Com o Dia das Mães se aproximando, a Hibou, empresa de pesquisa, monitoramento e insights de consumo, apresenta os resultados de sua pesquisa mais recente, apontando os planos e sentimentos dos brasileiros para o domingo de 12 de maio.
A pesquisa foi coletada entre 28 a 30 de abril de 2024, com uma amostra de 1724 entrevistas. Os brasileiros estão se preparando para celebrar o Dia das Mães de diversas maneiras, mesmo com o bolso mais apertado este ano.
"Para muitos brasileiros, o Dia das Mães é uma data para celebrar o amor e a dedicação materna, mas este ano vemos que o bolso apertado está influenciando as decisões de compra e as formas de comemoração", comenta Ligia Mello, CEO da Hibou.
Celebração em família e reconhecimento materno
Dos entrevistados, 30% planejam passar o Dia das Mães na casa da mãe ou sogra, enquanto 21% optaram por ficar em casa sem receber visitas. Surpreendentemente, 18% ainda não decidiram como celebrar. A pesquisa também revela que 41% dos brasileiros consideram o Dia das Mães como uma oportunidade para reconhecer o valor das mães e expressar gratidão, um aumento de 3 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
O presente ideal e os gastos planejados
Enquanto 52% dos entrevistados consideram que o almoço em família em casa é indispensável para a celebração, apenas 12% mencionaram presentes como essenciais. No entanto, 64% afirmaram que planejam presentear suas mães nesta data, sendo que 44% afirmaram que seus bolsos estão mais apertados este ano e pretendem gastar menos que nos anos anteriores.
A influência da TV e das opções de presentes
Durante o Dia das Mães, metade dos brasileiros deixa a TV desligada, mas entre os que assistem, a Globo lidera com 37% de audiência. Em relação aos presentes desejados, 31% consideram que estar junto é o maior presente, enquanto 30% buscam presentes que caibam no bolso.
"Prefiro viajar": segmentos de presentes e gastos planejados
A pesquisa mostrou que 55% dos respondentes são mães, dentro dessa amostra, se tivessem que escolher um presente neste Dia das Mães, 37% prefeririam viagem. Apenas 9% gostaria de um eletrodoméstico. 24% preferem bolsas e acessórios.
Enquanto isso, os filhos responderam sobre o que comprariam. Os segmentos de presente mais populares incluem vestuário (55%), calçados (37%) e perfumes (36%). A maioria dos brasileiros (68%) planeja gastar até 250 reais além de sua rotina financeira para a celebração do Dia das Mães.
“Embora o bolso apertado possa influenciar os gastos este ano, os brasileiros estão determinados a celebrar o Dia das Mães com amor e gratidão. Seja através de gestos simples de reconhecimento ou presentes cuidadosamente selecionados, o importante é demonstrar o carinho pelas mães nesta data especial.”conclui Lígia
Sobre a Hibou
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e insights de mercado e consumo, atuante há mais de 15 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento e insights; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.