sexta, 19 de abril de 2024
21/05/2020 10:00

Segundo semestre inicia com otimismo entre industriais catarinenses


O índice de confiança do empresário catarinense aumentou, atingindo 51,1 pontos no mês de julho, ultrapassando a marca de 50 e sinalizando otimismo dos industriais pela primeira vez desde março desse ano. A tendência de aumento também é observada em âmbito nacional. Ainda que apresentando pessimismo, o indicador apresentou a terceira melhora consecutiva, com 47,6 pontos. Os resultados tem relação com o relaxamento das medidas restritivas impostas nos últimos meses, que visavam conter o contágio elevado do Covid-19, e acabaram afetando os níveis de emprego e produção em todo o território nacional.

 

O resultado de Santa Catarina ainda é inferior ao observado no mesmo mês do ano passado, quando registrou 57,8 pontos, mas já dá sinais de uma mudança de perspectiva, tendo o mês de abril como o mês mais pessimista durante o período da pandemia.

 
 

Dos componentes do ICEI de Santa Catarina, o indicador de condições atuais subiu para 37 pontos. O indicador de expectativas por sua vez, aumentou para 58,2, sinalizando maior otimismo dos empresários à medida que se observa o retorno no consumo em alguns setores, com índices de condições crescendo tanto em âmbito estadual quanto nacional, ainda que situados em um cenário de pessimismo.

 
 

Acompanhando a evolução do ICEI geral, Santa Catarina passou a apresentar cenário otimista pela primeira vez desde março desse ano, quando os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus passaram a ser sentidos em maior proporção. O índice de confiança ultrapassou a marca de 50 pontos, totalizando 51,1. O resultado ainda é 6,7 pontos inferior ao apresentado no mesmo mês do ano anterior, mas representa uma melhora de 6,9 pontos em relação a junho, o que pode indicar um cenário mais favorável para os próximos meses, desde que o cenário econômico se estabilize e não ocorra descontrole sobre a evolução de casos no estado, exigindo maiores restrições sanitárias.

 

O índice apurado pela CNI para o Brasil, por sua vez, esteve -9,8 pontos abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado. Apesar disso, observa-se trajetória ascendente do indicador nos últimos meses, sinalizando recuperação do nível de confiança empresarial. Quando comparado ao mês anterior houve aumento de 6,4 pontos, demonstrando redução do pessimismo.

 
 

Indústria da Transformação

 
 

A confiança do empresário na indústria de transformação catarinense chegou a 52,9 pontos, resultado que indica otimismo, após os meses de maior pessimismo entre abril e maio, que acabou refletindo os indicadores da economia real como, por exemplo, emprego e produção.

Os indicadores de condições e expectativas da indústria da transformação apresentaram melhora de forma geral, evidenciando um cenário menos pessimista. As condições para as economias brasileira e catarinense subiram para 31,7 e 31,4 pontos respectivamente. As expectativas por sua vez, aumentaram para 55,1 para o país e 54,4 para o estado, respectivamente.

Construção Civil

 

Já o ICEI da Construção Civil subiu para 41,4, ainda mostrando pessimismo do empresariado frente a crise, situando-se abaixo dos 50 pontos. O resultado reflete o baixo desempenho do setor nos últimos meses, mas mostra revisão das expectativas, tendo apresentado melhora frente ao mês anterior, indicando um cenário menos pessimista para os próximos meses.

 

Assim como no setor da transformação, o indicador de condições do setor da construção catarinense registrou aumento, atingindo 26,1 pontos, enquanto o de expectativas atingiu 42,3 pontos, também em trajetória de ascendente. Para o Brasil, a situação é semelhante, com o índice de condições em 26,1 e expectativas de 42,3 pontos. Os resultados ainda apontam grau de pessimismo, entretanto, mantém o cenário de readequação das expectativas em direção para um contexto econômico menos pessimista.

 
 
 
 
 
 



Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt