terça, 21 de maio de 2024
07/12/2023 16:00

Brasfrigo conquista habilitação para exportação de proteínas ao México

Autorização envolveu investimentos em tecnologia, melhoria de processos e treinamento de equipes

A Brasfrigo acaba de conquistar a habilitação para exportação de proteínas para o mercado do México. Isso significa que o país atestou a qualidade de armazenamento do produto até a chegada ao consumidor final. Segundo o diretor das Unidades de Câmaras Frias da Brasfrigo, José Humberto Cortes, a empresa tem investido em melhorias há três anos para conquistar a habilitação, o que envolve treinamento das equipes, aquisição de equipamentos e padronização de processos. "O México é muito rigoroso para concessão das habilitações. A nível Brasil existem outros, poucos, armazéns habilitados", comenta Cortes
 
A exportação de carne para os Países que exigem Habilitação Específica é um processo complexo. O primeiro passo é cumprir requisitos sanitários exigidos pelo país para onde o produto será destinado. Em seguida, a empresa aguarda a publicação de chamada pública pelo Ministério da Agricultura, para que a auditoria internacional seja realizada pela autoridade sanitária internacional pretendida, neste processo foi a Mexicana (Servicio Nacional de Sanidad, Inocuidad y Calidad Agroalimentaria – SENASICA) onde o estabelecimento brasileiro manifesta interesse em receber a missão e se responsabiliza em manter as condições sanitárias exigidas pelo país de destino. Uma vez aprovada, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento valida esse processo para iniciar a exportação.
 
O último passo da habilitação é a autorização das condições sanitárias da empresa exportadora pelo país que vai receber o produto, o que envolve, principalmente, condições de armazenamento. A empresa tem hoje habilitação para exportação em 150 países, graças ao investimento em tecnologia, que permite o controle de armazenagem frigorificada e identificação de contêineres e placas, além do monitoramento da temperatura nas câmeras frigoríficas em tempo real realizado através de software com tecnologia avançada. A Brasfrigo deve iniciar a exportação do produto para o México ainda este mês.
 
Sobre a Brasfrigo
 
Empresa que pertence ao Grupo BMG, um dos maiores grupos empresariais privados do país, é líder na América Latina em movimentação de congelados, com o melhor complexo de câmaras frias do Brasil. Com unidades localizadas em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e Itajaí (SC). Tem cerca de 50 anos de atuação, armazena cargas dos principais produtores de proteína animal do país e tem reconhecimento internacional pela agilidade e qualidade dos serviços prestado.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt