quinta, 18 de abril de 2024
30/04/2021 17:35

Autoridade Portuária de Itajaí lança Projeto Somar

Projeto une ações em Governança, Tecnologia e Capacidade Operacional

O projeto intitulado Somar vem da ideia de fazer a soma, adição, união, visando reunir ações de melhorias coordenadas para aumentar o potencial competitivo do Porto de Itajaí. O lançamento do Projeto aconteceu no Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, na manhã desta quarta-feira (28), em uma reunião com a presença de diretores, coordenadores e assessores da autarquia.

Na oportunidade, o Superintendente Fábio da Veiga expôs a todos em sua apresentação o intuito do projeto: “É disso que nós precisamos hoje, juntar forças, juntar ações para que o Porto continue crescendo. Nesse sentido, identificamos três pontos principais de aprimoramento: uma melhor governança, mais tecnologia e mais capacidade operacional”, conta.

Um dos alvos principais do projeto é a ampliação do uso de inteligência artificial, aplicação de ferramentas de tecnologia da informação (TI) nos processos do Porto e a busca por certificações internacionais das ISOs.

Redução de custos operacionais, valorização de recursos humanos, ampliação das áreas de armazenagem, melhoria dos procedimentos, aperfeiçoamento da logística interna e segurança, são algumas das metas do projeto Somar.

Governança

Desde o ano passado o Porto de Itajaí tem colocado como meta alcançar algumas certificações internacionais, a primeira conquistada foi ISO 14001.

Neste ano, o intuito é implantar diretrizes e estruturar procedimentos para estar dentro das normas da IS0 9001, que certifica o Sistema de Gestão de qualidade, e alcançar mais essa certificação.

ISO 37001, que certifica Sistemas de Gestão Antissuborno, e a NBR 19600, que trata do Sistema de Gestão de Compliance, também estão dentro das metas do plano de governança do projeto Somar.

“Apresentar certificações da ISO coloca qualquer organização ou empresa em um outro patamar, demonstrando que existe uma preocupação com a qualidade e com o cumprimento de legislações, regulamentos e exigências de caráter normativo. O Porto de Itajaí tem vivido uma fase de crescimento, e para crescer mais é preciso organização e planejamento. O projeto Somar traz isso, metas de desenvolvimento para crescer de forma coordenada”, comenta Médelin Pitrez dos Santos, Coordenadora de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí.

Tecnologia

A aplicação do sistema Power BI também está dentro do planejamento do projeto Somar para melhorias em tecnologia. O sistema é fundamental para visualizar questões relativas aos processos organizacionais, desempenho de produtividade, analisar o mercado e a concorrência, observar tendências, dentre outros benefícios de otimização.

Já a adoção de Dashboards (painel visual que contêm informações, métricas e demais indicadores de uma empresa, sendo monitorado por equipes desmembrando decisões e acompanhamentos do rendimento da instituição), servirá para que os dados e indicadores da operação portuária e financeira sejam visualizados em tempo real, trazendo mais transparência e agilidade na obtenção de informações.

Gestão do Acesso Aquaviario (LPS) será ampliada com a inclusão e melhoria de sistemas que auxiliam a navegação, como por exemplo o Automatic Identification System (AIS), o Very High Frequency (VHF) e o Circuito Fechado de TV (CFTV). Haverá uma integração destes sistemas junto ao monitoramento dos parâmetros ambientais, aprimorando o LPS do Porto de Itajaí.

Capacidade Operacional

Algumas ações serão executadas na retroárea do porto para que a ampliação da armazenagem interna seja uma realidade. Até o início do segundo semestre, a autoridade portuária irá demolir do Armazém Nº 03, além de adequar a drenagem pluvial, ajustar o sistema elétrico (iluminação e tomadas reefers) e aplicar melhorarias na pavimentação.

As obras de implantação de arruamento segregado é um dos principais planos traçados a serem executados neste ano. A interligação do Recinto Alfandegado Contíguo (RAC) à Área Primária do Porto de Itajaí é um projeto de extrema importância para ampliação da capacidade de movimentação do Porto de Itajaí. Seguindo as diretrizes do Plano Mestre e Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ 2019), as desapropriações já estão em fase final, e assim que finalizar, as obras possam iniciar para que o Porto possa realmente avançar.

“Nestes últimos 4 anos o Porto vem seguindo em uma recuperação crescente, ano passado tivemos índices espetaculares, fruto do nosso trabalho. Neste momento, o resultado tem se mostrado eficiente e estamos fazendo a diferença e afirmo que continuaremos a fazer”, ressalta Heder Cassiano Moritz, Diretor Geral de Operações Logísticas do Porto de Itajaí.

Heder destacou em sua fala que a criação deste projeto é uma resposta muito clara de que a autoridade portuária tem desempenhado seu papel da melhor maneira e deseja fazer muito mais pelo Porto de Itajaí: “Ficaremos até o último dia fazendo o melhor para o nosso Porto”, finaliza.

*Fotos: Luciano Sens – Secretário Geral de Comunicação Social da SPI.

 



Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt