sábado, 21 de junho de 2025
19/05/2025 08:00

Coreia do Sul também suspende importação de aves do Brasil após gripe aviária


A Coreia do Sul anunciou neste sábado (17/5) a suspensão das importações de aves e produtos relacionados provenientes do Brasil, após a confirmação de um caso de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) em uma granja comercial localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul. A medida foi tomada após o Brasil notificar oficialmente a Organização Mundial de Saúde Animal sobre o surto.
 
Além da Coreia do Sul, outros países como Uruguai, Chile, México, Argentina, China e membros da União Europeia também interromperam temporariamente as compras de frango e derivados brasileiros. O Japão adotou restrições específicas, suspendendo a importação de carne de frango de Santa Catarina após a detecção de gripe aviária em uma criação doméstica no município de Maracajá. 
 
Em resposta ao surto, autoridades brasileiras intensificaram as medidas sanitárias na região afetada. Mais de 1,7 milhão de ovos foram destruídos, e inspeções foram realizadas em 524 propriedades próximas. Barreiras sanitárias e estações de desinfecção foram estabelecidas para conter a propagação do vírus. 
 
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que os ovos para incubação fornecidos pela granja afetada em Montenegro foram rastreados e estão passando por medidas sanitárias. As unidades estão localizadas em Minas Gerais, Paraná e no próprio Rio Grande do Sul. O ministério orientou a adoção de medidas de saneamento definidas no plano de contingência para influenza aviária e doença de Newcastle, incluindo a destruição desses ovos para mitigar riscos.
 
O Brasil, maior exportador mundial de carne de frango, enfrenta desafios significativos com as suspensões impostas por seus parceiros comerciais. As autoridades brasileiras estão trabalhando para conter o surto e retomar as exportações o mais breve possível.



Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt