Em cerimônia realizada no Clube Naval de Brasília (DF), na noite desta quarta-feira (7), o Porto de Suape recebeu o troféu de primeiro lugar no ranking do Índice de Gestão de Autoridades Portuárias – IGAP, principal categoria do Prêmio Portos + Brasil 2024. Promovido, anualmente, pelo Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Portos, a honraria é um reconhecimento aos avanços conquistados pelos atracadouros organizados e os Terminais de Uso Privado (TUPs) brasileiros em 2023. Suape celebra, ainda, o segundo lugar na categoria Avanço IGAP.
Em cinco edições, é a primeira vez que o Porto de Suape atinge a nota 10 no IGAP. O índice, monitorado e divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), é uma ferramenta fundamental para avaliar a eficiência e a eficácia da gestão realizada pelas autoridades portuárias nos portos marítimos. Ainda foram entregues troféus para diversas outras categorias do Prêmio Portos + Brasil. A premiação completa está no link https://www.gov.br/portos-e-aeroportos/pt-br.
“Esse resultado comprova que estamos no caminho certo. O Porto de Suape tem uma equipe dedicada e uma gestão comprometida com o desenvolvimento sustentável, com a eficiência operacional e melhoria da competitividade. Esse reconhecimento nos motiva a fazer mais e buscar novos investimentos para o sexto mais movimentado porto público do Brasil”, comemorou o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, que recebeu o prêmio das mãos do secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Ávila.
Para o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária de Suape, Rinaldo Lira, esse feito fortalece a posição de Suape como um player competitivo no cenário nacional. “A nota máxima só reforça o nosso bom desempenho em governança, gestão ambiental, infraestrutura e segurança. Isso é primordial para consolidar e atrair novos negócios para Pernambuco”, destacou.
Além do titular do atracadouro pernambucano, a solenidade foi prestigiada pelos diretores de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Rinaldo Lira; de Infraestrutura, Renata Loyo; de Administração e Finanças, Nadja Pepeu; e a chefe de gabinete, Danielle Ramos
SOBRE O IGAP
O índice avalia os portos brasileiros a partir de 15 métricas, como desempenho de gestão e governança, transparência na divulgação de informações, capacidade de realização de investimentos e qualidade da gestão ambiental, entre outros aspectos. O IGAP tem papel fundamental na retomada da autonomia pelos portos. No Prêmio Portos + Brasil 2023, Suape ficou em terceiro lugar no ranking do IGAP, com nota 8,5. Na edição de 2022, a estatal alcançou a nota 9 e, em 2021, 8. No ano da primeira edição, 2020, ficou com 7.
PRÊMIO PORTOS + BRASIL
A performance de Suape também foi agraciada nas edições anteriores. Em 2023, o atracadouro pernambucano ficou em 1º lugar na categoria crescimento da movimentação: granéis líquidos; 2 º lugar no crescimento da movimentação total dos portos públicos; 2º lugar na execução de investimentos planejados; e 3º lugar no ranking do Índice de Gestão de Autoridades Portuárias (IGAP).
O Portos + Brasil estimula a eficiência e competitividade entre os empreendimentos portuários, premiando as melhores práticas de gestão dos portos brasileiros. É um reconhecimento dos avanços conquistados pelos portos organizados e pelos Terminais de Uso Privado (TUPs).