uma pizza mais saborosa que a Pizza Hut? Certamente que sim. Então, se existem tantos lanches mais gostosos porque as lanchonetes ou pizzarias que você freqüenta, não ganham tanto ou mais dinheiro do que esses dois gigantes?

Invista no seu conhecimento...

Por Prof. Menegatti
Segundo estatísticas um vendedor gasta em média R$ 300,00 por ano para manter em ordem a parte externa da cabeça, barba, corte de cabelo e acessórios, tais como spray, tônicos e creme de barbear. Gasta cerca de R$ 1.000,00 para se vestir e mais de R$ 4.000,00 para o carro.

Porque não somos bons ouvintes... II Parte:

Por Prof. Menegatti
Existem algumas razões pelas quais não ouvimos eficazmente os outros:

Porque não somos bons ouvintes... (Parte I)

Por Prof. Menegatti
Existem algumas razões pelas quais não ouvimos eficazmente os outros:

Somos muito semelhantes...

Por Prof. Menegatti
Profissionais de todo o mundo dirão: certo, mas minha situação é diferente, meus clientes são diferentes, meu produto é diferente. Isso pode ser verdade, mas existe um número enorme de semelhanças e acredito que você pode convencer a si mesmo desse fato, respondendo a um teste que li certa vez na internet:

COMO VIVER BONS RELACIONAMENTOS...

Por Prof. Menegatti
O Dr. David Rubin disse: “Os relacionamentos são como uma longa viagem em um minúsculo barco a remo. Se um dos passageiros começar a balançar o barco, o outro tem que estabilizá-lo. Caso contrário os dois afundarão juntos”.

SOMOS TODOS CRIATIVOS...

Por Prof. Menegatti
Você sabia que são necessárias, em média, 60 idéias para se conseguir uma vitória? A média japonesa é de 61 idéias por funcionário/ano. Suas empresas incentivam erros na tentativa de descobrir algum produto, serviço ou métodos novos. A TOYOTA coloca em prática cerca de 95% das 2,65 milhões de idéias dadas pelos seus colaboradores. Já, a NISSAM considera seriamente qualquer sugestão que economize 0,6 segundos; o tempo necessário para erguer um braço.

CARÁTER: QUALIDADE INDISPENSÁVEL...

Por Prof. Menegatti
Sempre ouço falar que não existe receita pronta para o sucesso. Mas você pode pegar alguns ingredientes que são comuns às pessoas bem-sucedidas e que devem ser incorporados à sua receita de sucesso, como o caráter!

Você tem um grande potencial criativo...

Por Prof. Menegatti
Algum tempo atrás ouvi uma história de um homem que inventou um grampo especial para fazer cabelos cacheados; com essa descoberta ficou riquíssimo. Tudo o que fez foi usar dois pedaços de metal que através de um método simples, mas engenhoso, faz com que as pontas se ajustem à pressão. Ainda é utilizado pelas cabeleireiras para enrolar e encaracolar os cabelos de mulheres.

Guarde as informações dos seus clientes a sete chaves

Por Prof. Menegatti
O vazamento de informações dos dados pessoais de 12 milhões de estudantes cadastrados no Enem, tiveram informações como nome, RG, CPF, data de nascimento e nome da mãe expostos em links abertos no site. Um banco de dados como esse é um prato cheio para a ação de criminosos. Depois do vazamento, erros de impressão, gabarito e roubo de provas mostram total vulnerabilidade do sistema.

Barreiras que impedem a resolução de conflitos

Por Prof. Menegatti
Umas das maiores barreiras para resolver qualquer conflito é a bagagem emocional que se acumula no caminho, sentimentos como raiva, desconfiança, ciúme, depressão e medo. Tais sentimentos podem frequentemente ser expressados abertamente, outras vezes, sentimentos como esses ficam em "banho-maria" e conduzem a calúnias pelas costas, sabotagem e elaboram esquemas de vingança.

I Parte: O ambiente das vendas...

Por Prof. Menegatti
Em uma pesquisa, descobriu-se que pessoas gastavam mais do que o triplo em uma garrafa de vinho quando estavam ouvindo música clássica, em comparação com quando ouviam músicas populares. Presume-se que todas as pessoas envolvidas estavam comprando o vinho que queriam comprar e que seriam capazes de fornecer justificativas aparentemente racionais para fazê-lo, mas não sabiam que a música calma de fundo havia sido a única variável alterada.

II Parte: O ambiente das vendas...

Por Prof. Menegatti
2. Iluminação:

A primeira impressão é a que fica...

Por Prof. Menegatti
É quase impossível superestimar a importância do que as pessoas pensam ao ver algo pela primeira vez. Por mais que gostemos de fingir que somos objetivos, equilibrados e racionais com o que encontramos pela vida, pesquisas mostram que somos influenciados por nossa primeira experiência e, a partir daí, saímos em busca de provas que se encaixem no que decidimos que está certo.

O time que você tem hoje é capaz de realizar sua visão?

Por Prof. Menegatti
Se sua resposta é não, alguma falha está ocorrendo com a sua maneira de liderar. Os líderes extraordinários sabem que atividade não representa necessariamente realização. Então, quem sabe você está cometendo o erro de pedir ajuda a seus liderados antes de se conectar ao coração dele. E como você faz isso? De duas maneiras:
Autor:

Prof. Menegatti

Prof. Menegatti é conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Entre seus produtos estão: o Livro "Desperte seu Potencial Emocional", CD Motivacional "Marcado para Vencer", DVD "Campeão de Vendas". A cada palestra, o Prof. Menegatti vem conquistando platéias de norte a sul do país.
Contatos: www.menegatti.srv.br
menegatti@menegatti.srv.br

Colunistas

Caio César Ferrari Santângelo
Carlos Augusto Silveira
Cláudio Gustavo Daudt
Eclésio Silva
Fernando Padilha
Gregory Petter dos Santos
Joana Stelzer
Manoel Antonio dos Santos
Osvaldo Agripino de Castro Jr.
Carlos Fernando Priess
Rafael Melo
Roberto Roche
Roberto Veiga
Romeu Zarske de Mello
Odilon Fehlauer
Outros
Alexandre Gonçalves da Rocha
Celso Amorin
Bruno Tussi
Milton Lourenço
Dalva Santana
Antonio Corrêa de Lacerda
Kennedy Alencar
Roberto Rodrigues
Marcos Cintra
José Manuel Meireles
Sandro Tavares
Renan Schaefer Andrade
Ira Sobreira
José Zeferino Pedrozo
Bruno Queija
Pedra Santana Alves
Emerson Luiz Andrade
Rodrigo da Rocha Loures
Luiz Carlos Mendonça de Barros
Rogério Mori
Sebas van den Ende
Lilian Taborda
Simone Costa
Dalmir Sant’Anna
Edneia Pinto Moura
Ricardo Irineu da Silva
Paulo Araújo
Prof. Menegatti
Luiz Carlos da Silva Flores
Paulo Felicioni
Carlos Olla
Fabrício Fassina
Mauro Kahn & Pedro Nóbrega
Simone Ferreira
Rafael Silvério
Luiz Carlos Furtado Neves
Maysa Cristina Fischer
Moysés Borges Furtado Neto
Márcio de Freitas
Robson Zanetti
Marcelo Salmaso
Wagner Campos
Soeli de Oliveira
Marcos Antonio Ribeiro Andrade
Rafaela Moreira
Miguel Nozar
Edson De Paula
Rudson Borges
Tom Coelho
Sonia Jordão
Marizete Furbino
Marcelo Braga
Saul Brandalise Júnior
Helio Rebello
Mauro Lourenço Dias
Moris Kohl
Marcus Eduardo de Oliveira
Luiz Henrique da Silveira
Luiz Carlos Pauli
Marcos Luthero
Marcos Luthero
Manteli Wilen
Derly Massaud de Anunciação
Janaina Paes de Farias
Denilson Roberto Kasteller
Mariana Brizotto
Mário Lanznaster
Marcelo Murin
Orlando Oda
Vagner Miranda
Dane Avanzi
Marcos Morita
Daniel Gobbi Costa
Cassio Vieceli
Leonardo Flock
Renan Rossi Diez
Marcos Antonio Zordan
© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt