sábado, 18 de maio de 2024
08/05/2024 18:14

ACATE elege nova diretoria para gestão 2024-2026

À frente da associação desde 2020, Iomani Engelmann passa a presidência para Diego Ramos com foco em expansão e relacionamento com órgãos nacionais e internacionais

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) elegeu nesta terça-feira (7) a nova diretoria para a gestão 2024-2026. A votação ocorreu em assembleia geral realizada de forma híbrida, com participantes online e presenciais no Centro de Inovação ACATE Primavera, em Florianópolis. A diretoria eleita, em votação de chapa única, tomará posse no dia 1º de junho.
 
O novo presidente da ACATE será Diego Brites Ramos, que ocupou a posição de Vice-Presidente de Relacionamento da entidade nos últimos quatro anos. O empresário é diretor geral da Teltec Solutions, sediada em Florianópolis, e é também Vice-Presidente de Sustentabilidade da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO).
 
O novo quadro diretor da ACATE será composto pelos seguintes Vice-Presidentes: Annalisa Blando Dal Zotto (Finanças), Walmoli Gerber Júnior (Marketing), Cesar Griebeler (Integração), Betina Giehl Zanetti Ramos (Relacionamento), Tulio Vinicius Duarte Christofoletti (Ecossistema), Moacir Antonio Marafon (Talentos) e Henrique Marcos Fava Bilbáo (Internacionalização). Após duas gestões como presidente, Iomani Engelmann assumirá uma cadeira do Conselho Deliberativo.
 
A nova gestão da ACATE vem em um momento de consolidação e expansão do ecossistema de inovação catarinense. Perto dos 40 anos de fundação, a entidade é referência como representante do setor tecnológico e leva a marca de Santa Catarina para o restante do Brasil e também para fora do país, com ações de internacionalização que foram expandidas após a pandemia e, hoje, contam com parcerias estruturadas e missões catarinenses ao Canadá, Inglaterra e Emirados Árabes.
 
Para o novo presidente, Diego Ramos, é momento de “mostrar ao mundo as vantagens de se inovar em Santa Catarina” e trabalhar em parceria com governos locais e também federal para aumentar o incentivo à tecnologia e inovação:
 
“Temos que pensar grande e grandes ações exigem movimentações conjuntas. Temos que juntar o setor produtivo, o melhor da academia e o melhor do governo para promover o desenvolvimento da tecnologia, ciência, inovação e empreendedorismo. Criar uma agenda em torno de interesses comuns. Estabelecer um centro global de empreendedorismo e tecnologia, um ecossistema pujante que ajude a desenvolver inovações que contribuem para o crescimento da geração de empregos, criação de riqueza e de uma economia vibrante baseada no conhecimento”.
 
Com mais de 1700 associados e polos regionais espalhados por oito cidades de Santa Catarina, a ACATE segue com o compromisso de descentralizar a inovação no estado e ampliar a representatividade em nível nacional. Conforme pesquisas da própria entidade, Santa Catarina possui mais de 22 mil empresas de tecnologia, que somam um faturamento anual na casa dos R$ 24 bilhões e geram quase 80 mil empregos diretos. Principal polo do estado e sede da ACATE, Florianópolis é a capital do Brasil com o maior número de startups em relação ao número de habitantes.
 
Para fomentar ainda mais um segmento que dobrou de faturamento em seis anos, a ACATE atua como um hub de inovação — já premiado três vezes a nível nacional no Startup Awards — que apoia a geração de empresas e o desenvolvimento.
 
Mantida pela ACATE em parceria com o Sebrae Startups, a incubadora MIDITEC já foi eleita três vezes (2022-2023, 2017-2018 e 2019-2020) uma das cinco melhores do mundo no ranking do UBI Global.
 
Em 2023, com base nos planos de internacionalização, a ACATE lançou a primeira filial no Canadá. O escritório serve para fornecer apoio e ampliar as oportunidades de negócios para as empresas catarinenses. Também no ano passado, a entidade firmou parceria com um hub alemão de inovação na cidade de Colônia, adicionando mais um país à lista de parcerias que já contava com Estados Unidos, Canadá, Portugal, Colômbia, Estônia e China. Já em 2024, a entidade integrou uma missão do governo de Santa Catarina para Dubai, nos Emirados Árabes, e tem duas missões marcadas para os próximos meses em Londres, na Inglaterra, e Toronto, no Canadá.
 
Confira a lista completa da nova diretoria da ACATE para a gestão 2024-2026:
 
Diretoria 
Presidente: Diego Brites Ramos
Vice-Presidente de Finanças: Annalisa Blando Dal Zotto
Vice-Presidente de Marketing: Walmoli Gerber Júnior
Vice-Presidente de Integração: Cesar Griebeler
Vice-Presidente de Relacionamento: Betina Giehl Zanetti Ramos
Vice-Presidente de Ecossistema: Tulio Vinicius Duarte Christofoletti
Vice-Presidente de Talentos: Moacir Antonio Marafon
Vice-Presidente de Internacionalização: Henrique Marcos Fava Bilbáo
 
Conselho Fiscal
Membros efetivos: 
 
Sergio De Lima Viola
Marcos Luiz Marchezan
Guilherme Domingos Ferla Junior
 
Membros suplentes:
 
David Mauricio Escobar Gomez
Maristela Franco Paes Leme Pinheiro
 
Conselho Deliberativo:
Iomani Engelmann Gomes
Alexandre D‘avila Da Cunha
Rui Luiz Gonçalves
Renata Oliveira Da Costa Silva
Isabela Blasi Valduga
Marcio Muxfeldt
Fabiano Dell’Agnolo
Cassio Brodbeck Caporal
Daniel Dos Santos Leipnitz
Edenir Silva
Claudio Roberto Grando
Valmir Marcos Tortelli
Fernanda Maria Barreto Bornhausen

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt