sexta, 12 de julho de 2024
27/06/2023 13:23

Porto de São Francisco do Sul garante manutenção da certificação ISO


Uma auditoria externa realizada pela empresa QMS do Brasil constatou que o Porto de São Francisco do Sul continua atendendo aos requisitos estabelecidos para a Certificação ISO 9001 (de Gestão da Qualidade) e 14001 (de Gestão Ambiental), ambas na última versão: 2015.

O anúncio foi feito pelo auditor líder da QMS, Renato Anselmo, após a conclusão da auditoria no Porto. Segundo ele, a empresa demonstra capacidade sistêmica em cumprir com os requisitos aplicáveis aos serviços cobertos pela certificação ISO.

“O Porto atende à disponibilização de infraestrutura de navegação, acostagem, movimentação e armazenagem de mercadorias, destinadas ou provenientes do transporte aquaviário, como definido em seu escopo”, afirmou Anselmo, no encerramento do processo, na sexta-feira, 23.

 

O Porto conquistou a certificação ISO em julho de 2022, o que possibilitou o ingresso de São Francisco do Sul em um seleto grupo de portos públicos certificados.

A norma ISO 9001 (de Gestão da Qualidade) é um conjunto de diretrizes internas que buscam alcançar o gerenciamento de qualidade para atender eficientemente às demandas dos clientes.

Já a ISO 14001 (de Gestão Ambiental) especifica os requisitos do sistema de gestão ambiental, focando no comprometimento das empresas no gerenciamento e prevenção dos potenciais impactos ao meio ambiente.

 

De acordo com o presidente do Porto, Cleverton Vieira, a manutenção da certificação indica que o Porto continua investindo nas boas práticas de seu Sistema de Gestão da Qualidade e promove a melhoria contínua de seus serviços.

“O atendimento aos requisitos das normas ISO é de suma importância, pois traz reflexos positivos nos serviços prestados aos nossos clientes, além de tornar o Porto mais competitivo para atingir as metas de crescimento do mercado portuário.”

 

Durante a semana, o auditor externo percorreu os diferentes setores do Porto para avaliar os processos do Sistema de Gestão Integrado. Ele questionou os colaboradores sobre as atividades desempenhadas e verificou se as respostas estavam de acordo com a correspondente documentação.

 

Saiba mais

A ISO (International Standardization Organization) é uma organização internacional independente e não governamental, fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Reúne especialistas para desenvolver padrões internacionais com especificações de classe mundial para produtos, serviços e sistemas.

O objetivo é garantir qualidade, segurança e eficiência relevantes para o mercado, às empresas e organizações públicas e privadas. Sempre com o foco na inovação, oferecem soluções para os desafios globais.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt