sexta, 12 de julho de 2024
26/10/2023 17:50

Câmara frigorífica da Portonave é pioneira em certificação internacional de segurança de alimentos no Brasil

Iceport conquista a FSSC 22000, um dos sistemas de normas mais rígidos reconhecido pela Global Food Safety Initiative (GFSI)

A Iceport, câmara frigorífica integrada à Portonave, localizada em Navegantes, Santa Catarina, recebeu a Food Safety System Certification (FSSC 22000), em português, Certificação de Sistema de Segurança de Alimentos, devido as boas práticas do seu sistema de gestão de segurança de alimentos e confiabilidade nas operações, que foram fortalecidos pelo comprometimento dos profissionais e por meio da estruturação da Equipe de Segurança de Alimentos (ESA). A certificação foi obtida sem nenhuma não conformidade. A FSSC 22000 abrange todos os aspectos da segurança de alimentos: gestão de riscos, controle de qualidade, práticas de higiene, treinamento de pessoal e monitoramento de fornecedores, sendo reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), organização internacional criada para desenvolver e promover padrões globais de segurança de alimentos.

A Iceport oferece soluções que integram gestão e logística nas operações de armazenagem, transporte rodoviário e depot de contêineres reefers para exportação e importação. Ocupa uma área de 50 mil m² e tem capacidade estática de armazenagem de 16 mil posições pallets e uma antecâmara com 13 docas para recebimento e expedição de mercadorias. De janeiro a setembro, 172 mil toneladas foram movimentadas na câmara, 60% correspondem a frangos e carnes suínas, 36% batatas e outros vegetais e 4% carnes bovinas. O reconhecimento representa um diferencial para aumentar as movimentações.

A busca iniciou em dezembro de 2022, enquanto a ESA foi estruturada em maio deste ano. Foram quatro dias de auditorias realizadas com a certificadora LRQA em setembro para obter a certificação em 16 de outubro. A equipe é responsável por identificar, analisar e realizar melhorias, além de reforçar as medidas de controle e boas práticas estabelecidas pela companhia. A certificação demonstra a adesão da Iceport à procedimentos rigorosos e imprescindíveis para garantir a integridade dos alimentos. A equipe, em conjunto com o Programa de Garantia da Qualidade (PGQ) e Sistema de Gestão Integrado (SGI), realizou uma análise minuciosa dos procedimentos e desenvolveu novas metodologias para assegurar a qualidade e segurança dos produtos armazenados, além de consolidar uma cultura ativa entre os profissionais.

Criada em 2000 por um grupo de varejistas e fabricantes de alimentos, a Global Food Safety Initiative (GFSI) é uma iniciativa empresarial internacional para a melhoria contínua dos sistemas de gestão de segurança de alimentos com o propósito de garantir a confiança na entrega de alimentos seguros aos consumidores em todo o mundo. Além disso, é baseada nos princípios da ISO 22000 (Gestão de Segurança de Alimentos), tornando-a compatível com outros sistemas de gestão, como a ISO 9001 (Gestão de Qualidade).




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt