terça, 16 de agosto de 2022
17/03/2022 13:33

Porto de Itajaí apresentou importante movimentação de navios de passageiros e cargas nesta semana, impactando na economia de Santa Catarina


A atividade portuária de Itajaí apresentou intenso movimento de navios nesta  semana. O Porto recebeu na terça-feira três atracações simultâneas na mesma margem do rio Itajaí-Açu. Um quarto navio, uma embarcação de operações Roll On Roll Off, que estava programada para o mesmo dia, mas devido as condições climáticas, sua atracação aconteceu quarta-feira, 16, de manhã no porto de Itajaí.

Caso estivessem as quatro embarcações atracadas no mesmo dia, seria a primeira vez em que os quatro berços estariam ocupados desde a recuperação das estruturas danificadas nas enchentes de 2008 e 2011.

Entre as atracações, duas importantes retomadas. Na quarta-feira, 16, a 30ª atracação de navios com veículos, sendo a primeira desde o início da pandemia em 2020. Nesta terça (15), voltou para Itajaí as escalas de cruzeiros com o transatlântico Costa Diadema. 

Os navios de transporte de carros atracaram pela última vez em Itajaí em dezembro de 2019. Desde a primeira operação, em junho de 2018, foram 34.933 carros importados. Na quarta-feira (16), o Porto de Itajaí superou os 35 mil veículos desembarcados.

Já a retomada da temporada de cruzeiros promete seis escalas até o mês de abril com estimativa de movimentação superior a 500 embarques e desembarques semanais. Ao invés do navio Costa Fascinosa, que iniciou a temporada na cidade, o retorno das atracações ficou para o navio Costa Diadema. Com 306 metros de comprimento, o transatlântico possui maior capacidade que o anterior e conta com 756 cabines, 11 piscinas e hidromassagens, oito restaurantes, 11 bares, entre outras atrações.

O cruzeiro fará embarques e desembarques em Itajaí ainda nos dias 22 e 29 de março e 05, 08 e 12 de abril. Além de Itajaí, os passageiros do farão escalas em Santos, Rio de Janeiro e Búzios. 

Veículos 

Na manhã de quarta-feira (16), por volta de 08:00 horas, atracou no berço 04 (cais público), do Porto de Itajaí, o navio FLORIDA HIGHWAY, trazendo  a bordo veículos da montadora alemã BMW.

Foram 463 unidades (veículos importados) da montadora BMW, trazidos pelo navio de bandeira do Panamá. A origem de fabricação das 463 unidades, são das cidades de Jacksonville, Flórida (Estados Unidos), e das cidades de Southampton na Inglaterra e Bremerhaven, na Alemanha.

“A logística do Porto de Itajaí é eficiente, destacando-se entre os demais portos Brasileiros pelo sistema Roll On Roll Off. Já ficou evidenciado a qualificação dos nossos trabalhadores portuários e, o sucesso deste tipo de operações de desembarque de veículos com outras montadoras em nosso porto, demonstrando a plena capacidade, e condições precisas para este tipo de movimentação. Quero agradecer a todos os envolvidos, e colocar a nossa cidade a disposição, e o que for necessário para manter perene essa operação da BMW aqui em Itajaí. É essa união que faz a força do Porto de Itajaí, com extrema eficiência operacional”, destaca Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.

Esse tipo de movimentação em portos, ocorre através do sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio, e encaminhados para uma área primária do porto.

Após o desembarque do navio, os veículos foram  deslocados diretamente para os pátios da ValePort, e do Recinto Alfandegado Contíguo (RAC), onde foram vistoriados. Na sequência, foram  embarcados em cegonheiras, e, encaminhados e destinados para outros estados do país.

“Depois de pouco mais de dois anos, agora com a retomada deste tipo de operações de cargas, com a vinda da BMW, para nós é motivo de orgulho e satisfação em receber esta nova montadora em nosso porto, visto que sua capacidade operacional é destacada frequentemente, por diversos fatores positivos. Esta operação intensifica a economia local e de Santa Catarina, na qual, é possível através de um trabalho em equipe desenvolvido com extrema capacitação, comprovando a eficiência de uma Autoridade Portuária Pública e Municipal”, reforça o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt