domingo, 03 de julho de 2022
11/05/2022 16:01

Membros da Autoridade Portuária e Secretaria Municipal de Turismo reúnem-se para discutir sobre a maior temporada (2022/2023), de transatlânticos em Itajaí

Novo terminal de passageiros, Centreventos, será alfandegado e tem expectativa para receber mais de 110 mil passageiros na próxima temporada.

Nesta terça-feira, 10, aconteceu na sede da Autoridade Portuária de Itajaí, um importante encontro entre representantes da diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí e Secretaria Municipal de Turismo e Eventos da Prefeitura de Itajaí.

Em pauta, destaque para os preparativos gerais quanto a próxima temporada de cruzeiros marítimos (2022/2023), que irão atracar no porto público (berços 03 e 04), e também quanto a efetivação do alfandegamento do Centreventos (pavilhão central da Marejada), como local oficial e disponível para embarques e desembarques de passageiros.

O Píer de atracações turísticas, Guilherme Asseburg, localizado no centro de Itajaí, sempre foi útil para os trabalhos de receptivo de navios e passageiros, porém, nos últimos anos, os transatlânticos ficaram muito maiores, tanto nas proporções de tamanho das embarcações, como também no transporte de passageiros, alguns passando de mais de 5 mil pessoas a bordo.  

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, utilizar o espaço físico do Centreventos é crucial para as próximas temporadas de cruzeiros em Itajaí:

“Isso demonstra realmente uma equipe de governo, onde cada participante está disposto a executar, a sempre trabalhar um pouco mais, afim de priorizar o destino da cidade. O nosso atual píer de passageiros, em virtude do tamanho dos navios, se mostra insuficiente pela grande quantidade de pessoas. Nos últimos anos, viemos utilizando o Centreventos como apoio, mas é um processo que já passou pela ANTAQ, e agora pretendemos alfandegar, trazendo ainda mais comodidade e conforto para os passageiros, que irão embarcar ou desembarcar. Isso tudo, fomentando não somente a Atividade Portuária, mas principalmente o turismo na cidade”, destaca Fábio.

Durante o encontro, também foram apresentadas as plantas quanto aos espaços a serem ocupados nas dependências internas e externas do Centreventos, objetivando as respectivas separações de embarque e desembarque, entre outras frentes de trabalho no receptivo de passageiros.

Evandro Neiva Oliveira, Secretário Municipal de Turismo e Eventos, está otimista em relação as expectativas para a próxima temporada de cruzeiros em Itajaí, considerando desde então, a maior temporada de transatlânticos que irá ocorrer no município:

“Tivemos hoje a primeira reunião de muitas sobre a temporada de cruzeiros 2022/2023, observando que esta será a maior temporada que Itajaí irá receber, entre números de escalas e passageiros. Serão mais de 110 mil passageiros entre embarque, desembarque e trânsito, que irão ocupar uma nova estrutura do Centreventos. Serão mais de 23 escalas, e a colaboração do Porto é essencial para que isso possa acontecer de uma maneira inédita, vamos entrar com um processo de alfandegamento de toda a área do Centreventos, para que toda a operação seja feita no local. O navio atracará no Porto de Itajaí, mas toda a operação será realizada no Centreventos, até então, nunca havia sido realizado algo dessa proporção na cidade, iremos embarcar entre novecentas e duas mil pessoas, por escala. Na próxima semana acontecerá o próximo encontro, com os órgãos intervenientes nesta parte de alfandegamento”, conclui Evandro.

No último mês de abril, a temporada de cruzeiros em Itajaí encerrou com um total de 13.133 passageiros que transitaram pelo município durante nove escalas dos navios Costa Diadema e Costa Fascinosa, que começaram em dezembro do ano passado. O impacto econômico na cidade com a vinda dos transatlânticos foi estimado em mais de R$ 4 milhões.

A próxima temporada de cruzeiros em Itajaí promete ser mais extensa, com navios da MSC e Costa realizando embarques e desembarques. O início está previsto para 10 de dezembro de 2022. As escalas serão prolongadas até fevereiro de 2023.

COVID-19

As escalas de transatlânticos no Porto de Itajaí seguem como padrão todos os processos de acompanhamento e controle em relação à pandemia (Covid-19), como vacinação obrigatória, teste pré-embarque e dentro do navio. Em todas as atracações durante a temporada 2021/2022, foram realizados monitoramentos das embarcações por parte da Anvisa e dos órgãos de Vigilância Epidemiológica estadual e municipal.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt