A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, reportou no segundo trimestre deste ano uma Receita Líquida de R$ 12,939 bilhões, valor 11,2% superior ao do mesmo período de 2021. O EBITDA Ajustado do período foi de R$ 1,368 bilhão, com margem de 10,6%. Entre os meses de abril e junho, houve prejuízo líquido de R$ 451 milhões.
O resultado demonstra a retomada de rentabilidade da empresa, após um primeiro trimestre desafiador marcado pela deterioração do cenário macroeconômico global. “Com disciplina financeira, tomamos as medidas mais adequadas para o momento e fizemos a correção de rota, o que já nos permite maior agilidade no processo de decisão e repercute em capturas de oportunidades em eficiência em diversas áreas”, ressaltou o CEO global da BRF, Lorival Luz. “O ajuste na cadeia de produção e o reequilíbrio de estoques contribuíram para a recuperação gradual das margens operacionais, possibilitando e potencializando uma melhor execução comercial com ganhos de produtividade”, complementa o executivo.
O crescimento de receita foi puxado tanto pelo Brasil quanto pelo segmento internacional. No mercado interno, o faturamento foi de R$ 6,5 bilhões, 12,4% maior que do 2T21. “A resiliência do nosso setor no Brasil, onde estamos observando uma demanda sólida para alimentos, além de nosso amplo portifólio para atender todos os consumidores e suas necessidades, permitiram uma retomada das margens”, afirma Lorival Luz.
No período, houve novo crescimento nos índices de preferência das marcas BRF. Sadia e Perdigão foram apontadas como as preferidas de 43,3% dos brasileiros, apresentando crescimentos simultâneos no 2T22, enquanto 62,2% dos consumidores também disseram preferir as margarinas Qualy, Claybom e Deline. Sadia, inclusive, foi eleita a marca brasileira “mais confiável”.
Entre os principais lançamentos apresentados ao mercado no trimestre pela BRF está a Qualy Vegê, primeira margarina feita à base de óleos vegetais e apenas com ingredientes naturais do país. Outro destaque muito bem aceito foi o Empanadíssimo da Sadia, empanado de frango com textura extra crocante. Completam a lista os Cortes Suínos Premium, também da Sadia, e as Linguiças Na Brasa, da Perdigão.
O mercado internacional repetiu o bom desempenho dos trimestres anteriores. O EBITDA do segmento atingiu R$ 868 milhões, crescimento de 40,3% sobre o 2T21, com margem de 14,2%. Entre os destaques positivos estão as exportações diretas para Américas e o desempenho do segmento Halal DDP, que teve crescimento de EBITDA Ajustado de 114,4% na mesma comparação, com margem de 22,2% (EBITDA Ajustado).
A BRF manteve a liderança no mercado Halal, tanto em exportações como na distribuição local. Além disso, a Companhia avançou com sua presença na região. Em junho, a BRF inaugurou sua nova fábrica em Dammam, na Arábia Saudita. A unidade foi adquirida em janeiro de 2021 e recebeu investimentos de cerca de US$ 18 milhões, que elevaram sua capacidade de produção mensal para 1,2 mil toneladas de alimentos mensalmente.
O movimento de expansão internacional também foi realidade no segmento de Ingredients. Mantendo o bom desempenho dos trimestres anteriores, a divisão ampliou sua presença para novos países, como o Quênia e a Nigéria, com farinhas animais, e Argentina, com o comércio de hidrolisados. Além disso, conseguiu habilitações para exportar para mais cinco países.
A BRF também colecionou bons resultados em pet food no 2T22, capturando sinergias e aumento do volume de vendas. Houve relevante destaque comercial no posicionamento das marcas Balance, Biofresh, Guabi Natural e GranPlus. O crescimento foi sentido principalmente nos canais de venda das grandes varejistas especializadas neste mercado.
“Mantivemos o nosso compromisso em alcançar melhores patamares de rentabilidade e eficiência, com disciplina financeira e foco na geração de resultados”, diz o chairman da BRF, Marcos Molina.
Agenda ESG
No mês de junho de 2022, a BRF celebrou um ano de sua jornada Net Zero. Durante o período, a empresa promoveu ações que fortaleceram sua governança corporativa a fim de sustentar o progresso da sua jornada de sustentabilidade. Entre as iniciativas, está a Política de Compra Sustentável de Grãos, que visa garantir a rastreabilidade de 100% dos grãos adquiridos na Amazônia e no Cerrado até 2025. Em direção a este objetivo, entre janeiro e junho deste ano, a BRF já conseguiu atingir cerca de 90% de rastreabilidade dos grãos de fornecedores diretos.
Durante o segundo trimestre, a Companhia foi a quarta do setor de alimentos mais bem avaliada no ranking Responsabilidade ESG da Merco Consultoria. Também foi enquadrada na Categoria Ouro do Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais (MICA), da ONG Mercy For Animals. Já o Instituto BRF comemorou 10 anos de existência, numa trajetória com mais de duas mil ações sociais realizadas por todo o país.
Ações de Marketing
Durante todo o ano de 2022, a BRF continua com investimentos em ações de marketing para se aproximar ainda mais do público jovem e marcar presença em diversas ocasiões de consumo de seus produtos. A Companhia acaba de celebrar um contrato para o patrocínio da transmissão de todos os jogos de futebol do campeonato mundial de seleções, que será realizado no Catar entre os meses de novembro e dezembro. A cobertura e os jogos da competição, que é o evento de maior audiência do planeta, terão inserções publicitárias tanto da Sadia quanto da Perdigão, realçando a estratégia BRF de crescimento conjunto.
Neste ano, a BRF já havia participado com por meio da Sadia de ações de grande repercussão, como o patrocínio do Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do Brasil. No campo esportivo, a Companhia firmou parceria com a NBA, onde, além da transmissão das partidas, patrocinou a NBA House, espaço criado em São Paulo para os fãs da liga de basquete norte-americana.
Sobre a BRF
Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF, está presente em 127 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos - para pessoas e seus pets em todo o mundo - por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus cerca de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 300 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.