O governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, e o prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto, anunciaram investimentos de R$ 20 milhões para melhorar a infraestrutura da cidade. Entre as medidas está o início das obras do porto seco da cidade, que será construído e administrado pela Multilog.
“O edital de licitação estabelece o prazo de até março de 2023 para entregarmos a obra. Já o início das operações deve ocorrer entre final de abril e início de maio do ano que vem”, disse Francisco Augusto Silva Damilano, Gerente de Operações das Fronteiras da Multilog.
Segundo o executivo, a previsão é iniciar a terraplanagem neste mês, dependendo da liberação da licença ambiental e da obra. Serão 122 mil m² de área, sendo 300 vagas para veículos no pátio, na primeira fase. O novo porto seco deverá contar em sua primeira etapa com um armazém para movimentação de mercadorias, estacionamento de veículos, além do pátio.
A Multilog assinou o contrato de licitação em novembro do ano passado. A companhia vai operar o novo porto seco por 25 anos, e será responsável pelo processo de liberação de importações e exportações, resultando no aumento do fluxo de cargas na fronteira do Extremo Oeste de Santa Catarina com a Argentina.
Com 26 anos de operação no mercado, a Multilog também é responsável pela administração de outros portos secos nas regiões Sul e Sudeste do pais, incluindo Uruguaiana, Jaguarão e Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul; Foz do Iguaçu, no Paraná; e Barueri, em São Paulo.