domingo, 05 de dezembro de 2021
14/04/2021

OCDE, sustentabilidade e economia digital em debate sobre comércio exterior de serviços


A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) realizará o 12º Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços (Enaserv 2021) no próximo dia 28 de abril, no formato virtual, abordando temas como os seguintes: Os serviços na expansão do comércio exterior brasileiro e na adesão à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); A nova era dos serviços globais; Exportação de serviços gera economia sustentável e empregos qualificados; A internacionalização do estilo Brasil para exportar; Servicificação, comércio e economia digital, entre outros.

O tema central do Enaserv desse ano é Tecnologia no comércio exterior de serviços. A programação contará com 10 painéis e 17 palestrantes - figuras renomadas do governo, iniciativa privada e entidades representativas do comércio exterior de serviços. O programa segue abaixo do release e também pode ser acessado pelo site  http://enaserv.com.br.

“O Enaserv 2021 vai trazer evidências e boas práticas do comércio exterior de serviços de várias partes do mundo e discutir propostas aqui para o país, respeitando as condições e a vocação brasileira. A força do setor de serviços na nossa economia pode ajudar o Brasil a finalmente entrar na OCDE? Quais vão ser os impactos da pandemia do coronavírus no ambiente de negócios doméstico e global?  Teremos os melhores especialistas para debater esses temas”, atesta José Augusto de Castro, presidente executivo da AEB.

Para evitar a transmissão da Covid-19, o evento será inteiramente online. Gratuito, o Enaserv exige apenas inscrição prévia pelo site http://enaserv.com.br.

Sobre o Enaserv

Há 12 anos e sempre no mês de abril, a AEB reúne empresários, executivos, acadêmicos e autoridades do comércio internacional de serviços para discutir os temas mais atuais e antecipar tendências do mercado global. Um dos principais eventos de comércio exterior do país, o Enaserv tem entre seus objetivos inserir as demandas do segmento na agenda governamental, enquanto paralelamente, estimula seu desenvolvimento na iniciativa privada. A grande missão é valorizar e tornar cada vez mais competitivo o comércio internacional de serviços.

Sobre a AEB

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) é uma entidade privada sem fins lucrativos que congrega as empresas exportadoras e importadoras de bens e serviços, bem como as de atividades de apoio ao comércio exterior. Há mais de meio século atua em assuntos relevantes para a promoção de diversos segmentos da cadeia de negócios com o mercado externo, sempre atenta a conciliar as demandas dos associados ao interesse público. A AEB apresenta ao governo federal demandas e sugestões de políticas e medidas para incentivar as exportações e estruturar encontros que tracem diretrizes e estreitem diálogos entre empresários do setor e entidades governamentais.

ENASERV 2021

12º Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços

28 de abril de 2021

Formato online

Inscrições obrigatórias: http://enaserv.com.br

       PROGRAMA DO 12º ENASERV

 

 Horário

Atividade

 

8h-9h

 

Credenciamento

 

9h-10h

 

Solenidade de Abertura

 

- José Augusto de Castro, presidente executivo da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB);

 

- José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC);

 

- Carlos Melles, diretor presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae);

 

- Rubens Medrano, vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomércio-SP) e presidente da Associquim/Sincoquim;

 

- Roberto Fendt Junior, secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, que proferirá palestra sobre A importância dos serviços na expansão do comércio exterior brasileiro e na adesão à OCDE.

 

10h -10h30

 

Painel 1: Exportação de serviços gera economia sustentável e empregos qualificados

 

Palestrante: Júlio César Talon, presidente da GE CELMA.

 

10h30 -11h 

 

Painel 2:  Apex-Brasil e a tecnologia no contexto das exportações de serviço

 

Palestrante: Sérgio Ricardo Segovia Barbosa, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).  

 

11h -

11h30

 

Painel 3: Servicificação, comércio e economia digital

 

Palestrante: Jorge Arbache, vice-presidente do Setor Privado no Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), em Lima, Peru.

 

11h30 -

12h

 

Painel 4:

 

Palestrante 1: Constanza Negri Biasutti, gerente de Diplomacia Empresarial e Competitividade do Comércio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

Servicificação e Regimes de Processamento para Exportação: Propostas para o Brasil

 

Palestrante 2: Renato Agostinho da Silva - subsecretário de Operações de Comércio Exterior da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia.

 

Servicificação e Regimes de Processamento para Exportação: Evidências Internacionais.

 

12h - 14h

 

Intervalo para almoço

 

Horário

Atividade

 

14h – 14h30

 

Painel 5: As pequenas empresas e a exportação de serviços

 

Palestrante: Gustavo Reis Melo, analista de Competitividade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

 

14h30 – 15h

 

Painel 6: Como a FINEP apoia a Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil

 

Palestrante: Maurício Alves Syrio, superintendente da Área de Inovação 2 da FINEP.

 

15h - 15h30 

 

Painel 7: A nova era dos serviços globais.

 

Palestrante: Javier Peña Capobianco, secretário Geral da Associação Latinoamericana de Exportadores de Serviços (ALES), Montevidéo, Uruguai.

 

15h30 - 16h 

 

Painel 8:  

 

Palestrante 1: Hérlon Brandão, subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior do Ministério da Economia.

 

Estatísticas sobre o comércio exterior de serviços brasileiro: nova metodologia baseada em recomendações internacionais.

 

Palestrante 2: Paulo Guerrero, coordenador de Acesso a Mercados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia.

 

Acordos comerciais envolvendo serviços: situação atual e impactos sobre o ambiente nacional de negócios.

                   16h – 16h30

 

Painel 9: A cooperação internacional da Embrapa.

 

Palestrante: Celso Moretti, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

16h - 17h 

 

Painel 10: Softpower: a internacionalização do estilo Brasil para exportar bens e serviços.

 

Palestrante: Daniel Neves, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Instrumentos Musicais e Audio (Anafima).

 

17h – 17h15

 

Encerramento

 

Rubens Medrano, vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomércio-SP) e presidente da Associquim/Sincoquim.

 

José Augusto de Castro, presidente executivo da AEB.

 

 



© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt