Com um legado de transformação em centenas de municípios brasileiros, o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), inicia um novo ciclo a partir de 23 de fevereiro. Alexsandro Bastos assume a presidência da instituição, trazendo uma visão inovadora do mundo associativista e um compromisso firme com o futuro.
Ele substitui Elson Otto, que também é presidente FACISC, em uma transição que reforça a continuidade do trabalho de expansão da metodologia DEL, tendo como missão fortalecer parcerias e garantir que mais cidades possam acessar as ferramentas essenciais para o crescimento sustentável e transformador. O ato de eleição e posse ocorreu na manhã desta quinta-feira (13).
A eleição e cerimônia de posse também oficializaram os membros do Conselho de Administração, formado por Alaor Francisco Tissot, Adriana Mara de Oliveira, Helon Rebelatto, Rogério Maldaner, Carlos Eduardo de Liz e Alexsandro Bastos, além da eleição e posse do Conselho de Assuntos Econômicos e Fiscal, composto por José Carlos de Souza, Antônio Carlos Bandeira Guimarães Filho e Helon Rebelatto.
Ao se despedir do cargo, Otto reforçou a importância do Instituto DEL como motor do desenvolvimento local. “O IDEL tem uma missão gigantesca. Nunca foi apenas um instituto. Ele é um movimento, um elo entre o setor público, privado e a sociedade, um caminho para que cidades cresçam de forma organizada, sustentável e conectada com suas comunidades. Tenho certeza de que, com Alexsandro Bastos na presidência, a instituição vai atingir patamares ainda maiores e impactar ainda mais municípios pelo Brasil”, reforça o presidente Elson.
Em seu discurso, Alexsandro Bastos destacou sua experiência de 28 anos no associativismo e sua visão para o futuro do Instituto. “O IDEL é uma ferramenta que pode mudar a realidade das cidades. Ele coloca todas as lideranças à mesa para debater desafios e construir soluções conjuntas. Precisamos levar essa ferramenta a mais prefeitos e associações empresariais, aproximando a instituição das entidades locais para que a metodologia DEL chegue a mais municípios. Para isso, acredito que esse trabalho de conexão com as associações é fundamental para fortalecer o desenvolvimento sustentável e transformar a gestão pública”, destaca Bastos, ao mesmo tempo em que cita o exemplo de Tijucas, que já obteve grandes avanços com o Programa DEL, e que neste ano voltará a ter, visto o potencial da ação de impulsionar o crescimento das localidades de forma planejada e estruturada.
O diretor superintendente do Instituto DEL, Rodrigo Cidade, destacou que a nova gestão chega em um momento de crescimento da entidade. “O IDEL já mostrou que tem impacto real na vida das cidades. Agora, é hora de dar um salto ainda maior. Com o plano de expansão, vamos levar essa metodologia para mais municípios e estados e ampliar ainda mais a transformação local. O trabalho que temos pela frente é desafiador, mas temos um time preparado para fazer a diferença”, pontua Rodrigo.
O futuro do IDEL
Com um histórico sólido e um novo líder à frente, o IDEL se prepara para um novo ciclo de crescimento e impacto. O Instituto seguirá conectando setores público, privado e sociedade civil, fomentando o planejamento estratégico e ajudando municípios a se tornarem mais fortes e sustentáveis.
No plano de expansão do IDEL apresentado no encontro, a meta é consolidar ainda mais a atuação em Santa Catarina e levar a metodologia de impacto sustentável para outros estados.
“A proposta é expandir os programas do instituto para mais 20 municípios e ampliar a certificação de destinos e empresas, impactando quatro novos destinos e 30 empresas até 2025. Vejo que a nova fase do IDEL já começou. E com ela, a certeza de que o desenvolvimento local pode e deve transformar não só Santa Catarina, mas o Brasil”, finaliza o presidente eleito Alex.