sábado, 20 de abril de 2024
28/10/2020 17:45

Wilson Sons conquista Prêmio Exportação 2020 por serviços do Tecon Rio Grande


A Wilson Sons é um dos destaques da 48ª edição do Prêmio Exportação pelo trabalho realizado no Tecon Rio Grande. A premiação é concedida pela ADVB/RS que valoriza o desempenho das empresas gaúchas no cenário exportador. O terminal de contêineres do Porto do Rio Grande foi ganhador na categoria Serviços de Suporte à Exportação, que distingue empresas que se sobressaem como prestadoras de serviços e suporte à exportação no gerenciamento dos trâmites aduaneiros, no planejamento dos procedimentos e na administração da logística envolvida neste processo. A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer a céu aberto, no dia 1º de dezembro, no Parque da ADVB/RS, em Porto Alegre, respeitando os protocolos de saúde e segurança em razão da pandemia.

 

Um dos mais importantes terminais de contêineres do País e uma das instalações mais competitivas na América do Sul, o Tecon Rio Grande conta hoje com mais de 3 mil clientes importadores e exportadores, sendo fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado. Com 23 anos de atividade, fomenta soluções alternativas e inovadoras para melhorar a competitividade de forma sustentável.

 

O Tecon Rio Grande, que em 2019, recebeu a premiação em duas categorias (Destaque Serviços de Suporte à Exportação e Destaque Ouro), vem se notabilizando no transporte ao exterior de cargas relacionadas ao agronegócio, único setor a registrar alta no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre de 2020. De janeiro a setembro de 2020, 58% das cargas movimentadas pelo terminal foram relacionadas à exportação e 27% à importação. Entre os principais produtos movimentados, estão arroz, tabaco, madeira, frango congelado e carne suína.

 

Cerca de 5% dos produtos do agronegócio chegam ao Tecon Rio Grande pelo modal fluvial, via Tecon Santa Clara. Hoje 25% das cargas movimentadas no terminal hidroviário são commodities, como madeira e frango congelado. A maior parte das mercadorias transportadas são destinadas à exportação e tem como origem as cidades de Triunfo, Taquari e Garibaldi. Entre os serviços disponibilizados pelo Tecon Santa Clara estão o fornecimento de energia para contêineres reefers, possibilidade de estufar e desovar produtos no armazém, além de entrega de carga fracionada ou completa nos seus destinos.

 

Desde janeiro, o Tecon Rio Grande vem realizando uma operação inédita para exportação de proteína animal da região norte do Uruguai pelo Tecon Rio Grande. Já foram movimentadas mais de 8 mil toneladas da carga no terminal vinda da cidade uruguaia de Melo, a 280 km do Porto de Rio Grande, por via rodoviária. A nova rota traz uma série de benefícios para o produtor, como localização, acessibilidade e custo atrativo. As carnes bovina e ovina estão entre os principais produtos de exportação do Uruguai. As vendas externas de proteína animal do país rendem em média US$ 1,8 bilhão por ano, e o principal destino é a China. O rebanho do país contabiliza mais 12 milhões de bovinos e 8 milhões de ovinos.

 

Conforme o Diretor-Presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti , o reconhecimento simboliza um importante estímulo para o terminal e para o meio exportador do Rio Grande do Sul. “Um prêmio como este, o qual já tivemos a felicidade de sermos agraciados em mais de uma edição, é fundamental para o estímulo às empresas exportadoras gaúchas e para que o Estado retome a sua posição de destaque no mercado internacional. Ele nos incentiva e aumenta nossa energia em continuar, cada vez mais, inovando para melhor atender nossos clientes”, considera.

 

Sobre o Grupo Wilson Sons

 

O Grupo Wilson Sons é o maior operador integrado de logística portuária e marítima no mercado brasileiro e oferece soluções da cadeia de suprimento, com mais de 180 anos de experiência. A Companhia presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica, conectando as melhores soluções aos resultados esperados pelos seus clientes. Com presença nacional, atua de forma inovadora, acompanhando as tendências do mercado.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt