quinta, 17 de outubro de 2019
16/10/2019 15:00

Quanto mais a população conhece, mais adere, diz presidente do Sicoob

Dia Internacional das Cooperativas de Crédito é comemorada nesta quinta-feira (17) com tema Serviço local, alcance global

Cerca de 260 milhões de pessoas, de 89 mil cooperativas, em 117 países, comemoram em 17 de outubro o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito. A data, comemorada sempre na terceira quinta-feira de outubro, vem se consolidando desde 1948, com o objetivo de reforçar os pilares desse movimento global e oferecer soluções justas a um número cada vez maior de pessoas. No Brasil, a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) se unem para realizar a divulgação da data e do tema, sintonizados no mesmo ideal: fortalecer as soluções cooperativistas financeiras nas comunidades.

Segundo o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, "o cooperativismo de crédito vem crescendo em ritmo muito maior do que a média das tradicionais instituições financeiras do país, o que demonstra que, quanto mais a população conhece os produtos e serviços de uma cooperativa e suas vantagens, mais adere a um movimento inclusivo, que gera desenvolvimento social e fortalece as comunidades por meio de empregos e geração de renda".

O sistema cooperativista de crédito, que existe no Brasil desde 1902, está presente em todos os estados e no Distrito Federal. Porém, mesmo com sua amplitude, ainda é desconhecido de uma grande parcela da população. Nos Estados Unidos, 30% da população é cooperada e na Alemanha, 22%. Já por aqui, cerca de 4% dos brasileiros movimentam seus recursos em uma cooperativa, que funciona como um banco, mas tem um jeito diferente de gerar resultados, tanto econômicos quanto sociais.

As taxas e tarifas são reduzidas porque a cooperativa não tem a finalidade de lucro. Denominado "sobras" em uma cooperativa, o resultado de aplicações ou investimentos realizados é devolvido aos cooperados na mesma proporção do uso dos serviços e produtos. O Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, caso fosse considerado um único grupo, representaria a 6ª maior instituição financeira do país.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt