sexta, 12 de agosto de 2022
04/06/2021

APM Terminals realiza ações na Semana do Meio Ambiente


A Semana do Meio Ambiente foi comemorada do dia 01 a 05 de junho e APM Terminals Itajaí preparou diversas ações de conscientização a respeito da temática. Foram realizadas intervenções como comunicações sobre educação ambiental, coleta de materiais eletrônicos, doação de mudas para o incentivo ao plantio, entre outras iniciativas, promovidas em parceria com a Superintendência do Porto de Itajaí (SPI).

A campanha está alinhada ao Movimento ODS Santa Catarina, do qual a empresa é apoiadora desde 2019. Como apoiadora oficial, é feito referência a esta iniciativa em eventos internos, participa-se das cerimônias organizadas pelo movimento e é trabalhado de forma mais intensa o cumprimento dos objetivos.

No decorrer da semana foram enviados informes para os colaboradores via e-mail e WhatsApp explicando os processos de Gestão de Resíduos, Gestão de Emergências Ambientais Gestão de Água, SGA - Sistema de Gestão Ambiental realizados pela empresa.

Foram oferecidas também duas palestras de forma online, em parceria com a Superintendência da Autoridade Portuária de Itajaí (SPI). No primeiro diálogo foi tratado sobre a Agenda 2030: medidas locais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável global, realizado pela Coordenadora de Comunicação do Comitê Itajaí do Movimento ODS de Santa Catarina, Natália Pires. No segundo dia, o Professor Dr. Marcus Polette, que é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental na Univali, falou sobre os desafios do Desenvolvimento Sustentável no setor portuário.

Para incentivar o plantio e o cuidado com a natureza foram entregues mudas de árvores frutíferas de 20 espécies deferentes e suculentas para todos os colaboradores, Trabalhadores portuários avulsos, e funcionários da SPI, Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário Avulso (OGMO) e terceiros.  

Para Diogo Stupp, a realização de ações educativas é fundamental para ampliar a consciência das pessoas em torno das atitudes pessoais e coletivas. “Nosso Sistema de Gestão Ambiental é voltado para a adoção de práticas sustentáveis e prevenção da poluição. Entendemos que a busca pela melhora do desempenho ambiental depende da capacitação e conscientização dos nossos colaboradores”, destaca o Gerente de HSSE, Diogo Stupp. 

Durante a semana foram disponibilizados dois pontos de coleta de materiais eletrônicos localizados no prédio administrativo da APM Terminals e no prédio da Superintendência do Porto de Itajaí.

Para trazer a temática de um a forma mais divertida e lúdica foi lançado um quiz de conhecimentos gerais sobre Sustentabilidade. As 20 perguntas levavam temáticas como uso consciente da água e energia, descarte de resíduos, recursos naturais, normas ambientais, entre outros temas. Como prêmio foram entregues kits com bolsa ecológica, copo de Fibra de Bambu e Kit de Talheres de Bambu.

APM Terminals firma parceria com a Secretaria de Educação de Itajaí na Semana do Meio ambiente

Também em alusão a Semana do Meio ambiente e como uma extensão das ações realizadas na empresa, a APM Terminals firmou uma parceria com a Secretaria de Educação de Itajaí. Como ação inicial, foi realizado no dia 01/06 a troca do uso de copos descartáveis por garrafinhas permanentes doadas pela empresa.

“Este foi o primeiro passo, no futuro a empresa pretende desenvolver um programa de Educação ambiental e coleta de resíduos eletrônicos nas escolas do Município”, explica Diogo.



Blog

Países do ‘BRICS’ debatem como alavancar qualificação para indústria 4.0

A qualificação de profissionais para ocupações cada vez mais tecnológicas é foco dos trabalhos de um grupo de especialistas do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o chamado BRICS. A participação brasileira é liderada pela Confederação Nacional da Indústria, por meio do SENAI, a partir de indicação dos ministérios da Casa Civil e da Educação. O objetivo é criar estratégias para promover a capacitação padronizada entre os países.

“Somos reconhecidos por aliar a teoria e a prática. As discussões que estão em curso no grupo formado pelos países do BRICS vêm sendo amplamente abordadas em nossas formações. Não é uma agenda apenas de entidades privadas, ela exige políticas públicas mais robustas, com respaldo técnico e competência para guiar os debates”, destaca o diretor-regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira.

São oito grupos de trabalho, sendo um deles voltado para as áreas de inteligência artificial, machine learning e big data, coordenado pelo professor Valério Junior Piana, do Centro Universitário do SENAI em Chapecó. “Os grupos debatem temas como a falta de profissionais qualificados para atuar com as tecnologias da indústria 4.0 e as habilidades fundamentais para o futuro do trabalho, não apenas na indústria, mas também em outras áreas”, afirma Piana. “Estamos focando nas ocupações mais tecnológicas e o que fazer diante da falta de profissionais”, acrescenta.

Piana, que no SENAI coordena os cursos de graduação e pós-graduação em TI, cita, principalmente, a falta de profissionais qualificados na área de tecnologia para atuar com programação, automação e outros setores. O grupo de trabalho do BRICS atua com base no relatório do Fórum Econômico Mundial, que elenca habilidades que as pessoas precisam ter ou desenvolver, como criatividade, solução de problemas complexos, trabalho em equipe, entre outras, incluindo as habilidades e conhecimentos técnicos.

O grupo está elaborando uma proposta de esforço conjunto dos países para capacitar a força de trabalho. “Algumas alternativas que estamos sugerindo são a implementação de laboratórios-modelo, equipados para desenvolver as capacidades necessárias para o mundo do trabalho, e cursos de graduação e pós-graduação com currículos padronizados entre os países”, relata Piana.

O SENAI é referência mundial em qualidade de ensino. Capacita os trabalhadores da indústria por meio de educação profissional e superior, consultorias especializadas e serviços de inovação voltados ao desenvolvimento e à competitividade industrial. A instituição está presente em todos os estados brasileiros.

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt