sexta, 12 de julho de 2024
14/06/2023 16:54

Referência em Segurança Portuária e tecnologia, Porto Itapoá realiza investimentos no seu sistema de monitoramento e resposta a incidentes

Sala de Segurança foi inaugurada com sucesso no exercício simulado com a Marinha do Brasil, realizado na última semana

Mais uma vez na vanguarda em Segurança Portuária e tecnologia, o Porto Itapoá inaugurou uma Sala de Segurança com o exercício simulado realizado em conjunto com a Marinha do Brasil. Para o desenvolvimento do espaço anexo ao CCCom – Centro de Controle e Comunicação –, o Porto Itapoá contou com a orientação de um especialista em metodologia de gestão de crise da Polícia Federal. 

A Sala de Segurança faz parte de investimentos de 3,75 milhões de reais, que incluem ainda, um novo sistema de monitoramento, além de novas câmeras, instaladas estrategicamente em todas as áreas do Terminal e um vídeowall para monitoramento das imagens, em substituição aos antigos monitores.

O sistema passa a contar com inteligência artificial e câmeras térmicas para melhor visualização à noite e em dias de cerração. De acordo com José Aurélio Kalfeld, Gerente de Segurança do Terminal, “essa tecnologia de IA embarcada proporciona maior qualidade e acuracidade no monitoramento, minimizando o risco de falhas humanas e de cooptação de pessoas pelo crime organizado”. 

Para o segundo semestre, ainda como parte destes investimentos, serão instalados radares e câmeras voltadas para a área molhada, ou seja, nas águas da baía no entorno do píer, o que permitirá um monitoramento ainda mais efetivo da área do Porto e das embarcações atracadas.

Sobre o Porto Itapoá
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes, seguros e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). 

Situado na Baía da Babitonga, litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt