domingo, 14 de julho de 2024
07/06/2024 17:06

Superintendência do Porto de Itajaí, Secretaria Municipal de Turismo, Clia Brasil, e, demais órgãos, avaliam temporada de cruzeiros de 2023/24 visando a próxima com mais de 40 escalas

Evento discutiu o refinamento das operações com companhias de cruzeiros e representantes diversos

Na última terça-feira (04), representantes da Superintendência do Porto de Itajaí, juntamente com membros da CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), e, Secretaria Municipal de Turismo e Eventos de Itajaí, reuniram-se também com diversos representantes de Órgãos Intervenientes.


O encontro abordou temas importantíssimos como a apresentação de um balanço geral referente a última temporada de cruzeiros 2023/2024, e, ainda, promoveu um debate objetivando perspectivas futuras para a próxima temporada 2024/25 em Itajaí.


A Superintendência, na condição de Autoridade Portuária local, a CLIA Brasil, cujo órgão é responsável pela regulamentação, promoção e expansão da atividade marítima no país, ressaltaram a importância do evento para o planejamento e o desenvolvimento do setor.


Os encontros pós-temporada 2023/24 estão sendo realizados nos municípios onde ocorreram as operações mais recentes. Esses encontros contam com a participação do Presidente Executivo da CLIA Brasil, Marco Ferraz, e, de representantes das companhias Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros. Essas reuniões permitem discutir a melhoria das operações e apresentar os balanços.
“Consideramos que foi um sucesso a última temporada aqui em Itajaí, onde mais de 100 mil passageiros embarcaram, desembarcaram, ou que estiveram em trânsito. Aqui, hoje, estamos discutindo e analisando todas as questões envolvidas na última temporada, e, posso afirmar, que nada tenha afetado ou impactado de forma negativa o andamento da temporada. Sabemos sim, que podemos continuar em busca do melhor, e, já podemos adiantar que a próxima, entre 2024 e 2025, será tão boa quanto a que passou. A próxima temporada começa em dezembro e vai até abril de 2025, e, por enquanto 33 escalas estão registradas para Itajaí”, comenta Marco Ferraz, Presidente Executivo da CLIA Brasil.


Junto às autoridades, estiveram participando integrantes da Superintendência do Porto de Itajaí, o Diretor Geral de Administração e Finanças, Ronaldo Camargo Souza, o Diretor Geral de Operações Logísticas, Ricardo Amorim, o Inspetor de Segurança da Área Primária e Retro Áreas, George Henrique M. Pereira e, o Coordenador Geral de Sistema de Segurança Portuária, Diogo Henrique Schmitt.


Também participaram representantes da Receita Federal (RF), Agências de Turismo e Marítima, SC Portos Operações Portuárias, Núcleo de Policiamento Marítimo (NEPOM), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Delegacia da Capitania dos Portos (Marinha), Operadores de cruzeiros (MSC e Costa Cruzeiros), entre outros profissionais envolvidos nesta atividade.
Para a próxima temporada de cruzeiros 2024/2025, estão previstas diversas melhorias que prometem elevar a experiência dos passageiros a um novo patamar. Entre as principais novidades, destaca-se a modernização das instalações portuárias e a ampliação da capacidade de atendimento, visando proporcionar maior conforto e agilidade no embarque e desembarque dos turistas.
Adicionalmente, a cidade de Itajaí pode receber novos modelos de navios de cruzeiros movidos a eletricidade no futuro, uma inovação que alinha o turismo à sustentabilidade. Estes navios representam uma importante evolução tecnológica, contribuindo para a redução da emissão de poluentes e reforçando o compromisso da cidade com a preservação ambiental. Esta iniciativa não só atrairá um público mais consciente e exigente, como também, posicionará Itajaí como um destino de vanguarda no cenário dos cruzeiros internacionais.


“Sempre visamos aprimorar nossas experiências, tanto as que envolve o poder público, quanto a de passageiros em sua totalidade. Ser um Homeport (único porto com estrutura de alfândega no sul do país), é crucial para Itajaí. Enquanto todos almejam ser terminais de cruzeiros, cada cidade possui suas peculiaridades e há espaço para todos no mercado. Itajaí se destaca por ser um porto de origem, contando com um Centreventos estruturado, evidenciando a colaboração entre os órgãos públicos, o município de Itajaí e as partes envolvidas. Essa colaboração é fundamental para o sucesso da temporada”, destaca o Diretor-Geral de Administração e Finanças, Ronaldo Camargo Souza.


A primeira atracação está prevista para acontecer no início de dezembro deste ano, dentro da segunda quinzena com a vinda do navio Costa Diadema, registrando e fazendo sua primeira parada oficial da temporada em 20 de dezembro. A previsão é que o fim da temporada se estenda até o dia 17 de abril de 2025, onde já se tem confirmado o embarque de 50.700 passageiros em Itajaí, destacando um aumento de 35% em comparação com este ano.


Além disso, outros 73 mil visitantes devem fazer trânsito na cidade, totalizando 124 mil turistas – novo recorde na história da cidade. A Secretaria Municipal de Turismo e Eventos negocia as próximas escalas no município e, até o momento, 43 escalas com navios da Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros, estão previstas para temporada 2024/25.
Na temporada 2023/24, os transatlânticos que passaram por Itajaí foram:  Costa Favolosa, MSC Lírica, Costa Diadema, MS Marina, MSC Armonia, MSC Música, Seven Seas Splendor e Seven Seas Voyager. Ao todo, foram realizadas 42 escalas de cruzeiros e 113 mil turistas passaram por Itajaí.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt