sexta, 19 de abril de 2024
05/05/2021 17:48

Estação Rádio Costeira de Itajaí completa 20 anos

Confira a retrospectiva do serviço que é considerado um dos meios de comunicação mais importante à disposição de pescadores, familiares e empresas de pesca

A Rádio Costeira Municipal de Itajaí, operacionalizada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), completa 20 anos no dia 17 de maio. A data marca o concessão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de licenças de canais para operação por meio de frequências VHF e SSB.

Agostinho Peruzzo, responsável pela estação, explica que a Rádio Costeira realiza apoio às embarcações e suas tripulações em qualquer adversidade com foco na salvaguarda da vida humana no mar: "Além disso, o serviço é um dos meios de comunicação mais importante que está à disposição de pescadores, familiares e empresas de pesca", aponta. Ele apresenta uma retrospectiva com os principais momentos da rádio desde antes de sua criação. Confira:

 

1998

·         A Estação Costeira Itajaí, propriedade da Embratel, instalada em Navegantes, tem suas transmissões locais encerradas, passando a operar remotamente a partir do Rio de Janeiro. A Itajaí Rádio integrava uma rede de estações instaladas em toda a costa brasileira, para atender a frota pesqueira nacional. Ela atendia em Navegantes desde 1986, prestando serviço de previsão do tempo, troca de informações entre familiares e tripulantes em alto-mar, e atendimento de emergências.

 

1999

·         Em outubro de 1999, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro do Município de Itajaí (Comuderpe), posiciona-se favorável à criação da Estação Costeira de Itajaí para suprir a lacuna aberta com a desativação dos serviços da Embratel.

 

2000

·         Em março, o município de Itajaí firma convenio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para instalação de uma estação de rádio costeira municipal que atendesse a frota pesqueira;

·         Em outubro, durante a Festa Portuguesa e do Pescado (Marejada) é apresentada para a comunidade local a Estação Costeira de Itajaí, que atenderia a frota pesqueira em fainas de pesca ao longo do litoral Sudeste-Sul brasileiro. A partir de então, a Diretoria Municipal de Pesca, vinculada à Secretaria de Indústria e Comércio, iniciou as operações da Estação fixa de radiocomunicação Costeira Itajaí, instalada em às margens do Rio Itajaí-Açú.

 

2001

·         Em maio a Anatel concede as licenças de operação para a Estação Costeira Municipal de Itajaí, liberando canais para operação nas frequências VHF e SSB;

 

·         Em outubro a Univali e a Prefeitura Municipal firmavam um convênio para que o Laboratório de Climatologia e Meteorologia da Instituição desenvolvesse um sistema de previsão de tempo específico para a área marítima. Os boletins de previsão marítima passaram a ser fornecidos à Prefeitura diariamente e, gratuitamente, eram transmitidos pela Estação Costeira Itajaí tornando-se referência para os navegantes em toda costa sul e sudeste do Brasil. Os mesmos boletins passaram a ser veiculados, também, pela Internet. 

 

2002

·         Logo no início do ano a Estação muda-se para o prédio da antiga rodoviária e passa a ser operada por meio de convênio entre a Prefeitura Municipal e Sindicato das Indústrias de Pesca de Itajaí (Sindipi). Os boletins de previsão marítima da Univali continuaram a ser fornecidos diariamente;

·         Em meados daquele ano a Estação Costeira é desativada. Todos os equipamentos foram recolhidos e guardados pela Diretoria de Pesca da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. 

 

2003

·         As primeiras conversas para a instalação dos equipamentos da Radio Costeira no Campus da Univali, em Itajaí, ocorrem em fevereiro. A iniciativa foi motivada pela parceira estabelecida no ano anterior na geração de boletins de previsão marítima, que tornaram-se um importante serviço aos navegantes, além da comprovada importância da Estação Costeira como serviço público e para a comunicação com estudantes e pesquisadores da Universidade que estavam embarcados ao longo da costa Sudeste e Sul do Brasil. Outra questão de interesse foi o apoio prestado a observadores de bordo em navios de pesca arrendados, cujo programa nacional vinha sendo coordenado pela Univali desde 2000. A instalação da rádio no Campus da Univali ocorreu em agosto daquele ano. A coordenação técnica da Estação Costeira era compartilhada entre o Laboratório de Tecnologia e Extensão Pesqueira e a Diretoria de Pesca do Município, a contratação de serviços especializados para operação dos equipamentos era responsabilidade da Univali, que também dava continuidade na elaboração dos boletins de previsão marítima.

 

2004

·         Em fevereiro o alcance das transmissões a partir da Univali começou a ser questionado. A proximidade com o Morro da Cruz poderia interferir na transmissão. Um estudo dos contatos feitos diariamente com a frota entre setembro de 2003 e 21 de janeiro de 2004 mostrou um total de 1.049 interações efetivas com embarcações em alto-mar. Destes, por meio do sinal SSB (longo alcance), 41% eram efetuados com embarcações localizadas ao longo do litoral do Rio Grande do Sul, 35% no de Santa Catarina e 14% de São Paulo;

·         O estudo evidenciou uma evolução crescente no número de contatos no período considerado (de 30 para 80 contatos por semana), mostrando que o reinício das atividades da Estação Costeira restabelecia, gradualmente, a credibilidade do serviço. Em paralelo, uma campanha de divulgação sobre a reativação da Estação Costeira foi realizada com foco nas embarcações atracadas em Itajaí;

 

·         No dia 28 de março a costa Sul Catarinense foi atingida por ventos de até 150 km. Algo nunca antes registrado. O fenômeno ficou conhecido como Furacão Catarina. Tratava-se da evolução de um ciclone extratropical de núcleo-frio em alto mar, surgido no dia 12 março. O Laboratório de Climatologia da Univali monitorava a tempestade desde seu início e repassava os dados aos operadores da Rádio Costeira. Com foco na segurança das vidas humanas e preservação do patrimônio no mar, durante dois dias a operação da radio foi contínua;

 

·         Em outubro a Univali e o município firmaram convênio para manutenção das atividades da Estação Costeira Itajaí. Embora não tenha ocorrido o repasse dos recursos financeiros previstos no convênio, a Universidade manteve o serviço em funcionamento considerando a relevância pública.

 

2005

·         Com a criação da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Município de Itajaí, foram ressarcidas as despesas referentes às atividades da Estação Costeira acumuladas pela Univali desde outubro de 2004;

·         Em março daquele ano, em nova reunião entre as partes, ficou acordado de que a Univali apresentaria proposta para o estabelecimento de um novo convênio para a manutenção do funcionamento da Estação Costeira Itajaí nas dependências da Universidade;

·         A Secretaria de Aquicultura e Pesca do município manifesta interesse de que o horário de funcionamento fosse ampliado para 24 horas por dia. Também indica acreditar que a proximidade do Campus da Univali com o Morro da Cruz prejudicava o alcance das transmissões da Rádio;

·         Em agosto foram encerradas as transmissões da Rádio nas dependências da Univali. A sede é transferida para Rua Sete de Setembro.

 

2007

·         SEAP/PR assina convênio para construção de sede da Radio Costeira na Praia do Molhe, em área da Associação dos Funcionários do Porto de Itajaí.

 

2008

·         Em setembro, ocorre a inauguração da sede da Radio Costeira, no terreno da Associação dos funcionários do Porto, junto aos molhes. A sede está localizada no mesmo local até hoje.

 

2009

·         A operacionalização da Radio Costeira passa a ser responsabilidade do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca) e do Sindicato dos Pescadores de Santa Catarina (Sindpesca). O serviço é prestado pelos sindicatos até o ano de 2011.

 

2012

·         Novo convênio entre a Secretaria de Pesca e Aquicultura do município de Itajaí e a Univali para que a Universidade operacionalize os serviços da Radio Costeira.

 

2021

·         Ao completar 20 anos, a instalação de nova sede para a Radio Costeira Municipal de Itajaí é o horizonte.

 

A estação funciona 24h por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano atendendo todas as embarcações na região sudeste/sul, com alcance desde o Chuí ao Espírito Santo emitindo boletins de previsão do tempo e avisos aos navegantes.

 

Sobre a Estação Rádio Costeira e a Univali

 

A Rádio Costeira de Itajaí é operacionalizada pela Univali desde 2012, mediante contrato de prestação de serviços firmado entre o Município de Itajaí e a área de prestação de serviços da Escola de Negócios da Universidade.

 

Ela opera, diariamente, com rádio operadores habilitados e atende nos canais de rádio de longa distância (equipamento SSB, frequências 4129, 4137, 4429) e curta distância (VHF, canal 22), todas licenciadas pela Anatel. Entre seus serviços, está o monitoramento de todas as embarcações presentes na costa Sudeste/Sul do mar brasileiro.

A rádio atende toda a frota pesqueira e é a principal ponte entre  as tripulações no mar e o contato em terra, facilitando a logística necessária para o sucesso dos cruzeiros de pesca. A estação monitora o deslocamento diário da frota, registrando sua posição para salvaguarda do patrimônio material e humano presente na fauna de pesca.

A estação também repassa as informações meteorológicas e oceanográficas auxiliares à pesca ao longo da costa Sudeste-Sul brasileira, elaboradas especificamente para esta finalidade no Laboratório de Meteorologia e Climatologia da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Univali.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt