domingo, 08 de setembro de 2024
31/07/2024 17:39

Projeto Campo Futuro analisa custos de produção de suinocultura no município de Seara


A Confederação da Agricultura e pecuária do Brasil (CNA) promoveu com a parceria do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e do Sindicato Rural de Seara, dois painéis do projeto Campo Futuro. A iniciativa, realizada na terça-feira, 30 de julho, em Seara, visou fazer o levantamento de custos de produção da suinocultura do município. 
 
O levantamento buscou reunir informações para auxiliar o produtor rural na administração de custos, riscos de preços e gerenciamento da produção. Produtores rurais com vasta experiência no setor, técnicos da CNA e do Sistema Faesc/Senar participaram dos levantamentos.
 
Em Seara, foram realizados dois painéis de suinocultura integrada, um com unidades produtoras de leitões desmamados (UPD) no período da manhã e o outro com unidades de terminação (UT) no período da tarde.
 
Na visão do presidente do Sindicato Rural de Seara, Valdemar Zanluchi, o encontro foi importante para auxiliar os produtores nos custos de produção da atividade. “O trabalho foi de grande valia, pois deixou os produtores bem informados com números que precisam ter conhecimento para tomar decisões, pois as atividades demandam grande investimento. Os dois assessores que viajaram de Brasília até Seara foram ótimos. Quem participou gostou muito do trabalho”, avaliou.
 
O assessor técnico da CNA, Rafael Ribeiro de Lima Filho, explicou que, com as informações coletadas, os produtores poderão identificar os melhores momentos para tomar decisões. “Após a consolidação da devolutiva dos dados, disponibilizaremos as informações aos produtores. Essas informações são importantes para embasar as negociações e discutir junto à indústria integradora. Além disso, os dados auxiliam a CNA, as federações, os Sindicatos e os produtores nas tomadas de decisões e nas propostas pensando em política pública. Os resultados ainda serão avaliados para futura divulgação”.
 
Para levantar os custos de produção foram escolhidas propriedades modais. Sobre a UPD (integração), Lima Filho destacou que o número de matrizes é de 1.500 animais, a área total 12 hectares, sendo 4 hectares para a suinocultura. Já na UT, foram avaliados dois galpões de 71,5m x 10,3m, cada, com 1.320 suínos por lote. São 2,92 lotes por ano e comercialização de 3.796 suínos por ano. O peso inicial é de 24kg e o final é de 130kg. 
 
O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, frisou a importância do Projeto Campo Futuro ao enfatizar que iniciativa consiste no levantamento do custo de produção de diferentes atividades agropecuárias para aliar a capacitação do produtor à geração de informações estratégicas do setor rural, contribuindo para as tomadas de decisão no campo. “Além de acompanhar a evolução dos custos de produção regionais e de análises sobre a rentabilidade das atividades agropecuárias, o projeto possibilita o gerenciamento de preços e do comportamento da produção”
 
BOAS PERSPECTIVAS NA AVALIAÇÃO DOS PRODUTORES 
O produtor de UPL de Seara, Rodrigo Bisollo, que possui duas granjas com total de 5.500 matrizes, ressaltou a relevância do encontro. “Esse painel é importante, principalmente para discutir preços que estejam mais dentro da realidade no nosso dia a dia”.
 
A produtora de UPL Arabutã, Viviane Usinger, comentou que o levantamento promove a troca de informações entre os produtores e as instituições parceiras. “Assim, conseguimos avaliar se os números estão dentro da realidade de todos e se estamos tendo retorno de nossas atividades”. 
 
Segundo o suinocultor de Itá, Ademar Ebeling, produtor de UT, a atividade gera avanços. “Eu nunca havia participado do encontro e achei muito positivo”.
Com atividade há cerca de 20 anos, o produtor de UT, Lourival Mendes, do município de Coronel Freitas também avaliou positivamente o encontro. “O projeto foi de grande valia para nós. Aprendemos e vamos aplicar. Vai surtir efeito e assim podemos levar ao nosso integrado o que discutimos aqui”.  

Eventos reuniram produtores rurais, representantes da CNA, do Sistema Faesc/Senar/Sindicato e técnicos. (Foto: Poliana Peri)




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt