domingo, 21 de abril de 2024
07/07/2022 15:49

Receita Federal autoriza abertura de novo gate no Porto de São Francisco


Três novas balanças rodoviárias vão agilizar a movimentação de caminhões no Porto de São Francisco do Sul.

Os equipamentos foram instalados no novo acesso ao Porto, que começou a funcionar nesta quinta-feira, 6.
A abertura foi autorizada pela Receita Federal nesta quarta-feira, 5.

Assim, o Porto passa a contar com cinco balanças (as duas restantes estão instaladas no Gate 1, único em operação desde a década de 1990).

 

O novo gate deve melhorar o fluxo de entrada e saída dos caminhões. Até agora, com duas balanças, circulavam em média 500 veículos por dia. Agora, com cinco, será possível atender até 1,5 mil caminhões diariamente. Simultaneamente, o acesso vai agilizar o trânsito nas imediações do Porto, reduzindo as filas.

 

O novo acesso conta com tecnologia de ponta para a fiscalização dos veículos. Entre as inovações está o reconhecimento biométrico dos motoristas, por meio da palma da mão, o que torna São Francisco do Sul o primeiro porto público do país a contar com esse tipo de biometria.

O equipamento foi instalado em cima de totens, ao alcance dos motoristas, o que evita a necessidade de descer dos caminhões.

Ao mesmo tempo, com o sistema OCR, câmerasfarão a leitura e identificação das placas dos veículos, permitindo a abertura automática das cancelas.

 

"Ficamos felizes por esse importante avanço na produtividade da movimentação de cargas e por consequência na qualidade de atendimento aos usuários do Porto de São Francisco do Sul", afirmou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

 

"A abertura do novo gate, com as três balanças e o sistema de controle de acesso totalmente automatizado, é uma virada de chave para o Porto e para toda a comunidade portuária”, avalia o presidente do Porto, Cleverton Vieira.

A entrega da obra era aguardada com muita expectativa, pois permitirá um ganho operacional extremamente significativo.

“A abertura tornará o processo de movimentação de cargas mais eficiente e ágil, além de contribuir para a segurança das pessoas e também para a redução das filas de caminhões", disse, acrescentando que, agora, o novo gate será usado para a entrada de caminhões e o outro, para a saída.

 

Segundo Vieira, a atual administração fez um esforço concentrado para, em seis meses, entregar todos os equipamentos exigidos pela Receita Federal para viabilizar a abertura do novo gate.

 

Na autorização assinada pelo delegado da Receita Federal em São Francisco do Sul, Claiton Meyer, consta que as cancelas, OCR, pesagem automática e biometria utilizadas no novo acesso estão “em perfeitas condições de uso”.

 

Gate 1

Na semana do 68º aniversário  do Porto, comemorado em 1º de julho, mais uma boa notícia para a comunidade portuária: foi concluída a substituição das duas balanças rodoviárias no Gate 1, local tradicional de entrada e saída dos caminhões.

A obra, iniciada em abril, com investimentos de R$ 1,1 milhão foi realizada em duas etapas para não interromper as atividades portuárias.

Além da troca dos equipamentos de pesagem, também houve a atualização dos hardwares e a modernização do controle de acesso, que possui reconhecimento biométrico dos motoristas e sistema de leitura e identificação das placas dos caminhões.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt