sexta, 19 de abril de 2024
24/06/2020 17:07

FIESC apresenta Programa Travessia ao governo de SC

Reunião virtual foi realizada nesta quarta-feira (24) e contou com a participação dos secretários da Fazenda, Casa Civil, Educação e Desenvolvimento Econômico

A Federação das Indústrias (FIESC) apresentou ao Governo de Santa Catarina o Programa Travessia, iniciativa que busca a reinvenção e a recuperação da indústria e da economia do estado pós-pandemia. O encontro on-line, realizado nesta quarta-feira, dia 24, foi coordenado pelo presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, e contou com a participação dos diretores da Federação e dos secretários da Fazenda, Paulo Eli, da Casa Civil, Amândio João da Silva Júnior, da Educação, Natalino Uggioni, além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Siqueira, e do adjunto, Ricardo Stodieck.  

“Nossa preocupação é dividir com o governo uma proposta para o pós-pandemia, para mitigar os efeitos da crise e fazer com que Santa Catarina possa sair mais rapidamente dessa situação. E sair fortalecida. Para isso, temos que nos reestruturar e encontrar mecanismos para integrar as entidades, governo e setor produtivo na busca de um caminho que seja convergente na solução dos desafios e na busca de oportunidades”, afirmou Aguiar, lembrando que a FIESC está aberta para ouvir sugestões. “O espírito é trabalharmos em conjunto e termos um estado cada vez mais diferenciado. É uma união de forças. É uma proposta de Santa Catarina”, completou.

O diretor de inovação da FIESC, José Eduardo Fiates, explicou que o programa Travessia envolve demandas do setor produtivo como um todo e já avançou no sentido de ter um programa mais amplo para contemplar uma parceria com o setor governamental. “Hoje estamos lançando a versão executiva do documento. É um documento aberto e o Observatório FIESC vai receber as sugestões. A ideia é construirmos um banco de projetos com propostas de empresas, empreendedores e municípios, por exemplo. Buscamos essa integração plena com o setor governamental. Unindo governo e o segmento empresarial nesse momento que temos que enfrentar os desafios da saúde e da economia, criando um conselho estratégico compartilhado”, explicou.

Fiates informou ainda que a FIESC tem conversado com empresas multinacionais e o Brasil, efetivamente, aparece na lista de opções não só de investimento, mas de fornecimento em relação à China. “O Brasil tem condições de ser essa alternativa”, afirmou.  

Programa Travessia: o objetivo do programa é promover uma travessia da crise, provocada pela pandemia, e que deve ter como consequência crises econômicas, de emprego, sociais e institucionais. Na primeira fase do projeto, a FIESC vai interagir com as diversas forças da sociedade para buscar sugestões e aperfeiçoar o planejamento e as possíveis ações que podem ser implementadas.

Para elaborar o programa, a entidade fez uma ampla análise de estudos de consultorias internacionais que estão traçando cenários pós-coronavírus. Depois, comparou com países que tiveram uma situação dessa natureza no passado e criaram planos estruturantes, como o New Deal, dos Estados Unidos. A partir dessa análise, a Federação fez uma síntese daquilo que se adapta à realidade do Brasil e do estado e estruturou uma proposta que tem o objetivo central de posicionar Santa Catarina como referência em desenvolvimento e crescimento sustentável. Esse objetivo central é apoiado pelos quatro objetivos principais que são: a reindustrialização e o fortalecimento da indústria, a atração de capital, o desenvolvimento da infraestrutura e o pacto social e institucional.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt