segunda, 22 de julho de 2024
25/01/2023 17:00

PORTONAVE instala mais de 180 placas solares para geração de energia limpa


A Portonave concluiu a instalação de 188 placas de energia solar no Espaço de Convivência dos profissionais, local que chama atenção de quem passa pela cidade por sua arquitetura moderna. O sistema fotovoltaico garante a geração de, no mínimo, 10.600kWh/mês da energia do edifício, equivalente a 30%, capaz de atender o consumo mensal de 41 casas localizadas na região do Sul do Brasil.

A iniciativa do sistema fotovoltaico teve início com um projeto-piloto aplicado em 2021 na Portaria do Terminal, onde dez placas solares foram instaladas. Neste ano, o projeto foi realizado em uma área de 523 m², em parceria entre Portonave e SolarPro, especializada no segmento de energia limpa.

Essas iniciativas estão alinhadas às práticas ESG – Environmental, Social, and Corporate Governance (Meio Ambiente, Social e Governança, em português), assim como a eletrificação dos 18 Rubber Tyred Gantry (RTGs), guidastes com pneus de borracha, em português, gerando uma redução de 96,5% no consumo de diesel desses equipamentos.

Os últimos investimentos do Terminal foram a empilhadeira ecológica, que reduz em 40% a emissão de gases de efeito estufa, e a substituição de transpaleteiras e empilhadeiras da câmera frigorífica – Iceport e Armazém Portonave, por equipamentos com baterias de lítio.

A arquitetura moderna do Espaço de Convivência

Em 2017, o Espaço de Convivência do Terminal foi inaugurado para proporcionar um refeitório, vestiários, sala de leitura, sala de televisão e jogos e área de lazer aberta para o uso dos profissionais, além de um anfiteatro. Atualmente, cerca de mil profissionais frequentam o espaço diariamente.

A estrutura é baseada em um navio, enquanto as janelas no formato triangular foram inspiradas nas escamas do peixe-borboleta.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt