terça, 18 de fevereiro de 2025
09/04/2024 15:21

FIESC debate inclusão na indústria em evento no dia 18 de abril

IncluTech ocorre presencialmente, na sede da Federação, em Florianópolis, e, também, no metaverso, reprodução virtual de um ambiente físico onde as pessoas podem interagir entre si; entre os convidados, participam os presidentes do TJSC e do TRT da 12ª região

A Federação das Indústrias (FIESC) realiza no dia 18 de abril o IncluTech, evento que vai debater a inclusão de pessoas com deficiência na indústria. O encontro se inicia às 13h30, na sede da FIESC, e, vai usar a tecnologia como elemento-chave para a inclusão. Além das palestras, debates e cases de indústrias catarinenses que conduzem programas de inclusão bem-sucedidos, o IncluTech oferecerá uma experiência imersiva no Metaverso, reprodução virtual de um ambiente físico onde as pessoas podem interagir entre si.

:: Inscreva-se AQUI.  

A abertura é com a jornalista Flávia Cintra, uma das autoras do livro Maria de Rodas, que reúne relatos sobre a experiência com a maternidade de mulheres que usam cadeiras de rodas. Ela abordará oportunidades para a construção de um mundo mais inclusivo. 

O evento contará, ainda, com a participação da presidente do Instituto Guga Kuerten, Alice Kuerten, e do CEO da ICOM Libras, Cid Torquato. A programação inclui a apresentação de boas práticas de inclusão das empresas General Motors, Grupo Empresarial Jorge Zanatta (Canguru e Imbralit), Intelbras e Aurora Coop. 

O encontro também terá um painel com representantes da Justiça e órgãos de controle, como o desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), e o desembargador Amarildo Carlos de Lima, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região.

Portal exclusivo para pessoas com deficiência

No IncluTech, a FIESC destacará seu Portal de Inclusão, plataforma on-line e gratuita na qual profissionais e empresas cadastram voluntariamente currículos e oportunidades de trabalho exclusivas para pessoas com deficiência. A ferramenta dispõe, ainda, de qualificação por meio de cursos oferecidos pelas entidades da FIESC (SESI e SENAI) e demais parceiros. 

:: Acesse e conheça.

Confira a programação completa:

13h30 Abertura, com Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC

13h45 Apresentação da experiência digital no Espaço Metaverso, com Sérgio Villarreal, especialista em Ambientes Imersivos do SENAI, e Ramon Candaten Garcia, profissional de Segurança da Informação da FIESC

14h Palestra “Construindo um mundo inclusivo”, com a jornalista Flávia Cintra 

14h45 Painel “Os vários mundos da Inclusão”, com Pablo Bittencourt, economista-chefe da FIESC; Alice Kuerten, presidente do Instituto Guga Kuerten; e Cid Torquato, CEO da ICOM Libras - Mediação: José Eduardo Azevedo Fiates, diretor de inovação e competitividade da FIESC.

15h35 Coffee Break

15h55 Painel “Experiências exitosas de inclusão” com indústrias, com Julio Cesar Affeldt, da General Motors; Sílvia Sá, do Grupo Empresarial Jorge Zanatta (Canguru e Imbralit); Dione de Quadros Teodoro, da Intelbras; Sonara Regina Bergamo Muller Ramos, da Aurora Coop; e Luis Felipe Martins Mira, interlocutor da área de responsabilidade social da FIESC - Mediação: Sandro Volpato Faria, gerente de responsabilidade social da FIESC.

16h40 Portal de Inclusão FIESC, com Sheila Kurtz, líder do Programa Inclusão da FIESC, e Francielle dos Santos, assistente jurídica da FIESC

16h55 Painel “Inclusão e Trabalho”, com o desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC); desembargador Amarildo Carlos de Lima, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12º Região; Piero Menegazzi, procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região; Luciana Xavier Sans de Carvalho, auditora fiscal do Trabalho e coordenadora da Semana Inclusiva Santa Catarina, promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego - Mediação: Carlos José Kurtz, diretor institucional e jurídico da FIESC

17h35 Encerramento

Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt