quarta, 01 de dezembro de 2021
29/06/2021

Santos Brasil opera 39 km de cabos de fibra ótica no TCG de Imbituba (SC)


O Terminal de Carga Geral (TCG) Imbituba (SC), administrado pela Santos Brasil, realizou na última semana uma operação de transferência de mais de 39 quilômetros de cabos de fibra ótica entre duas embarcações. A carga, que totalizou 1.450 toneladas, veio da Coreia do Sul e, depois da operação já finalizada, seguiu com destino a Florianópolis (SC).

A passagem de cabos foi totalmente automatizada por meio de dispositivos do navio sul-coreano Da Qing e da balsa C Tufão ZMAXX, fazendo com que a carga fosse encaminhada diretamente para o centro da balsa, onde o cabo ficou armazenado em forma de círculo.

Além de coordenar toda a comunicação junto ao Porto de Imbituba, comunidade portuária e órgãos intervenientes como Ministério da Agricultura e Receita Federal, a equipe da Santos Brasil fez a programação para atracação e preparo do comboio, além da operação com o portêiner do terminal, que movimentou geradores e equipamentos que integraram a carga entre as duas embarcações.

A operação, que levou cinco dias para ser realizada, é considerada complexa, uma vez que a transferência deve ser controlada metro a metro e a carga, posicionada de forma circular pela tripulação da balsa, sempre visando a segurança da embarcação. Para Danilo Ramos, Diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, o sucesso da operação se deve às condições operacionais seguras do porto de Imbituba para realização desse transbordo e à qualificação dos profissionais, exclusivamente dedicados à movimentação e armazenagem de cargas especiais como essa.

"A especialização na movimentação de cargas especiais é fundamental para o sucesso deste tipo de operação. A elaboração conjunta de um planejamento minucioso como esse reduz os riscos e contribui para o êxito da mesma", completa Danilo.

Sobre a Santos Brasil

A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R﹩ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.

Atua nacionalmente por meio dez terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos (SP), três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.

A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa; signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade; e faz parte do índice S&P/B3 ESG.



© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt