sexta, 19 de abril de 2024
12/02/2020 08:04

Itajaí Sailing Tem lança Escola de Vela

As aulas são gratuitas, abertas à comunidade e iniciam em março

O Itajaí Sailing Team completa seu 6º aniversário e lança projeto para formação de velejadores. A ação vem ao encontro da proposta do time embaixador da vela oceânica de Itajaí e Santa Catarina, que é fomentar a vela na cidade e estado por meio da criação de novos talentos. As aulas são gratuitas, iniciam em março e serão dirigidas a velejadores com idade a partir de 18 anos e os interessados podem entrar por meio do endereço eletrônico http://itajaist.com/contato. As vagas são limitadas.

O Projeto alicerça-se em pontos básicos que são a prática pedagógica adequada para suscitar o interesse do aluno pelo esporte, a observância das regras de segurança e do correto manejo do equipamento [tornando assim a prática segura e saudável] e em buscar no ambiente natural as condições ideais para o aluno aprender fazendo, sentindo e se emocionando com a prática do esporte.

Para dar início ao projeto o time itajaiense adquiriu dois barcos de 28 pés [da categoria olímpica Soling] com capacidade para até quatro pessoas, e as aulas serão ministradas pelos próprios velejadores que compõem a tripulação do IST nos sábados e domingos, na Marina Itajaí, com periodicidade quinzenal.

“Esse projeto vai possibilitar a aproximação da comunidade com a vela, que é um esporte apaixonante, além de formar novos velejadores de rendimento na cidade, oportunizando que Itajaí tenha, além do Itajaí Sailing Team, outros nomes da vela divulgando o município em competições no cenário nacional e, talvez, internacional”, diz o manager e comandante do IST, Alexandre Santos.

Também existe a possibilidade de talentos formados pela Escola de Vela do IST fazerem parte da tripulação oficial do time itajaiense, uma vez que os barcos escola são muito semelhantes ao veleiro oficial do IST, que é considerado um dos modelos mais rápidos da classe oceânica.

O projeto Itajaí Sailing Team e a Escola de Vela têm o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Conexão Marítima, Multilog, Platinum Log, Braskarne Terminal, Brasfrigo e o apoio da Molim, B&G Sailing Eletronics e Marina Itajaí. 

O Itajaí Sailing Team

O Itajaí Sailing Team surgiu após a realização da primeira parada da Volvo Ocean Race em Itajaí, em 2012, quando um grupo de amigos velejadores optaram por formar uma equipe para representar o potencial náutico e turístico da cidade. O objetivo, desde o início, foi a formação de velejadores oceânicos e ser o time embaixador da vela oceânica na cidade e Estado. O projeto é desenvolvido desde então pela Associação Itajaiense de Incentivo ao Esporte.
A equipe buscou os primeiros patrocinadores e deu início à uma trajetória de sucesso, tendo, já no ano de 2015, conquistado o 1º lugar na tradicional Regata Ilha de Caras, em Angra dos Reis (RJ). Já consolidado, em 2016 adquiriu seu veleiro próprio: um Soto 40 [projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído em fibra de vidro e carbono pelo estaleiro MBoats, de Buenos Aires, para o campeão brasileiro Torben Grael] com 12,30 metros de comprimento, 3,75 metros de largura, calado de 2,60 metros e mastro com 19,5 metros contados a partir da linha d´água.

De 2015, ano de sua criação, aos dias atuais, o Itajaí Sailing Team acumula sucessivos bons resultados e, com isso, promove sua cidade e estado em toda a costa brasileira.

O time também dá sua contrapartida social contribuindo com instituições filantrópicas por meio de ações [com as parcerias de seus patrocinadores e apoiadores] em escolas, creches e outros estabelecimentos voltados ao atendimento e acolhimento de crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade social, em Itajaí e municípios onde participa de competições.

Desenvolve ainda ações e programas inclusivos para portadores de necessidades especiais e também ações ligadas à questão ambiental, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt