segunda, 06 de dezembro de 2021
04/06/2021

APM Terminals realiza ações na Semana do Meio Ambiente


A Semana do Meio Ambiente foi comemorada do dia 01 a 05 de junho e APM Terminals Itajaí preparou diversas ações de conscientização a respeito da temática. Foram realizadas intervenções como comunicações sobre educação ambiental, coleta de materiais eletrônicos, doação de mudas para o incentivo ao plantio, entre outras iniciativas, promovidas em parceria com a Superintendência do Porto de Itajaí (SPI).

A campanha está alinhada ao Movimento ODS Santa Catarina, do qual a empresa é apoiadora desde 2019. Como apoiadora oficial, é feito referência a esta iniciativa em eventos internos, participa-se das cerimônias organizadas pelo movimento e é trabalhado de forma mais intensa o cumprimento dos objetivos.

No decorrer da semana foram enviados informes para os colaboradores via e-mail e WhatsApp explicando os processos de Gestão de Resíduos, Gestão de Emergências Ambientais Gestão de Água, SGA - Sistema de Gestão Ambiental realizados pela empresa.

Foram oferecidas também duas palestras de forma online, em parceria com a Superintendência da Autoridade Portuária de Itajaí (SPI). No primeiro diálogo foi tratado sobre a Agenda 2030: medidas locais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável global, realizado pela Coordenadora de Comunicação do Comitê Itajaí do Movimento ODS de Santa Catarina, Natália Pires. No segundo dia, o Professor Dr. Marcus Polette, que é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental na Univali, falou sobre os desafios do Desenvolvimento Sustentável no setor portuário.

Para incentivar o plantio e o cuidado com a natureza foram entregues mudas de árvores frutíferas de 20 espécies deferentes e suculentas para todos os colaboradores, Trabalhadores portuários avulsos, e funcionários da SPI, Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário Avulso (OGMO) e terceiros.  

Para Diogo Stupp, a realização de ações educativas é fundamental para ampliar a consciência das pessoas em torno das atitudes pessoais e coletivas. “Nosso Sistema de Gestão Ambiental é voltado para a adoção de práticas sustentáveis e prevenção da poluição. Entendemos que a busca pela melhora do desempenho ambiental depende da capacitação e conscientização dos nossos colaboradores”, destaca o Gerente de HSSE, Diogo Stupp. 

Durante a semana foram disponibilizados dois pontos de coleta de materiais eletrônicos localizados no prédio administrativo da APM Terminals e no prédio da Superintendência do Porto de Itajaí.

Para trazer a temática de um a forma mais divertida e lúdica foi lançado um quiz de conhecimentos gerais sobre Sustentabilidade. As 20 perguntas levavam temáticas como uso consciente da água e energia, descarte de resíduos, recursos naturais, normas ambientais, entre outros temas. Como prêmio foram entregues kits com bolsa ecológica, copo de Fibra de Bambu e Kit de Talheres de Bambu.

APM Terminals firma parceria com a Secretaria de Educação de Itajaí na Semana do Meio ambiente

Também em alusão a Semana do Meio ambiente e como uma extensão das ações realizadas na empresa, a APM Terminals firmou uma parceria com a Secretaria de Educação de Itajaí. Como ação inicial, foi realizado no dia 01/06 a troca do uso de copos descartáveis por garrafinhas permanentes doadas pela empresa.

“Este foi o primeiro passo, no futuro a empresa pretende desenvolver um programa de Educação ambiental e coleta de resíduos eletrônicos nas escolas do Município”, explica Diogo.



© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt