segunda, 22 de julho de 2024
14/11/2022 15:02

Porto Itapoá recebe navio com 347 metros de comprimento linear, o maior de sua história

APL Yangshan opera com a bandeira de Singapura, pelo armador American President Lines. O navio tem 45,20m de largura e capacidade para 10.960 TEUs

O Porto Itapoá recebeu nesta sexta-feira (11/11) o navio mais longo de sua história. Com 347m de comprimento linear (LOA), o navio APL Yangshan opera com a bandeira de Singapura, pelo armador American President Lines. O navio tem 45,20m de largura e capacidade para 10.960 TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit) – unidade de medida para um contêiner de 20 pés.
Seu trajeto compreende diversos portos asiáticos e brasileiros, em uma linha chamada SSO (Sino South America), oferecida pelos armadores PIL (Pacific International Lines), CMA CGM e Cosco. Sua última parada antes de chegar ao Brasil é em Singapura, de onde vem para Santos. De lá, segue para Paranaguá e então para o Porto Itapoá.
A chegada de navios cada vez maiores é uma realidade, de acordo com o gerente de operações do Porto Itapoá, Thiago Santos. “Do ponto de vista operacional, temos condições muito boas para receber essas embarcações, graças a nossa estrutura e organização, às excelentes condições de navegação da Baía da Babitonga e também ao alto nível da praticagem portuária que nos atende”, explicou.
As embarcações acima de 300 metros de comprimento já correspondem a mais de 50% da operação do Terminal, incluindo operações e manobras simultâneas no canal de acesso para essas embarcações.
O maior navio a atracar no Porto Itapoá até então foi em maio de 2017. O Hyundai Loyalty, com 340 metros de comprimento e 45 de largura, com capacidade de armazenamento de 8.600 TEUs. A embarcação também navega com a bandeira de Singapura e opera pelo armador Eastern Pacific Shipping Pte. Ltd.

Sobre o Porto Itapoá

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.
Sua localização privilegiada, na Baía da Babitonga, proporciona condições seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas, a Baía é ideal para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt