
Nos dias 24 e 25 de outubro, São Paulo será palco do B20 Summit Brasil, evento de encerramento do principal fórum do setor privado do G20, o grupo das maiores economias do mundo. A plenária reunirá líderes empresariais e autoridades do Brasil e dos países que compõem o G20 para apresentar e discutir as 24 recomendações do Business 20 (B20) construídas em consenso pelas oito forças-tarefas sob o comando brasileiro. A expectativa atrair 1,5 mil pessoas nos dois dias de evento.
A abertura acontece na quinta-feira (24), e será feita por Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Dan Ioschpe, chair do B20 Brasil; Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); Felipe Hees, sous-sherpa do G20; e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
A programação do B20 Summit Brasil reunirá líderes empresariais que encabeçaram as forças-tarefas do fórum do setor privado: Ricardo Mussa, CEO da Raízen; Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer; Gilberto Tomazoni, CEO da JBS; Fernando de Rizzo, CEO da Tupy; Paula Bellizia, VP Latam da AWS Services; Luciana Ribeiro, sócia-fundadora da EB Capital; Walter Schalka, membro do Conselho da Suzano; e Claudia Sender, executiva que faz parte de conselhos empresariais.
A plenária realizará uma série de debates sobre temas centrais da presidência brasileira do G20, como o combate à fome e à pobreza, e a promoção de uma transição energética justa.
Painéis contarão com ministros de Estado e grandes nomes do setor privado
No primeiro dia de programação (24), Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial; Jacqueline Mugo, presidente da Organização Internacional dos Empregadores (OIE); e Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza (Magalu) e do Grupo Mulheres do Brasil, vão discorrer sobre os desafios do governo e das empresas em adequar o mercado de trabalho e preparar profissionais para lidar com tendências tecnológicas e mudanças climáticas.
O segundo painel terá a participação de Jon M. Huntsman, Jr., vice-chairman e presidente para Crescimento Estratégico da Mastercard, e de Livia Chanes, CEO do Nubank Brasil, em que abordarão o papel do setor privado no crescimento sustentável e inclusivo. Ainda no primeiro dia, o painel Jornada de IA: enfrentando desafios e acelerando a produtividade discutirá como repensar a formulação de políticas e as práticas de negócios considerando os desafios e oportunidades criadas a partir da difusão da inteligência artificial. Angel Melguizo, conselheiro sênior em Economia Digital da UNESCO; Fariba Wells, vice-presidente de Assuntos e Políticas Governamentais Globais da Kyndryl; Marco Stefanini, CEO Global e fundador da Stefanini IT Solutions;e Fábio Coelho, presidente, Google Brasil, conduzem a o debate.
Para fechar o primeiro dia da plenária do B20, Jean-Pierre Clamadieu, presidente do Conselho Global de Administração da ENGIE; Leticia Andrade, vice-presidente de Energia Renovável Brasil da Equinor; Musaab Al Mulla, vice-presidente de Energia e Insights Econômicos da Saudi Aramco; e Patricia Espinosa Cantellan, sócio-fundador & CEO da onepoint5 participam do painel Impulsionando o Futuro rumo a uma transição net-zero justa, no qual explorarão como garantir a transição energética de forma sustentável, segura e economicamente viável.
Segundo dia discutirá legado do Brasil e terá ministros do Comércio de países do G20
O segundo e último dia de evento (25) começa com painel sobre o papel do comércio internacional na promoção de prosperidade e no combate à fome. Participam Busi Mabusa, presidente do Conselho da Corporação de Desenvolvimento Industrial (IDC); Mario Lubetkin, diretor-geral assistente e representante regional para a América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO); Marion Jansen, diretora de Comércio e Agricultura da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); e Ricardo Cappelli, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Em seguida, o presidente da CNI, Ricardo Alban, se junta ao vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; e a Dan Ioshpe, chair do B20 Brasil para avaliar avanços e desafios da primeira presidência brasileira do G20.
Desde janeiro de 2024, o B20 se dividiu em oito-forças tarefas, reunindo 1200 representantes empresariais dos países do grupo, para consolidar recomendações do setor privado em áreas estratégicas, como comércio, finanças, infraestrutura, educação e trabalho; transição energética, transformação digital, compliance, sistemas alimentares e agricultura e diversidade e inclusão nos negócios..
Os resultados de quase um ano de trabalho serão tema de painel que reunirá os líderes empresariais brasileiros que encabeçaram cada uma das forças-tarefas: Fernando De Rizzo, CEO da Tupy; Francisco G. Neto, CEO e presidente da Embraer; Gilberto Tomazoni, CEO da JBS; Luciana Ribeiro, sócia-fundadora eB Capital; Paula Bellizia, vice-presidente LATAM da Amazon Web Services; Reinaldo Goto, diretor-executivo de Conformidade da BRF, representando a chair Claudia Sender; Ricardo Mussa, CEO da Raízen e Walter Schalka, conselheiro da Suzano.
Finalizando o segundo dia de plenária, a sessão de Ministros de Comércio do G20 vai trazer percepções sobre o trabalho realizado durante o G20 Brasil e as expectativas para o futuro. Os últimos debates do dia serão o painel Garantindo a continuidade do B20: a jornada para a África do Sul e adiante, com participação de Dan Ioschpe, Chair do B20 Brasil, Chandrajit Banerjee, Diretor Geral da Confederação da Indústria Indiana (CII), Mxolisi Mgojo, Chair do B20 África do Sul e Suzanne P. Clark, Presidente e CEO da Câmara de Comércio dos EUA.
Fechando o último dia de evento, Constanza Negri, sherpa do B20 junto com Cas Coovadia, sherpa do B20 África do Sul, vão apresentar as 7 iniciativas de legado lançadas pela gestão brasileira à frente do fórum empresarial.
A programação completa do B20 Summit Brasil pode ser acessada no site oficial do evento: B20 Brasil Summit 2024.
O B20 Summit Brasil será realizado no Clube Monte Líbano, em São Paulo, e tem o patrocínio da Sabic, Aramco, Equinor, Mastercard, JBS, Vrio-Sky, ABDI e Finep, além do apoio institucional do Sebrae e do Conselho do SESI.
Foto: Jonatã Rocha / SecomGOVSC
A abertura oficial da 32ª Fenajeep, na noite desta quarta-feira, 3, em Brusque, foi marcada por anúncios do Governo de Santa Catarina para a mobilidade e a segurança viária do Vale do Itajaí. Durante a solenidade, o governador Jorginho Mello inaugurou as obras de revitalização da SC-486 (Rodovia Antônio Heil), entre Itajaí e Brusque, e autorizou o aumento do limite de velocidade de 80 km/h para 100 km/h em um trecho da rodovia, após a conclusão de estudos técnicos realizados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE).
As obras de revitalização contemplaram os 47,7 quilômetros da rodovia duplicada, com investimento de R$ 12,4 milhões. Os trabalhos incluíram recuperação estrutural do pavimento, fresagem e recomposição de trechos danificados, aplicação de nova capa asfáltica, melhorias na drenagem, limpeza da plataforma da rodovia e implantação de nova sinalização vertical e horizontal.
O governador ainda autorizou o aumento do limite de velocidade no trecho compreendido entre os quilômetros 13,753 e 20 da SC-486, em Brusque. A medida foi embasada por estudos técnicos e busca adequar a velocidade às condições atuais da via, garantindo mais fluidez ao tráfego com segurança.
“Estamos entregando uma rodovia mais segura, mais moderna e preparada para atender quem trabalha, produz e precisa se deslocar todos os dias. Investimos na recuperação do pavimento, melhoramos a sinalização e agora autorizamos a ampliação da velocidade em um trecho que recebeu avaliação técnica criteriosa. Era um pedido da comunidade que a gente tá conseguindo atender pra melhorar a vida das pessoas e impulsionar o desenvolvimento da região”, destacou o governador Jorginho Mello.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, esclarece que os usuários já poderão utilizar o trecho com os novos parâmetros em vigor. “A partir desta quinta-feira, os motoristas já podem transitar pelo trecho no novo limite de velocidade e nas próximas semanas a SIE fará a troca da sinalização vertical. Vale ressaltar que o restante do trajeto permanece com os limites de velocidade inalterados, para garantir a segurança nos pontos de intenso movimento urbano”, alerta.
O prefeito de Brusque, André Vechi, ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e os municípios para viabilizar investimentos estruturantes. “A revitalização da Antônio Heil era uma demanda importante para toda a região. Essa parceria com o Governo do Estado permite que obras aguardadas pela população saiam do papel e tragam mais segurança, mobilidade e desenvolvimento para Brusque e cidades vizinhas”, afirmou.
Fenajeep movimenta turismo, economia e tradição off-road
Os anúncios do Governo do Estado ocorreram durante a cerimônia de abertura da 32ª Festa Nacional do Jeep (Fenajeep), considerada o maior evento off-road da América Latina. Realizada pelo Brusque Jeep Clube, a programação segue até domingo, 7 de junho, reunindo competidores, expositores e milhares de visitantes de diversas regiões do Brasil e de países vizinhos.
Ao longo dos próximos dias, Brusque se transforma na Capital Nacional do Jeep, sediando provas de velocidade, desafios off-road e atrações voltadas ao universo 4×4. Além do espetáculo esportivo, a Fenajeep tem forte impacto econômico, movimentando hotéis, restaurantes, comércio e diversos segmentos de serviços.
“O sucesso da Fenajeep mostra a força de Brusque e de Santa Catarina. É um evento que projeta o município e o nosso estado para todo o país, atrai turistas, gera emprego, movimenta a economia e fortalece um setor que tem tradição no nosso estado. Tenho orgulho de ver Santa Catarina sediando um evento dessa dimensão”, finalizou o governador.


O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), descartou qualquer possibilidade de votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a jornada de trabalho 6x1 direto no plenário. Ele garantiu que a matéria passará por todas as comissões da Casa antes de qualquer análise definitiva.Em pronunciamento, Alcolumbre reforçou que o Senado fará uma avaliação própria do texto vindo da Câmara, rejeitando pressões para acelerar o processo. "Não podemos ser uma Casa carimbadora", pontuou.Os próximos passos no Senado:
Debate na CCJ: Uma reunião com o senador Otto Alencar, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, avaliará os rumos do projeto.Comissões especiais: Há pedidos de senadores para a criação de colegiados específicos para debater a proposta.Diálogo com os setores: O presidente defendeu que o Senado ouça trabalhadores e empregadores antes de bater o martelo.Sem pressa: Alcolumbre criticou os ataques e cobranças que vem sofrendo para agilizar a pauta, afirmando que decidirá o cronograma no seu próprio tempo.
A reação da oposição:Enquanto o projeto principal aguarda o despacho da Presidência do Senado, a oposição já recolheu as 41 assinaturas necessárias para tramitar um texto alternativo. Essa contraproposta mantém a jornada atual de até 6 dias e 44 horas semanais, prevendo que novos modelos sejam negociados diretamente entre patrão e empregado, sem a necessidade de sindicatos.Ao finalizar, Alcolumbre defendeu um "tempo razoável" para que os senadores possam aperfeiçoar o texto original de forma equilibrada.
Por Camila Vidal
A ampliação da participação dos microempreendedores individuais (MEI) no Contrata+Brasil esteve entre os principais temas discutidos nesta terça-feira (2), em Brasília, durante reunião entre o presidente do Sebrae Nacional, Rodrigo Soares, e o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Paulo Henrique Pereira.
A plataforma, criada para conectar órgãos públicos a prestadores de serviços de pequeno porte, já reúne cerca de 11 mil negócios cadastrados, mais de 6 mil oportunidades publicadas e vem ampliando o número de categorias atendidas, consolidando-se como uma das principais portas de acesso dos pequenos empreendedores ao mercado de compras governamentais.
Sebrae e MEMP discutiram uma estratégia nacional para ampliar o cadastramento de MEIs no Contrata+Brasil, com ações regionalizadas de mobilização e divulgação para expandir o alcance da ferramenta em todo o país.
Para Rodrigo Soares, a parceria entre Sebrae e MEMP será decisiva para ampliar as oportunidades para quem empreende. “Além da educação empreendedora, vamos trabalhar ainda mais fortemente na expansão do Contrata+Brasil. Também discutimos a aplicação da construção de soluções que gerem mais oportunidades, com menor custo, mais renda e mais cidadania para o país”, destacou o presidente do Sebrae.
O ministro Paulo Henrique Rodrigues Pereira ressaltou a importância da atuação do Sebrae no fortalecimento do empreendedorismo brasileiro e reforçou a parceria entre as instituições.
Outro tema discutido no encontro foi o projeto-piloto Pé no Futuro, que visa a formação de jovens empreendedores por meio de mentoria, capacitação e acesso a investimentos. A proposta tem potencial para alcançar até 500 mil pessoas em todo o país.
Pelo Sebrae Nacional, participaram da reunião representantes do Conselho Deliberativo Nacional, do Gabinete da Presidência, da Diretoria Técnica e das Unidades de Políticas Públicas e de Competitividade. A comitiva do MEMP contou com a presença do secretário nacional de Ambiente de Negócios, Maurício Juvenal, além de assessores técnicos da pasta.
Mais sobre o Contrata+Brasil
Lançado em 2025, a plataforma Contrata+Brasil conecta órgãos públicos a prestadores de serviços de pequeno porte em 107 categorias, incluindo atividades incorporadas recentemente, como costura, borracharia, mecânica e restauração de instrumentos musicais. Entre os serviços mais demandados estão pintura, reformas, assentamento de pisos, manutenção de telhados e sistemas de ar-condicionado.


A Praça do Cidadão recebeu mais de 70 pessoas presencialmente em busca de atendimento para negociar suas dívidas com a Prefeitura de Navegantes no primeiro dia do programa Recupera Navega. Descontos de até 100% em juros e multas estão atraindo os contribuintes que querem quitar seus débitos com o município.
Moisés Lauro Alves, que mora no Centro, aproveitou o primeiro dia para negociar sua dívida. “Eu vim aproveitar a oportunidade para acertar o que devo com a Prefeitura. Uma chance que temos de correr dos juros e pagar a conta em dia”, disse.
A aposentada Denise Argenton também viu uma oportunidade de colocar os débitos em dia.
“Eu deixei de pagar os anos que ficaram para trás devido eu ser pensionista e não ter condições e agora, com esse juro reduzido, será muito melhor e poderei quitar minha dívida”.
O Recupera Navega segue até o dia 1º de dezembro. O município oferece três oportunidades de pagamento, entre eles cota única: quem quitar os débitos à vista entre 1º e 30 de junho terá anistia total (100%) das penalidades moratórias. Já para os pagamentos efetuados até 31 de julho, o abatimento cai para 95%, além de opções de parcelamento em até 100 vezes, com descontos regressivos que variam de 90% a 20%, conforme o prazo escolhido.
O valor mínimo das parcelas é de R$ 300, mas para que os contribuintes possam aproveitar, será reduzido para R$100 no caso de pessoas físicas e microempresas.
“O Refis de Navegantes de 2026, o Recupera Navega, de fato, é um sucesso e é o Refis mais importante da história do município. O que nós conseguimos arrecadar agora, principalmente do ISS, irá impactar a arrecadação municipal pelos próximos 50 anos por causa da reforma tributária”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita, Thiago Piccoli.
Interessados em participar do Refis podem entrar em contato com a Procuradoria-Geral do Município pelo WhastApp (47) 99187-9941. Além disso, há a opção de buscar atendimento presencial na Praça do Cidadão (Av. Prefeito José Juvenal Mafra, 498, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Texto: Marília Cordeiro
Foto: Giliardi Marcos
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária para o mês de junho de 2026 será amarela. A decisão, que mantém a mesma cor aplicada em maio, foi divulgada pela agência reguladora.
O valor do acréscimo
Com a bandeira amarela, haverá um custo adicional de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. O sistema de bandeiras reflete os custos variáveis da geração de energia e é acionado quando as condições de produção se tornam menos favoráveis.
O motivo da decisão
A permanência da bandeira amarela se deve à combinação de fatores como a redução da geração hidrelétrica, o avanço do período seco e o consequente acionamento de usinas termelétricas, que produzem energia mais cara. Apesar dos bons volumes de chuva em algumas regiões, as projeções para os próximos meses indicam condições ainda desfavoráveis para a geração de energia limpa.
Contexto e dicas
A bandeira verde, que não tem custo extra, vigorou em janeiro, fevereiro, março e abril deste ano, refletindo as boas condições de geração no início do ano. Em maio, a bandeira já havia passado para amarela. Com a confirmação para junho, a tendência é que a conta de luz continue mais cara. Para economizar, a Aneel recomenda o uso consciente de energia, com dicas como substituir lâmpadas por modelos de LED, evitar banhos demorados e desconectar aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso.



