A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) espera realizar 19 leilões de arrendamentos portuários em 2024, contratando R$11,7 bilhões em investimentos. A informação consta em reportagem do jornal Valor Econômico nesta quarta-feira (14).
Entre esses, a maior concessão será a do Porto de Itajaí, que deve gerar R$2,9 bilhões em investimentos. Segundo o jornal, a previsão da Antaq é que este leilão seja realizado em agosto. A agenda, no entanto, é diferente da do Ministério dos Transportes, que programou a disputa para 2025.
Independentemente da data, especialistas ouvidos pelo Valor indicam grande expectativa do mercado pela concessão de Itajaí. Tanto pelo porte quanto pela retomada das atividades no local, que estão paralisadas desde o fim do contrato da APM Terminals (da Maersk), no fim de 2022.
O projeto do governo inclui quase toda a operação do porto, com o terminal de contêineres e o canal de acesso - a modelagem não foi fechada, mas caminha nessa direção.
“Embora pareça inteligente juntar o terminal e a dragagem, isso acaba tirando um pouco da atratividade. Mas a expectativa é grande”, afirmou Thiago Miller, sócio do Ruy de Mello Miller Advogados, ao jornal.