domingo, 21 de abril de 2024
27/03/2024 18:18

Como empresas podem apoiar uma vida mais saudável para seus colaboradores

Especialista recomenda criar rotina de bons hábitos alimentares nos ambientes de trabalho

As empresas podem ajudar os seus colaboradores a terem hábitos mais saudáveis, com a implementação de programas de nutrição que contemplem atividades de educação nutricional, promovendo bem-estar e saúde através de um estilo de vida saudável. Os funcionários passam a ter um acompanhamento nutricional personalizado, participando também de palestras online, rodas de conversa, desafios, oficinas culinárias e acesso a vídeos com orientações.

Segundo a nutricionista Stéphanie Xavier, responsável técnica pelo “Programa de Nutrição” da AsQ, empresa especializada em gestão de saúde corporativa, não basta a empresa oferecer as iniciativas voltadas para os cuidados alimentares, os funcionários precisam praticar as atividades e se comprometer com o planejamento. O ponto de partida, segundo a especialista, é a consulta com um nutricionista. “É no consultório que conhecemos as necessidades e objetivos dos pacientes, desde perda de peso, hipertrofia, tratamento para graus de obesidade, hipertensão, diabetes e hipercolesterolemia. Além de doenças relacionadas ao comportamento alimentar e prevenção de outras doenças”, afirma Stéphanie.

Os benefícios dos programas de nutrição refletem no desempenho profissional. Os trabalhadores passam a ser mais produtivos e a entregar um produto final com mais qualidade, enquanto as empresas conseguem reduzir o absenteísmo decorrente de doenças e aumentar seus lucros financeiros. “Através do ‘Programa de Nutrição’, abordamos temas que promovem a saúde e bem-estar, prevenindo e tratando doenças, trazendo mais disposição e energia aos colaboradores. Assim, resultando em mais qualidade de vida e produtividade”, enfatiza Stéphanie.

Para uma vida mais saudável para seus colaboradores, a nutricionista Stéphanie Xavier dá dicas de práticas alimentares que podem ser incentivadas pelas empresas nos ambientes de trabalho. Acompanhe!

Dicas de nutrição para incentivar hábitos mais saudáveis aos colaboradores

Acompanhamento nutricional
Oferecer, através de programas de nutrição, consulta individual personalizada aos trabalhadores. Os atendimentos personalizados permitem a criação de um planejamento adequado com receitas e suplementação, respeitando as necessidades de cada paciente.

Ferramentas remotas
Garantir aos colaboradores o acesso a recursos internos, como o suporte e apoio de profissionais por meio de 0800, WhatsApp, e-mail, aplicativos e plataformas na intranet.

Educação nutricional
Conscientizar a equipe sobre a importância de participar das ações voltadas à mudança de hábitos alimentares, como palestras online, rodas de conversa e até oficinas culinárias. Organizados sempre por nutricionistas e equipe multidisciplinar, esses eventos precisam orientar os funcionários para um estilo de vida que resultará em mais saúde.


Consulta contínua
Incentivar o empregado a manter o vínculo com o nutricionista até o fechamento do diagnóstico. Esse comprometimento é importante para que os encaminhamentos sejam feitos para outros profissionais e especialidades médicas, se houver necessidade.

Mudanças na rotina
Reforçar no dia a dia os benefícios de uma alimentação mais saudável, com ingestão de frutas, verduras e legumes. Reforçar o consumo de água, assim como os cuidados em relação à ergonomia e a prática de ginástica laboral.​




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt