terça, 20 de fevereiro de 2024
28/11/2023 15:43

DRAGA UTRECHT CHEGA AO PORTO DO RIO GRANDE PARA INICIAR A SEGUNDA ETAPA DA DRAGAGEM DE MANUTENÇÃO DO CANAL DE ACESSO


Chegou a Rio Grande, no último dia 22, a draga Utrecht que realizará a segunda etapa da obra de dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto. A embarcação da frota da empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas, vencedora da licitação, irá trabalhar na manutenção das profundidades do canal de navegação com a remoção de 2,7 milhões de metros cúbicos de sedimentos. A draga Utrecht, de bandeira holandesa, foi construída no ano de 1996 e tem capacidade de cisterna (armazenamento) de 18.292 metros cúbicos de sedimentos.
 
De acordo com a Diretoria de Infraestrutura da Portos RS, serão investidos R$ 94,5 milhões e serão contempladas pela dragagem as áreas dos canais externo, interno e do Porto Novo. A estimativa da Autoridade Portuária é de que as atividades comecem em breve, logo após a conclusão dos procedimentos necessários.
 
A obra devidamente autorizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) terá o descarte dos sedimentos dragados em área licenciada pelo Instituto. A execução da obra terá o acompanhamento do monitoramento ambiental realizado pelos técnicos da Portos RS, assim como dos programas de monitoramento continuados do Porto do Rio Grande, como por exemplo o SiMCosta.
 
Junto ao contrato assinado para a execução da obra está incluída a realização do monitoramento da qualidade da água, o qual teve início no último dia 16, marcando o pré-dragagem, e seguirá ao longo de todo o processo.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt