terça, 21 de maio de 2024
08/01/2024 17:08

Autoridade Portuária realiza Reunião de Trabalho com empresa que irá operar no Porto de Itajaí

Encontro tem por objetivo atender e agilizar ações estruturantes na área arrendada

Nesta sexta-feira, 05, reuniram-se na sede da Superintendência do Porto de Itajaí, o Superintendente Fábio da Veiga, e o CEO (Diretor Executivo) da empresa Mada Araújo Asset Management Ltda, Marco Antonio de Araujo.
O encontro ou Reunião de Trabalho, teve como objetivo principal, ajustar, atender e encaminhar diversas demandas entre a Autoridade Portuária e a empresa vencedora do Novo Edital de Arrendamento Transitório lançado em agosto de 2023 pela ANTAQ.
Entre a Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária) e, a empresa arrendatária Mada Araújo Asset Management Ltda, por meio de seus representantes, importantes ações estruturantes foram discutidas durante a reunião de trabalho, objetivando em dar celeridade junto a etapas como o processo de alfandegamento, documentação e licenciamento ambiental, a apresentação de um Plano Básico de Implementação (PBI), junto ao Ministério de Portos e Aeroportos, atualização de sistemas de segurança e vigilância (CFTV), acompanhamento por profissionais especializados em engenharia, melhorias quanto a rede elétrica, água, esgoto, retroárea, entre outras demandas.
“Estamos muito felizes com a assinatura do contrato com a Mada Araújo, a nova arrendatária. Nessa fase inicial temos o compromisso e o dever de estabelecer laços, de nos aproximarmos da empresa por meio de seus representantes. Mais que primordial, estamos pautados na legalidade dos fatos, e, assim, iremos institucionalizar um canal de comunicação, através de reuniões de trabalho como a de hoje, sendo diárias a partir da próxima segunda-feira, juntamente com nosso efetivo, para darmos apoio e assistência em todas as demandas que já estão surgindo, e posteriormente em outras que prontamente irão ocorrer”, destacou o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.
A empresa Mada Araújo Asset Management Ltda, vencedora no Processo Seletivo, irá destinar, de acordo com o Edital, a movimentação de carga de contêineres e carga geral em área do Porto Organizado de Itajaí no que compreende ao perímetro de arrendamento em 79.946,42 m² - denominada por Área A (berços 01 e 02).
Durante a etapa classificatória, apresentou em sua proposta, a oferta de uma quantidade de (MME - 44.600 TEUs - Unidade Equivalente a um contêiner de 20 pés, ou 6,1 metros de comprimento). A denominação MME refere-se a sua Movimentação Mínima Exigida (MME).
“Para nós da Mada Araújo Asset Management Ltda, é motivo de orgulho e satisfação em podermos operar no porto de Itajaí. Desde que entramos para participar do Edital, aceitando este desafio, já estávamos elaborando e preparando um amplo plano de ação em caso de classificação e consequentemente habilitação. Passado todo este processo, agora, antes mesmo de iniciarmos com as operações de cargas de contêineres, tão logo estaremos recebendo novos equipamentos para serem utilizados. Estamos deixando todas as áreas que englobam o recinto portuário da área arrendada, assim como em todas as outras instalações e manutenções que se fazem necessária, tendo o apoio e assistência geral da Superintendência, vamos deixar tudo pronto e, assim, daremos início a um novo marco na história do Porto de Itajaí”, pontuou o CEO (Diretor Executivo) da empresa Mada Araújo Asset Management Ltda, Marco Antonio de Araujo.
Em 15 de dezembro de 2023, o contrato de Arrendamento Transitório do Porto de Itajaí foi assinado entre a Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária), Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e a empresa Mada Araújo Asset Management Ltda. Sua publicação foi oficializada no dia 20 de dezembro, no Diário Oficial da União.
O contrato prevê que a empresa vencedora passe a operar no porto por 24 meses (dois anos), prazo que poderá ser prorrogado sob condições especificadas no Edital do Processo Seletivo, a critério do Ente Federal.
Pela Superintendência do Porto de Itajaí, participaram do encontro os diretores Ronaldo Camargo Souza (Administração e Finanças), Jucelino dos Santos Sora (Engenharia), Ricardo Amorim (Operações Logísticas), e ainda o Coordenador Executivo de Desempenho, Desenvolvimento e Planejamento Estratégico, Camilo Santiago de Souza Neto, e o Assessor Jurídico, Rafael Luiz Pinto.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt