quinta, 11 de agosto de 2022
30/06/2022 09:44

Modal rodoviário tem significativo peso na cadeia logística do comércio exterior

Logistique reúne prestadores de serviços e produtos para a complexa cadeia logística de cargas em três dias de feira, painéis, rodadas de negócios, entre outras ações voltadas ao fomento da atividade

Embora o modal rodoviário tenha representado apenas 10,27% no comércio exterior brasileiro de janeiro a maio deste ano e 82,5 das mercadorias embarcadas e desembarcadas tenham sido pelo modal marítimo, o caminhão tem um papel decisivo na matriz do transporte no Brasil, com uma participação de mais de 70% no transporte interno de mercadorias, afinal, é o caminhão que transporta a carga do produtor para o costado do navio ou no sentido inverso. Já segundo o Relatório Fretebras – Transporte Rodoviário de Cargas, a utilização do modal rodoviário cresceu 37% no primeiro trimestre deste ano, com relação ao igual período no ano passado. 

Segundo os números da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, as cargas exportadas pelos portos brasileiros somaram US$ 197,37 bilhões nos cinco meses deste ano, ante US$ 27,45 milhões que ultrapassaram as divisas secas. No Sul do país a realidade não é diferente, a corrente de comércio das cargas marítimas somou US$ 38,65 milhões, enquanto o valor das cargas importadas e exportadas pelos caminhões ficou em US$ 5,47 milhões, ou seja, a sétima parte do que foi operado pelos navios. 

No entanto, pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que mais de 90% das empresas utilizam a malha rodoviária para transportar os itens até o local de despacho para os países de destino ou para transportar suas cargas de importação dos portos para os centros de distribuição. Se somada a distribuição final, até o consumidor na ponta, esse percentual fica ainda maior. 

É essa união dos diversos modais que compõem a cadeia logística que a Logistique busca fortalecer na edição 2022 da maior feira de logística e transporte intermodal de cargas, de 30 de agosto a 1º de setembro, no Centro de Exposições Expoville. “Vamos reunir neste ano [que o evento vem com um formato mais enxuto e dinâmico] importadores, exportadores, transportadores que operam nos modais aéreo, ferroviário, marítimo e rodoviário, além de prestadores de serviços nas mais diversas áreas da logística e intralogística para, juntos, encontrarem soluções mais completas e ao mesmo tempo que agreguem agilidade e custos competitivos”, destaca o diretor geral da Logistique, Leonardo Rinaldi. 

“Serão três dias de palestras, painéis, cases, pitchs de apresentações e discussões relacionadas ao processo criativo, tecnologia e inovação, além da 1ª edição da Logistique Innovation, com apresentação de inovações em logística, blockchain, gerenciamento de estoque, cadeia de suprimentos, entregas urbanas, soluções de rastreamento, transporte, entre outros segmentos do vasto mercado da Logística”, arremata a diretora executiva Karine Marmit. 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt