quinta, 13 de dezembro de 2018


Oba! Oba! Obama!...E sua bola de Cristal!

Por Fernando Padilha
Mês passado Obama revelou algo que para muitos pode ser chocante: Ele não tem uma bola de cristal!! Sim, meu caro leitor, ele não prevê o futuro, porém tudo que ele faz interfere no nosso futuro! No final do mês passado ele lançou o projeto de reforma de seu sistema financeiro, o “A New Foundation”, uma série de regras e métodos de fiscalização, uma verdadeira lei seca para a economia.

A poesia transborda com a Crise!

Por Fernando Padilha
Tempos de crise, “eu voltava cansado como um rio” para casa, tentando achar poesia no que estamos passando, para tentar respirar um pouco de esperança. Não tem como imaginar porto sem Itajaí, ou Itajaí sem porto. Somos filhos desta terra e “quando morrer quero ficar, não contem aos meus inimigos, sepultado em minha cidade”

Em tempo de Crise NÃO dispense seu Funcionário!!!!

Por Fernando Padilha
Quem nunca ficou desempregado atire a primeira carteira de trabalho! As águas de março trouxeram 2 milhões de desempregados neste país, segundo o IBGE (que talvez não tenha incluído seus próprios empregados dispensados).

Ginástica Laboral

Por Fernando Padilha
Um programa de ginástica laboral (GL) pode ser ministrado em qualquer empresa com o objetivo de melhorar a produtividade, a ergonomia e a qualidade de vida dos empregados.

Tá Estressado? Vá Trabalhar!

Por Fernando Padilha
A primeira vista o título dessa coluna parece um pouco fora do comum, mas ao final desta coluna tudo fará sentido! Isto porque vivemos em um mundo onde a saúde mental e física dos empregados das empresas tem um impacto grandioso na performance dos negócios e na produção, além disto trabalhar não deveria ser um sinônimo cultural de Stress.

O lado Ruim de um Mundo Globalizado

Por Fernando Padilha
Por onde começar para falar mal de um mundo globalizado? São tantas as possibilidades! Nada melhor que começar com o nosso continente, na América Latina, onde cem crianças morrem de fome ou de doença curável a cada 60 segundos. Filhos de mão-de-obra gratuita e ainda em alguns casos são a própria mão-de-obra gratuita de grandes indústrias transnacionais.

Economia de Mercado x Democracia

Por Fernando Padilha
A economia de mercado e a democracia são opostos e como as leis da física os opostos se atraem. Porém é um erro acreditar que ambos andam juntos de mãos dadas, sorrindo e correndo em disparada ao progresso.

Eta Trem Bão!!!

Por Fernando Padilha
Devido a Revolução Industrial aumentou-se consideravelmente o contingente e a demanda de mercadorias industrializadas que deveriam em um prazo curto e de forma eficaz serem entregues aos compradores para o seu eventual comércio. Sendo assim, por volta de 1825 iniciou-se na Inglaterra uma tentativa de transporte que além de eficiente e econômica tivesse os riscos reduzidos. Então o engenheiro inglês George Stephenson., diante desta necessidade, utilizou a máquina a vapor que revolucionou a produção industrial e construiu o “Locomotion”, sendo considerado o inventor da locomotiva.

Culinária Internacional - Fast Food Russo

Por Fernando Padilha
Praça Pushkin, Moscou, o ano era 1990, uma data histórica para o mundo, e na minha opinião tão importante para a renovação das relações internacionais como a queda do muro de Berlim um ano antes. Na antiga região onde antes as fronteiras defendiam a já transformada e suprimida União Soviética, onde preponderaram os ditames de Stalin e Lênin, onde foi palco de genocídios e atrozes crimes em prol do regime soviético... em janeiro de 1990, abria o primeiro McDonald's na Rússia, e acreditem, os russos fizeram fila!

MERCOSUL e ISRAEL: Muy Amigos?

Por Fernando Padilha
Desde 2005 tenta-se firmar um acordo bilateral entre o Mercosul e o Estado de Israel. As propostas causam controversas devido as concessões mútuas e aos produtos que serão comercializados, além claro, do posicionamento político.

Soy CIDADÃO Latino Americano...e nunca me engano!*

Por Fernando Padilha
Qual o maior presente que poderíamos ganhar nesse Natal? A melhor resposta seria a cidadania do Mercado Comum do Sul (Mercosul)! Mas assim como Papai Noel, ela ainda não existe! A idéia é simples, mas seus efeitos são complexos. Imagine uma legislação mais conjunta entre os quatro países membros diretos do Mercosul: a Argentina, o Brasil, o Paraguai , o Uruguai e a Venezuela (em ordem alfabética e não de importância).

Uma visão Alternativa - A Família do Capitalismo

Por Fernando Padilha
O pai do Capitalismo foi o Carvão Mineral e a mãe foi a Indústria. Chamá-los de avós da globalização seria uma teoria interessante, mas eu vejo mais como uma herança. Tudo aconteceu com a ovelha negra e revolucionária dos minerais, o Carvão Mineral!! Ele foi o estopim para uma nova era, e isso porque começou a interagir com a produção industrial (ou com o que consideravam ser uma produção industrial), desde então como num negócio de família, os processos produtivos se difundiram em larga escala e novas energias foram utilizadas, principalmente quando o Carvão Mineral ganhou mais um irmão, que acabou virando o tio do Capitalismo e dando um empurrãozinho na carreira dele, esse tio é a chamada Energia Elétrica.

O Fenômeno Chíndia

Por Fernando Padilha
Para muitos pode parecer estranho o título desta coluna, mas quando o assunto é tecnologia da informação ela é a sigla mais usada nos tempos contemporâneos. É basicamente a união da China e da Índia para competir com o ocidente no quesito tecnologia da informação.

Super Simples Ativar

Por Fernando Padilha
Segundo a lenda, o tributo nasceu em Roma, no século XV, já para alguns historiadores ele nasceu nesse mesmo período mas na Inglaterra, o fato é que ele nasceu na Europa. Acredito que eles descobriram o que criaram, porque registros da época mencionam que o próprio Parlamento Inglês mandou queimar todos os documentos que tinham alguma ligação com o primeiro imposto criado. Mas, a tentativa de destruir todos os documentos não adiantou e a fumaça formada se espalhou pelo mundo.

As 3 etapas de um encontro entre 8

Por Fernando Padilha
Parte I - Kosovo

Começo, Fim e Meio Ambiente

Por Fernando Padilha
Mês de janeiro se comemora o verão, no mês de fevereiro o carnaval, em abril a inconfidência mineira, maio é o mês das noivas e junho se comemora o dia Mundial do Meio Ambiente, mais precisamente em 05 de junho. Mas diferente de outras datas comemorativas, não aconteceu nenhuma catástrofe ambiental nesta data, a escolha foi em virtude da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (CNUMAH), em Estocolmo na Suécia, no ano de 1972.

Exclusão Social X Mercado Externo

Por Fernando Padilha
Na escala evolutiva do Etanol o Brasil é, sem dúvida, o país mais adiantado tecnologicamente, seguido como uma sombra pelos EUA. Outros países também podem configurar esta lista, como é o caso de nossos hermanos Argentinos.

“O síndico da Rua América Latina” (*)

Por Fernando Padilha
Até breve colega Bush!!! E assim foi embora o presidente norte-americano. Mas afinal o que ele queria mesmo???? Será que queria cumprir com sua campanha eleitoral em 2001 de “priorizar a América Latina”? Talvez tenha sido apenas para dar uma refrescada nas idéias, uma voltinha pelos lados abaixo da linha do equador!

Dia de Clássico

Por Fernando Padilha
Todos se preocupam com a guerra no Iraque, com o envolvimento do Irã, com a capacidade nuclear da Coréia e as desavenças de Israel, mas se esquecem de um lugar onde a guerra não acabou e que em breve sofrerá mudanças profundas.

Como soltar pipa com a linha do Equador

Por Fernando Padilha
Para quem pensou que o vírus socialista foi erradicado, saibam que ele está voltando e com força total. Vários casos de epidemia estão sendo registrados na América do Sul. Mês passado no Equador tomou posse o primeiro presidente de esquerda equatoriano desde 1979, o economista Rafael Correa.

Entenda a Crise da Carne em Três Atos

Por Fernando Padilha
Primeiro Ato – Pantomima

Guia Básico da Abertura Financeira Chinesa - em V etapas

Por Fernando Padilha
Em 2001 a China entrou para a Organização Mundial do Comércio e foi estipulado o prazo de cinco anos para a abertura financeira de seu mercado. Sendo assim, para entender melhor as mudanças que irão ocorrer, foram levantados cinco pontos que ajudarão o leitor a imaginar o que nos espera nos próximos meses.

Gasbol – O Jogo do Ano

Por Fernando Padilha
O Gasbol (Gasoduto Brasil Bolívia), que pela nomenclatura parece se referir a algum campeonato amador de futebol, é o fruto de um sonho que se iniciou na era Collor em 1990, quando visualizou-se que apenas a energia petrolífica e hidráulica não suportariam a demanda futura, o que profeticamente ocorreu com o famoso "apagão".
Autor:

Fernando Padilha

O autor é consultor na área de Direito Mineral e pós-graduado em Direito Internacional Público e Privado.

Colunistas

Caio César Ferrari Santângelo
Carlos Augusto Silveira
Cláudio Gustavo Daudt
Eclésio Silva
Fernando Padilha
Gregory Petter dos Santos
Joana Stelzer
Manoel Antonio dos Santos
Osvaldo Agripino de Castro Jr.
Carlos Fernando Priess
Rafael Melo
Roberto Roche
Roberto Veiga
Romeu Zarske de Mello
Odilon Fehlauer
Outros
Alexandre Gonçalves da Rocha
Celso Amorin
Bruno Tussi
Milton Lourenço
Dalva Santana
Antonio Corrêa de Lacerda
Kennedy Alencar
Roberto Rodrigues
Marcos Cintra
José Manuel Meireles
Sandro Tavares
Renan Schaefer Andrade
Ira Sobreira
José Zeferino Pedrozo
Bruno Queija
Pedra Santana Alves
Emerson Luiz Andrade
Rodrigo da Rocha Loures
Luiz Carlos Mendonça de Barros
Rogério Mori
Sebas van den Ende
Lilian Taborda
Simone Costa
Dalmir Sant’Anna
Edneia Pinto Moura
Ricardo Irineu da Silva
Paulo Araújo
Prof. Menegatti
Luiz Carlos da Silva Flores
Paulo Felicioni
Carlos Olla
Fabrício Fassina
Mauro Kahn & Pedro Nóbrega
Simone Ferreira
Rafael Silvério
Luiz Carlos Furtado Neves
Maysa Cristina Fischer
Moysés Borges Furtado Neto
Márcio de Freitas
Robson Zanetti
Marcelo Salmaso
Wagner Campos
Soeli de Oliveira
Marcos Antonio Ribeiro Andrade
Rafaela Moreira
Miguel Nozar
Edson De Paula
Rudson Borges
Tom Coelho
Sonia Jordão
Marizete Furbino
Marcelo Braga
Saul Brandalise Júnior
Helio Rebello
Mauro Lourenço Dias
Moris Kohl
Marcus Eduardo de Oliveira
Luiz Henrique da Silveira
Luiz Carlos Pauli
Marcos Luthero
Marcos Luthero
Manteli Wilen
Derly Massaud de Anunciação
Janaina Paes de Farias
Denilson Roberto Kasteller
Mariana Brizotto
Mário Lanznaster
Marcelo Murin
Orlando Oda
Vagner Miranda
Dane Avanzi
Marcos Morita
Daniel Gobbi Costa
Cassio Vieceli
Leonardo Flock
Renan Rossi Diez
Adelto Gonçalves
Marcos Antonio Zordan
© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt