domingo, 21 de abril de 2024
05/02/2024 18:12

Selic 10,75% - Mercado acredita em 92,5% de probabilidade de mais um corte de 0,5%


O boletim Focus, elaborado pelo Departamento de Relacionamento com Investidores do Banco Central, apresenta toda segunda-feira o resultado de uma pesquisa com 120 instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos. Entretanto, ele representa a mediana dessas estimativas. No caso da Selic, a fórmula é a mesma. “Boletim Focus é o principal relatório do mercado para tentar prever o futuro da economia brasileira, entretanto, sua metodologia é baseada na mediana, o que torna difícil saber qual a probabilidade real atribuída pelo mercado para aquela previsão”, afirma Felipe Uchida, head do departamento de análises quantitativas e sócio da Equus Capital.

Agora, a Equus Capital semanalmente faz o Índice Equus de Precificação da Selic (IEPS). Através da coleta e tratamento de dados através de Inteligência Artificial (I.A), é possível estimar a probabilidade indicada pelo mercado de alteração para a próxima reunião do Copom. “Analisando os dados, vemos que a probabilidade de corte indicada pelo IEPS, neste momento, é de 92,5%. Na semana anterior, o mercado indicava uma probabilidade de 89,0%. Vale lembrar que, no dia anterior a última reunião do Copom, este percentual estava em 92,0%”, afirma Uchida.

"Nesta semana, observamos um aumento no número de contratos em aberto no mercado de opções de Copom, passando de 23.053 para 30.633. Além disso, há um aumento na probabilidade de um corte na taxa Selic, de 89,0% para 92,5%. "Na primeira semana após a reunião do Copom, o mercado financeiro ainda está avaliando a probabilidade de cortes de 0,50% futuras na taxa Selic. Amanhã, dia 6 de fevereiro, o Banco Central do Brasil divulgará a ata da última reunião do Copom, que resultou na redução da taxa Selic para 11,25% e indicou a possibilidade de cortes adicionais de mesma magnitude nas próximas reuniões. Em resposta a esses sinais do Banco Central, o mercado já está precificando novas reduções de 0,50 pontos percentuais em março e maio. Há uma expectativa particular sobre a ata, pois ela pode revelar diferentes avaliações entre os novos diretores do Banco Central, apesar da última votação ter sido unânime", explica. 

 

Sobre a Equus Capital

A Equus Capital foi fundada em 2022 por sócios com mais de 10 anos de experiência em investimentos, tecnologia e gestão de empresas. Construímos uma cultura que incentiva o estudo constante, o rigor técnico, a racionalidade e a paciência, elementos fundamentais para resultados superiores e sustentáveis no longo prazo.

Nossa proposta de investimentos consiste em identificar e investir em teses inevitáveis de longo prazo, como energia renovável, Inteligência Artificial e soluções de descarbonização.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt