terça, 21 de maio de 2024
12/12/2023 16:55

Turistas brasileiros já podem usar Pix para pagamentos no Uruguai 

“Pix no mundo” permitirá que brasileiros na América Latina utilizem o sistema para pagamentos internacionais 

Brasileiros que estiverem viajando para o Uruguai já podem pagar com Pix como se estivessem no Brasil. Intitulado de Pix no Mundo, neste primeiro momento, o meio de pagamento é aceito em lojas e restaurantes selecionados no país, e deve ser ampliado para Paraguai e Chile. 
 
Com o Pix no mundo, turistas brasileiros podem pagar com Pix, em reais, a partir da leitura do QR Code nas maquininhas de adquirentes locais . No ato do pagamento, o cliente já visualiza o valor convertido, baseado na cotação do câmbio em dólar. Para usar a solução não precisa, necessariamente, ser cliente Itaú, ou seja, todos os brasileiros usuários do Pix podem se beneficiar. A expectativa é estar presente em mais de 500 estabelecimentos do país até o final deste ano.
 
A escolha pelo Uruguai para lançar a funcionalidade tem a ver com o grande número de turistas brasileiros que visitam o país, com recordes de visitantes no último ano. Segundo informações do Ministério do Turismo do Uruguai, nos três primeiros trimestres de 2023, mais de 2,76 milhões de pessoas chegaram ao país, número superior aos 2,46 milhões de visitantes em todo o ano de 2022. O terceiro trimestre do ano somou o maior número de turistas dos últimos 10 anos, atingindo 792.734 visitantes.  
 
O relatório do departamento também destaca que, durante o período de julho a setembro, o Uruguai recebeu um expressivo contingente de visitantes brasileiros, totalizando 150.007 pessoas, o que corresponde a quase 19% do total de turistas. Esse dado representa um aumento de 22,8% em comparação com o ano de 2017, que já era considerado um dos melhores anos para o turismo no país.  
 
O decreto aprovado pelo Uruguai para a restituição do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), incidente sobre os serviços turísticos com taxas variáveis de 18% a 22%, ao equiparar o Pix e outras formas de pagamento eletrônico aos descontos aplicados no consumo e na aquisição de serviços por meio de cartões de crédito e débito, proporciona uma oportunidade para impulsionar o uso do meio de pagamento instantâneo no país. 
 
Contribuir para a evolução do ecossistema  
O objetivo da iniciativa é contribuir para a evolução do ecossistema de pagamentos internacionais criando valor para a cadeia desde o consumidor até os estabelecimentos.  
 
O “Pix no mundo” resolve os principais desafios nos pagamentos internacionais:  
• O turista sabe, na hora, quanto está pagando em reais;  
• Segurança e rastreabilidade das transações;  
• O preço final é mais competitivo em relação às alternativas disponíveis hoje;  
• Recepção de fundos mais rápida pelos comerciantes, que terão a confirmação do pagamento online e o dinheiro recebido em 3 dias úteis, em contraste com os prazos estendidos associados a outros métodos de pagamento.  
 
“Este lançamento é um marco significativo em nossa jornada e um compromisso contínuo em disponibilizar soluções financeiras que facilitem a vida das pessoas. O Pix no mundo é um produto que não só atende as necessidades do mercado, mas também inicia um novo capítulo na experiência do consumidor, proporcionando a mesma agilidade e facilidade já vivenciadas pelos brasileiros com o Pix no âmbito nacional, agora também no exterior”, afirma Eric Altafim, Diretor de Produtos e Vendas Corporativas do Itaú Unibanco.  

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt