sexta, 19 de abril de 2024
27/03/2020 15:11

Autorizações de Pesca são prorrogadas


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou na quarta-feira, 25, no Diário Oficial da União (DOU), a Instrução normativa nº 22, que prorroga as Autorizações de Pesca por oito meses [240 dias] ou até a realização do recadastramento, para todas as embarcações pesqueiras que tenham o seu requerimento de renovação de Registro e Autorização de Embarcação Pesqueira protocolado. Com essa medida, os armadores de pesca de todas modalidades e tipos de embarcações ganham fôlego para continuar exercendo suas atividades de forma legal, sem ter que se preocupar em buscar as unidades do Mapa para renovar suas autorizações.

O coordenador da Câmara Setorial de Cerco do Sindicato dos Armadores e das indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), Agnaldo Hilton dos Santos, avalia como positiva a publicação da IN 22/2020, uma vez que a atividade pesqueira faz parte da cadeia primaria e muitos barcos estão trabalhando, “todos monitorados”. Por outro lado, o aumento da captura no atual momento pode gerar um colapso no indústria, que está trabalhando com quadro reduzido, aliado ao fato de neste ano a frota estar capturando um maior volume de sardinha.

Outro ponto negativo apontado por Santos é que as outras indústrias dependem do comércio aberto pra ter consumo, o que em muitos casos não está ocorrendo. “Principalmente porque que estamos indo pra Semana Santa, onde o consumo de pescados tem aumento significativo e, infelizmente, muitos pedidos estão sendo cancelados, o que vai afetar o setor”, diz o armador. “Vamos torcer que não demoremos muitos pra dar está retomada senão a situação ficará precária”, acrescenta




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt