sexta, 12 de agosto de 2022
25/05/2021

SENAI promove competição de cibersegurança Capture the Flag


Que tal participar de uma competição virtual e concorrer a um curso avançado de cibersegurança de graça? Entre os dias 1º e 3 de junho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) promove o Desafio Cyber Capture the Flag (CTF). Os participantes serão divididos em dois times, que, por meio de movimentos de ataque e defesa no simulador, devem capturar o maior número de bandeiras.

Para isso, os interessados precisam ter conhecimentos e prática de utilização de sistemas operacionais baseados em Linux em nível intermediário e conhecimentos dos fundamentos de redes de computadores (protocolo IP, firewall, roteadores etc.). As inscrições estão abertas na Loja Mundo SENAI ao valor de R$ 100. 

O torneio é totalmente on-line e dividido em duas etapas: as eliminatórias nos dias 1° e 2 de junho, a partir das 18h; e a final no dia 3, no mesmo horário. O time precisa responder a perguntas ou realizar tarefas de segurança, as chamadas “flags”. No início da batalha, cada grupo recebe uma quantidade de moedas digitais que podem ser gastas para obter dicas. Ao final, eles são classificados pelo maior número de bandeiras capturadas e pela maior quantidade de moedas que ainda tiverem.

Os cinco integrantes do time vencedor do desafio terão 100% de desconto na matrícula do curso prático Simulação Hiper-realista de Ataques Cibernéticos, cujo valor atual é de R$ 2.560. O Cyber CTF é uma experiência competitiva para os hackers éticos colocarem em prática suas habilidades técnicas de segurança cibernética e que poderá ser demonstrada com o certificado de participação que será fornecido para todos os competidores. 

Serão apenas 40 vagas, então garanta a sua!

Desafio Cyber CTF - Capture the Flag - SENAI

Quando: 1º a 3 de junho, de 18h às 22h 
InscriçõesLoja Mundo SENAI
Prêmio: curso prático Simulação Hiper-realista de Ataques Cibernéticos
Público-alvo:
- Profissionais que trabalham na área de TI;
- Alunos e ex-alunos de cursos da área de TI de nível técnico e de nível superior.

Curso hiper-realista de ataques cibernéticos

O curso de aperfeiçoamento do SENAI foi desenvolvido com metodologia focada no trabalho em equipe, em habilidades de liderança e comunicação, além de conhecimento técnico de segurança cibernética. É totalmente on-line e prático, com exercícios imersivos e interativos.

Os cenários virtuais complexos simulam os incidentes cibernéticos que, cada vez mais, fazem parte da rotina das empresas. Em cada situação-problema dentro do simulador, os alunos são desafiados a identificar e bloquear o ataque, minimizar os danos ocasionados e implantar as ações de defesa.

“Um ataque cibernético não só impacta a reputação da empresa, como também pode ocasionar perda de informações e de receitas, prejuízos operacionais com a paralisação dos serviços e ainda sanções legais e administrativas. Ter profissionais capacitados é um dos principais fatores que contribuem para a prevenção e uma resposta rápida aos ataques”, ressalta o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

Desde que lançou cinco academias de segurança cibernética, localizadas em Brasília (DF), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Londrina (PR) e Porto Alegre (RS) em dezembro do ano passado, o SENAI tem ampliado a oferta de cursos e a prestação de serviços, como consultorias, para indústrias e a sociedade em geral.



Blog

Compra de euro em espécie ultrapassa dólar pelo segundo mês seguido no Itaú Unibanco

A aproximação da cotação do dólar e do euro, que chegou à paridade entre as duas moedas pela primeira vez em 20 anos em julho deste ano, levou a uma mudança de comportamento entre os brasileiros que compram moeda estrangeira em espécie. Pelo segundo mês consecutivo, a venda de euro em espécie superou a do dólar no Itaú Unibanco, com a moeda europeia representando 55% do total comprado pelos clientes pessoa física do banco durante julho.

 

“Na série histórica, o dólar representa em média 65% do total de moeda estrangeira em espécie vendida pelo Itaú aos seus clientes. Começamos a ver esse movimento de aproximação do euro em maio deste ano, quando ambas as moedas tiveram quase que o mesmo montante vendido no mês; em junho, o euro já passou a ser mais procurado, movimento que se ampliou no último mês e que já observamos como tendência neste mês -- na primeira semana de agosto, o euro segue superando o dólar nas vendas para clientes”, explica Gabriel Rombenso, superintendente de Câmbio do Itaú Unibanco.

 

A procura pelas duas moedas em espécie cresceu bastante este ano no Itaú, alcançando pico em março e superando o total comercializado no mesmo período de 2019, pré-pandemia. Clientes Itaú podem realizar a compra de moeda estrangeira via app, garantindo a taxa de câmbio no momento da transação, e efetuar a retirada de dólar e euro em espécie nos caixas exclusivos do Banco24Horas Moeda Estrangeira e na rede de agências Itaú habilitadas.

BOSS, da Hugo Boss irá abrir sua primeira loja em Santa Catarina

Conhecida por sua elegância e precisão, o grupo Hugo Boss chega à Santa Catarina com a primeira loja da BOSS, no Balneário Shopping. A abertura está prevista para o mês de outubro. É a 29ª loja no Brasil do grupo, e será aberta em um dos pontos mais badalados da América Latina, em Balneário Camboriú.  “A chegada da BOSS, principal marca do grupo Hugo Boss, ao mix do Balneário Shopping traz ainda mais sofisticação, qualidade e exclusividades para os clientes”, comenta Elizângela Cardoso, superintendente do Balneário Shopping.  
 
Pertencente ao grupo Hugo Boss, a BOSS expandiu além dos limites da alfaiataria para oferecer uma gama completa de roupas casuais, bodywear, acessórios e athleisure que formam um guarda-roupa completo. A variedade de produtos inclui produtos licenciados, como fragrâncias, óculos, relógios e roupas infantis.
 
Parte da nova geração de lojas da BOSS, a loja no Balneário Shopping tem como foco principal a criação de uma atmosfera convidativa para fazer o cliente sentir-se em casa. Isso é transmitido por meio de materiais arquitetônicos mais quentes como armários em madeira, assentos confortáveis, assim como o piso de granito. Tudo seguindo a nova identidade visual da marca, que conta com as cores branco, preto e camel, sendo destaques no contraste visual.

Novidades no mix do Balneário Shopping

Também estão chegando no próximo mês, no Balneário Shopping, as primeiras lojas da Ray-Ban e Sephora, em Santa Catarina. Além das marcas inéditas no estado também irão abrir suas lojas no mix do shopping a Oakley, Body for Sure, Quiksilver, Luiza Barcelos, Life by Vivara e Paquetá Esportes. “Estamos sempre buscando marcas que tragam as tendências e tenham qualidade para o mix do Balneário Shopping”, conta Elizângela Cardoso.    

Países do ‘BRICS’ debatem como alavancar qualificação para indústria 4.0

A qualificação de profissionais para ocupações cada vez mais tecnológicas é foco dos trabalhos de um grupo de especialistas do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o chamado BRICS. A participação brasileira é liderada pela Confederação Nacional da Indústria, por meio do SENAI, a partir de indicação dos ministérios da Casa Civil e da Educação. O objetivo é criar estratégias para promover a capacitação padronizada entre os países.

“Somos reconhecidos por aliar a teoria e a prática. As discussões que estão em curso no grupo formado pelos países do BRICS vêm sendo amplamente abordadas em nossas formações. Não é uma agenda apenas de entidades privadas, ela exige políticas públicas mais robustas, com respaldo técnico e competência para guiar os debates”, destaca o diretor-regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira.

São oito grupos de trabalho, sendo um deles voltado para as áreas de inteligência artificial, machine learning e big data, coordenado pelo professor Valério Junior Piana, do Centro Universitário do SENAI em Chapecó. “Os grupos debatem temas como a falta de profissionais qualificados para atuar com as tecnologias da indústria 4.0 e as habilidades fundamentais para o futuro do trabalho, não apenas na indústria, mas também em outras áreas”, afirma Piana. “Estamos focando nas ocupações mais tecnológicas e o que fazer diante da falta de profissionais”, acrescenta.

Piana, que no SENAI coordena os cursos de graduação e pós-graduação em TI, cita, principalmente, a falta de profissionais qualificados na área de tecnologia para atuar com programação, automação e outros setores. O grupo de trabalho do BRICS atua com base no relatório do Fórum Econômico Mundial, que elenca habilidades que as pessoas precisam ter ou desenvolver, como criatividade, solução de problemas complexos, trabalho em equipe, entre outras, incluindo as habilidades e conhecimentos técnicos.

O grupo está elaborando uma proposta de esforço conjunto dos países para capacitar a força de trabalho. “Algumas alternativas que estamos sugerindo são a implementação de laboratórios-modelo, equipados para desenvolver as capacidades necessárias para o mundo do trabalho, e cursos de graduação e pós-graduação com currículos padronizados entre os países”, relata Piana.

O SENAI é referência mundial em qualidade de ensino. Capacita os trabalhadores da indústria por meio de educação profissional e superior, consultorias especializadas e serviços de inovação voltados ao desenvolvimento e à competitividade industrial. A instituição está presente em todos os estados brasileiros.

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