terça, 20 de fevereiro de 2024
28/11/2023 15:41

ESTALEIROS DE ITAJAÍ DEMONSTRAM QUALIDADE E CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA


A Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval Brasileira realizou visitas aos estaleiros Thyssenkrupp e Detroit, em Itajaí (SC), nesta segunda-feira (27/11). O presidente da Frente, deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), a vice-regional de Frente, deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC) e entidades colaborativas conheceram as estruturas dos estaleiros, os desafios do setor e a rotina dos funcionários que realizam atividades no reparo, modernização e na construção de embarcações de médio e grande porte. 
 
Todos ficaram impressionados com a alta tecnologia diante das modernas técnicas de construção em aço e alumínio das embarcações, em localizações privilegiadas. A agenda faz parte de uma série de atividades que a Frente Parlamentar está desenvolvendo desde o início do ano, seguindo seu plano de trabalho. Antes de Itajaí, a comitiva da Frente realizou visitas técnicas nos estaleiros de Rio Grande (RS), São José do Norte (RS) e Rio de Janeiro. Em Maragogipe, na Bahia, ao lado de deputados da Comissão de Finanças da Câmara, a Frente visitou o estaleiro Enseada. 
 
Para Lindenmeyer, a infraestrutura dos estaleiros de padrão internacional e tecnologia de ponta para atender as diversas necessidades de seus clientes qualificam o Brasil para retomar os empregos nesse setor que já empregou mais de 80 mil trabalhadores em 2016. “Estamos trabalhando muito através da Frente Parlamentar para que vejamos a retomada com força desse setor estratégico que é a indústria naval, que gera emprego e renda, agrega tecnologia nacional, gera impostos e é fundamental para a soberania nacional. E hoje, fizemos uma visita de excelência aqui em Itajaí. Visitamos os estaleiros para conhecer suas estruturas e capacidades, mas também para ouvir as demandas do setor, daquilo que é estratégico para que a nossa indústria se torne mais competitiva. Queremos gerar construções para dentro do Brasil, mas também disputar mercados internacionais”, afirmou o deputado.
 
A Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval Brasileira deve realizar novas visitas técnicas em 2024, no Amazonas e Pernambuco.
 
A deputada federal Ana Paula Lima aprovou a visita técnica em Itajaí e recordou um passado pujante em Santa Catarina quando o setor naval gerava empregos e renda. “A Frente está no caminho certo, fazendo visitas técnicas em vários estados para fomentar a economia do mar que é a indústria naval. O Governo Lula já colocou no novo PAC propostas de construção de 4 fragatas classe Tamandaré e mais 10 navios patrulha. Temos mão de obra qualificada e parques fabris de excelência, mas infelizmente nos últimos anos tivemos uma grande destruição dessa economia tão importante, afetando nossa soberania nacional”, frisou a parlamentar.
 
Participaram da visita técnica representantes do Sinaval, Abimaq, Confederação Nacional dos Metalúrgicos, Sesi/Senai-SC, FUP, Transpetro, Petrobras, sindicatos de metalúrgicos e mecânicos de Itajaí, Engeprom, Instituto Brasileiro do Petróleo. Eles têm acompanhado as agendas da Frente e verificado in loco a capacidade instalada ociosa da nossa indústria naval.
 
A Frente Parlamentar está elaborando um relatório das atividades feitas ao longo do ano, indicando sugestões construídas em conjunto com as diversas entidades colaborativas que compõem o colegiado no Congresso Nacional. O documento apontando um diagnóstico e as propostas para a retomada da indústria naval será entregue em dezembro à Presidência da República.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt