segunda, 15 de julho de 2024
07/11/2023 17:42

Barcos fabricados em SC trazem assinatura exclusiva de projetista norte-americano

Donald Lee Blount (1935-2022), projetista reconhecido pela náutica global por construir barcos a motor de alta velocidade, trabalhou por 20 anos na Marinha dos Estados Unidos (USN) até abrir sua empresa ao final da década de 80. Ainda ativa, a DLBA Naval Architecture tem em seu portfólio estaleiros brasileiros, como a Fishing Raptor, de São José (SC), principal fabricante de lanchas de lazer e esportes náuticos do país.

Após trabalhar 20 anos projetando pequenas embarcações na Marinha dos Estados Unidos, considerada uma das mais importantes do mundo, Donald Lee Blount fundou, em 1988, a sua própria empresa e revolucionou o mercado náutico mundial ao projetar embarcações capazes de navegar em alta velocidade com segurança. Alguns modelos fabricados no Brasil possuem essa tecnologia construtiva, como é o caso dos barcos da Fishing Raptor, de São José (SC), presente há mais de 25 anos no mercado e que tem em seu portfólio diversas lanchas com cascos projetados pelo renomado engenheiro norte-americano.

“O desenvolvimento da indústria náutica brasileira é reflexo dos investimentos feitos pelos estaleiros, como a Fishing Raptor, que buscam evoluir constantemente. Hoje, nossa empresa produz 15 modelos, com tamanhos que variam de 26 a 50 pés, e todos os cascos da Fishing vieram dos Estados Unidos, grande parte com seus projetos desenvolvidos por Donald Blount”, comenta o engenheiro mecânico e CEO da Fishing Raptor, Fernando Assinato. “Para manter viva a história deste grande projetista que olhou pela marca com tanta admiração, estamos em constante evolução e queremos manter o DNA e, para isso, essa tecnologia também será implantada na nossa nova embarcação de 50 pés”, completa o executivo.

No caso da Fishing Raptor, a embarcação é produzida em fibra de vidro, principal material para a concepção destes modelos de barcos, bem como de lanchas e iates de luxo. Além da fibra de vidro, o projetista, que faleceu em 2022, aos 87 anos, fazia serviços de consultoria aos projetos e gerenciamentos de construção de grande variedade de barcos, como a motor e também de alumínio. Atualmente, o legado de Blount é mantido na empresa que ele fundou, a DLBA Naval Architecture, que já soma mais de 1200 projetos concluídos em todo o mundo.

Além do conhecimento de Blount, o estaleiro brasileiro desenvolveu uma tecnologia própria que torna o casco insubmergível. “Todos os barcos da Fishing resistem a fortes impactos e essa tecnologia traz ainda mais segurança durante a navegação, pois impede que a embarcação afunde mesmo se partir ao meio. Somos os únicos no Brasil com este diferencial”, comenta Assinato.

 

Sobre a Fishing Raptor

Localizada em Santa Catarina, a Fishing Raptor é a principal fabricante de lanchas de lazer e esportes náuticos do país, com modelos de 26 a 50 pés. Todas as embarcações atendem aos rigorosos controles de qualidade e seguem as normas marítimas e de segurança internacionais. Para saber mais, visite https://fishing.com.br/




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt