sábado, 25 de janeiro de 2025
08/01/2025 18:02

Varejo deve recuar no primeiro trimestre de 2025, projeta consultoria

Supermercados, Produtos Alimentícios, Veículos e Peças devem experimentar estagnação

De acordo com o levantamento do IBEVAR - FIA Business School, o varejo ampliado, incluindo veículos e material de construção, não deve crescer, e o restrito tem previsão de recuo de 0,29 no primeiro trimestre de 2025.

Dos sete segmentos identificados pelo FIBGE, três (Supermercados, Produtos Alimentícios, Veículos e Peças) devem experimentar estagnação. Tecidos e Vestuário e Móveis e Eletrodomésticos têm previsão de retrocesso nas vendas de 0,21 e 2,08% respectivamente. A estimativa de expansão fica no setor de Artigos Farmacêuticos (1,76%) e Material de Construção (1,12%).

Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, acredita que esse resultado era esperado pelas incertezas do quadro econômico. "O consumo vinha resistindo graças ao arrefecimento das pressões inflacionárias e a crença de que a trajetória do ritmo de preços voltará a subir aumenta a insegurança, diminuindo ou postergando o consumo”, esclarece Felisoni.

 

Sobre a FIA Business School - Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina. Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público 

Sobre o IBEVAR - O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. 




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