quinta, 18 de abril de 2024
24/01/2020 06:55

Paquistão proíbe o uso de lavadores de ciclo aberto para limpar combustível nas águas locais

Malásia, Cingapura e Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, todos os centros de reabastecimento marítimo, proibiram o uso de lavadores de ciclo aberto. A China também deve estender a proibição da descarga de lavadores a mais regiões costeiras

O Paquistão proibiu o uso de lavadores de ciclo aberto por navios em suas águas, o último país a restringir as restrições ao uso de dispositivos de limpeza que retiram o enxofre do combustível marinho e esvaziam o resíduo no mar, mostrou uma nota regulamentar.

Desde o início deste ano, a agência marítima das Nações Unidas, a Organização Marítima Internacional (IMO), proibiu os navios de usar combustíveis com um teor de enxofre acima de 0,5%, em comparação com 3,5% anteriormente, na maior mudança para as indústrias de petróleo e transporte marítimo em décadas.

Somente navios equipados com dispositivos de limpeza de enxofre, conhecidos como lavadores, poderão continuar queimando combustível com alto teor de enxofre. Os armadores também podem optar por outras fontes de combustível mais limpo, como o gás natural liquefeito (GNL).

Mas alguns portos proibiram um tipo de depurador, a versão em circuito aberto que esvazia os resíduos de água da lavagem no mar, o que aumentou os custos inesperados para as empresas de transporte que compraram os dispositivos a um custo superior a US $ 1 milhão cada.

Uma nota circular datada de 7 de janeiro e enviada quarta-feira à Reuters dos portos e ministério do transporte do Paquistão disse que a descarga de água de lavagem de lavadores de malha aberta era proibida nos arredores de portos do Paquistão.

A circular disse que as embarcações equipadas com lavadores de malha aberta precisariam passar para o combustível compatível.

"Seria aconselhável mudar para o modo de circuito fechado ou para o combustível compatível com bastante antecedência da chegada da embarcação às áreas portuárias", disse a circular. O ministério não fez imediatamente comentários adicionais.

Malásia, Cingapura e Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, todos os centros de reabastecimento marítimo, proibiram o uso de lavadores de ciclo aberto. A China também deve estender a proibição da descarga de lavadores a mais regiões costeiras.

Os usuários dos dispositivos argumentam que não há pesquisas científicas conclusivas mostrando que as descargas de lavadores de malha aberta - que eliminam o enxofre - causam danos ao meio ambiente. Os analistas alertam para a possibilidade de restrições mais rígidas, o que aumentaria os custos daqueles que investem nelas.

A IMO incentivou um estudo mais aprofundado sobre o impacto dos lavadores no meio ambiente. Com informações da Reuters




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt